Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

A importância da iluminação na decoração

JMC Elétrica - Material Elétrico > Construção  > A importância da iluminação na decoração

A importância da iluminação na decoração

A iluminação na decoração é uma das partes mais importantes na decoração de uma casa. Essa etapa demanda tempo e atenção, tanto no projeto quanto na procura do artefato ideal. Um dos erros mais comuns encontrados no projeto de iluminação são ambientes demasiadamente iluminados ou pouco iluminados.

A iluminação na decoração precisa ser distribuída adequadamente para o conforto e conveniência. A posição do mobiliário deve ser levada em conta durante a concepção de um projeto de iluminação.

Os artefatos utilizados devem ser ornamentais e decorativos e também prover a iluminação ideal para cada ambiente.

Em resumo, um projeto de iluminação na decoração deve levar em conta a praticidade e a estética do resultado final.

Estudos sobre a higiene visual, imposições científicas, industriais e comerciais, bem como a decoração de interiores residenciais, deram origem a um conjunto de regras, procedimentos e aplicações das propriedades da luz, constituindo a arte e a técnica da iluminação.

Num projeto de iluminação consistente deve-se ter como foco o espaço e quais os elementos serão valorizados.

Iluminação de ambientes internos

Sala

Em geral a maioria delas pede dois tipos de iluminação na decoração de uma sala: a geral feita por meio de lustres, apliques, trilhos ou painéis e a local feita por abajures e focos de luz. Os lustres de ferro batido, madeira, bronze ou cristal, são usados com diversos estilos, devendo-se portanto adotá-los para decorações muito características. Em alguns casos, como em livings de apartamento, de teto baixo e tamanho médio ou pequeno, somente abajures são necessários à iluminação. Na sala, os abajures devem ser distribuídos de modo que um lado não seja mais iluminado em demasia e outro tenha escassez de luz.

Recomenda-se o uso de lâmpadas amarelas (que trazem uma sensação de conforto). Caso a escolha seja pelas lâmpadas dicróicas, deve-se tomar cuidado para que essas lâmpadas não ofusquem a visão.

Observe nessa sala de estar que a proposta da iluminação foi destacar a televisão e o painel de madeira. A luz foi direcionada para a madeira afim de que essa reflita a luz e traga melhor visibilidade para quem assiste a televisão sem ter uma luz principal.

Sugestões de lâmpadas:

timthumb-1

Lâmpada ULTRALED Golden em LED. Sem emissão de calor e com baixo consumo de energia. Adquira já!

A Lâmpada fluorescente tubular da Philips possui luz branca e tem um resultado incrível. Adquira já!

 

Cozinha

Na cozinha a iluminação deve ajudar principalmente na função de preparar os alimentos. Para isso precisam ser utilizadas lâmpadas que tenham máxima fidelidade na reprodução da cor, o chamado índice de reprodução da cor (IRC). Pois as cores nada mais são que o reflexo da própria luz. Para tal, são indicadas as lâmpadas incandescentes. Veja outras sugestões abaixo:

As lâmpadas fluorescentes compactas Philips economizam energia e têm IRC 82.

 A linha de fluorescentes Super 80 Philips são adequadas para várias aplicações residenciais, possuindo IRC 85.

 As lâmpadas halógenas dão mais brilho e destaque para sua residência com ótima reprodução de cores (IRC 100).

 As incandescentes têm o IRC 100 e podem ser usadas em todos os ambientes com potência adequada.

Obs. O IRC 100 é considerado um excelente resultado.

Quarto

Para o quarto a aposta é em luz indireta e uniforme.  Para obter esse efeito podem ser utilizadas luminárias com filtro em vidro, acrílico ou outros materiais. Para controlar a intensidade da luz utilize um dimmer que além de ajudar na economia de energia ajuda você a controlar a intensidade da luz ideal para cada momento.

Outra sugestão é aplicar uma luz para cima (uplight) com o teto branco. A luz irá refletir no teto e iluminar todo o quarto.

Aposte no uso de abajures ao lado da cama para uma leitura noturna por exemplo. Caso o guarda-roupa esteja localizado no quarto, aposte em luzes direcionadas para facilitar a troca de roupa.

Os abajures laterais podem facilitar a leitura.

Banheiro

Evite o uso de luzes refletoras pois criam muita sombra e também de luzes que emitem muito calor. Aposte em uma iluminação feita com lâmpadas fluorescentes com luminárias de acrílico leitoso. Não se esqueça da iluminação em cima da bancada da pia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sala de Jantar

Geralmente o que mais se vê é um lustre em cima da mesa de jantar. Esse tipo de iluminação não está errada, mas nesse ambiente, a ousadia pode entrar em cena. É possível usar dois focos de luz no teto em cima da mesa de jantar, luz difusa ou arandelas.

Essa é uma visão geral de alguns conceitos que podem ser aplicados em um projeto de iluminação. Caso você queira, pode consultar um arquiteto ou até mesmo um profissional especializado nessa área, o lighting designer.

A JMC Comercial Elétrica mantém um grande estoque com variedade de lâmpadas, lustres, pendentes, luminárias que podem ser úteis no seu projeto de iluminação. Consulte para obter valores.

JMC Comercial Elétrica localizada na Rua Sta. Efigênia, 727, Centro, São Paulo – SP. Tel: 3358-1111 http://www.jmc.com.br