Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

10 dicas de iluminação para a cozinha

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > 10 dicas de iluminação para a cozinha

10 dicas de iluminação para a cozinha

Pergunta feita na hora de reformar a cozinha é como valorizar o ambiente sem gastar muito. A resposta pode ser um bom projeto de iluminação. Dentre as vantagens de uma boa iluminação para cozinha estão a maior facilidade e segurança para realizar suas atividades culinárias, além de influenciar na sensação do local, trazendo mais aconchego ao cômodo tão importante. Um projeto de iluminação para a cozinha bem executado com materiais elétricos de qualidade certamente trará funcionalidade e conforto ao ambiente!

Iluminação para cozinha

O destaque em iluminação para a cozinha fica com as lâmpadas de LED! Além de econômicas, as luzes de LED valorizam o ambiente, tudo acompanhado de um variado leque de opções e formas de aplicação. Hoje, a conversa será sobre de iluminação para cozinha, daremos dicas e apresentaremos opções. Então vem conosco!

 

10 Dicas de iluminação para cozinha

Agora que você conhece a importância de um bom projeto de iluminação para a cozinha, é importante também averiguar as opções disponíveis, não é mesmo? Aqui vão algumas dicas de luzes que trazem o ambiente a seu favor!

 

1 – Iluminação Geral

Iluminação para cozinha

A escolha de material elétrico para a iluminação geral costuma ser feita através de uma luminária posta no centro do teto. Essa luz deve ser confortável aos olhos e, ao mesmo tempo, clara o suficiente para termos visão do espaço.

 

2 – Iluminação Indireta

Iluminação para cozinha

É aplicada em um canto específico, muitas vezes com a intenção de dar maior claridade ao espaço escolhido. Esse tipo de iluminação para a cozinha pode ser feita por meio de spots, luminárias em Plafon com lâmpada de LED ou fitas de LED. Para uma iluminação indireta com os plafons, a cúpula deve estar direcionada para o teto. A ideia nesse projeto é refletir a luz no teto, espalhando-a pelo ambiente uniformemente.

 

3 – Focos de Luz

Iluminação para cozinha

A escolha do material elétrico para iluminação da cozinha deve ser feita por tipo, intensidade e cor. Assim, ela precisa ser intensa, focada e clara nas ilhas de trabalho, que são as bancadas de preparo, pia e fogão.

Já nas áreas de circulação e alimentação, indicamos uma intensidade menor, podendo ser menos focada e um pouco amarelada, criando um ambiente mais aconchegante através das cores quentes.

 

4 – A utilidade das fitas de LED

Iluminação para cozinha

As fitas de LED podem ser instaladas na parte inferior das prateleiras e armários, destacando as minúcias da decoração e valorizando ainda mais o seu lar.

São ideais para quem busca um ambiente moderno, afinal, apresentam-se como alternativas excelentes na fusão de estilo e excelente iluminação.

Elas consistem em uma fita flexível que contém diversas lâmpadas de LED, podendo ser integrada a qualquer espaço ou parte da cozinha. Geralmente, são aplicadas embaixo de armários, bancadas e prateleiras, melhorando a visibilidade durante a preparação das refeições. É uma interessante e versátil dica de iluminação!

 

5 – O uso de pendentes

Iluminação para cozinha

Ideais para iluminar as ilhas ou a mesa na cozinha. O tamanho dos pendentes deve ser proporcional às dimensões dispostas pela cozinha, ou seja, nada de luminárias gigantes em uma cozinha pequena.

É interessante também ter mais de uma luminária, já que com apenas uma é possível que haja sombras. Escolha luminárias do mesmo tamanho, que combinem enquanto fazem a iluminação em conjunto do meio.

É indicado que os pendentes sobre as ilhas fiquem centralizados ou distribuídos, tendo como referência o tamanho da bancada ou da mesa.

 

6 – Iluminação no teto

Iluminação para cozinha

Aqui a dica de iluminação é instalar luzes embutidas no forro.

Este projeto pode ser feito com luminárias em Plafon em intermédio das lâmpadas de LED, ambas posicionadas de maneira estratégica. O efeito gerado é perceptivelmente valorizado em seus detalhes.

A iluminação LED embutida no teto melhora a visibilidade e torna sua cozinha mais bonita, elegante e moderna.

 

7 – Melhores práticas para cozinhas grandes

Iluminação para cozinha

A dica de iluminação para amplas cozinhas é optar por algo abrangente e variado. Pendentes grandes são ótimas pedidas. Além de muito úteis, esses pendentes dão um toque moderno ao ambiente e deixam tudo mais estiloso. Procure opções em aço cromado, por exemplo, e garanta mais personalidade ao seu ambiente. Caso a iluminação seja insuficiente, vale complementar com spots.

As fitas de LED também são bastante encantadoras do ponto de vista de destaque a decoração. Lembre-se apenas de escolher materiais elétricos de qualidade!

8 – Melhores práticas para cozinhas pequenas

Iluminação para cozinha

Para uma cozinha pequena, você poderá utilizar uma luminária grande que ocupe o centro do cômodo e atinja todos os pontos com luz. Dê preferência a uma luminária horizontal ou mesmo uma embutida de luz branca, que irão dar mais claridade ao ambiente. Luminárias de sobrepor com lâmpada de LED também são ótimas opções. Móveis e eletrodomésticos com cores claras aumentam a sensação de amplitude e difundem a luz de maneira mais natural, deixando o ambiente aconchegante.

9 – Luzes brancas ou luzes amarelas?

Iluminação para cozinha

Entre a luz branca e a luz amarela, opte pela que mais se adapta ao seu objetivo. Se o propósito para a sua iluminação para cozinha for conforto, a luz amarela é a mais adequada. Caso a praticidade seja o seu foco, luzes brancas são aconselháveis, já que ajudam na identificação das cores dos alimentos e sujeira, além de trazer contraste às cores da decoração. Ambas são possíveis em material de LED.

10 – Aproveitamento da luz natural

Iluminação para cozinha

Aproveite ao máximo a iluminação natural em sua cozinha. Janelas grandes garantirão que a luz natural seja abundante no ambiente, trazendo sensação de bem-estar e garantindo o arejamento, assim como evita o surgimento de pontos de umidade em sua cozinha.

Se mesmo seguindo essas dicas, a luz ainda for fraca, utilize spots e outras formas de iluminação de LED. Ela complementará a luminosidade da cozinha, trazendo alento ao espaço.

Gostou de saber mais sobre iluminação para cozinha? A JMC possui uma grande variedade de materiais elétricos, faça um orçamento conosco! Siga o nosso Blog e a nossa página no Facebook para não perder nenhuma postagem!