A Lâmpada e a Energia Elétrica

 

 

Pintura realista de Thomas Edison

Thomas A. Edison, o inventor da lâmpada

 

131 anos atrás, existia um cientista chamado Thomas Alva Edison, um americano meio curioso, nascido em 11 de Fevereiro do ano de 1847, que tinha mania de registrar patentes (ele acabou registrando 1093 patentes contando apenas nos Estados Unidos, entre elas a da vitrola e a da câmera de cinema) – fonte: Wikipédia. Ele viveu um momento em que muitas coisas novas surgiam, como o telégrafo, muitas coisas eram estudadas, como a resistência dos materiais, e muitas coisas existiam, só que ninguém sabia para qual finalidade, como a energia elétrica, que na época era pouco utilizada.

A possibilidade de ter um artefato que funcionasse simplesmente ligado a uma tomada ou fonte de energia incolor, inodora e insípida (que não é a água), fornecendo luz a qualquer momento, era algo que exaltava os ânimos de todos no século XIX, e diversos estudos foram feitos até chegarmos à invenção da lâmpada, que na época funcionava mais ou menos com um filamento de algodão carbonizado. :-D

A invenção da lâmpada foi o que fez com que a energia elétrica fosse tão difundida e chegasse a vários lares na época, e hoje esteja presente em nosso cotidiano de maneira tal que para onde olhamos a encontremos. A tecnologia avançou bastante, possibilitando o uso da eletricidade para diversas coisas, e não apenas para alimentar aparelhos elétricos. Tanto pelo fato de conseguir armazenar essa energia em baterias cada vez mais potentes quanto pelo fato de conseguir gerar quantidades absurdas de energia a todo momento, hoje praticamente tudo funciona por causa da energia elétrica.

Um dos exemplos mais recentes do avanço estarrecedor da eletricidade é a internet pela linha elétrica. É possivel transferir dados através da rede elétrica de maneira ainda mais efetiva do que as mais difundidas atualmente, pois abrange bem mais lares do que a rede de telefonia e ainda consegue transmitir a uma velocidade bem maior. Mais de um século após a descoberta da lâmpada, e ainda encontramos novos usos para a eletricidade.

Como energia elétrica é algo tão fundamental, devemos priorizar a sua economia, mas também aproveitar cada benefício que ela pode nos trazer! Então aproveite, experimente, tente, e quem sabe não se torne um próximo Thomas Edison, revolucionando o mundo com alguma mirabolante invenção que use energia elétrica e leve recursos a muitas e muitas pessoas!

Compartilhe este Post!

Sobre o autor: jmc

Comentários4

  1. RUDYNALVA SOARES 4 de outubro de 2010 at 11:52 - Responder

    É sempre bom aprendermos um pouco mais…
    Parabéns pela matéria e pelo blog.
    cheirinhos
    Rudy

  2. Material Elétrico ABC 10 de março de 2011 at 15:41 - Responder

    Parabéns pelo post, é semprebom nos espelhar em quem já está no mercado a mais tempo.

    Muito Sucesso para vocês da JMC e pode crer que ganharam mais um fã.

    Forte Abraço
    Rodrigo Zanetti.

  3. AlineNunes 30 de outubro de 2011 at 20:50 - Responder

    Parabeens amei o pos que vc6 fizeram ficou de amis e mim ajudou muito com uma apresentação de quimica que vou ter segunda-feira muitooo obg e continuem asssim postando coisas novas :)

  4. ana luiza 27 de fevereiro de 2013 at 17:32 - Responder

    Muito interessante adoro ciencias esse homen foi muito esperto por criar a eletricidade.Obrigado thomas alca edison!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.