Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Aterramento residencial: fuja de prejuízo!

JMC Elétrica - Material Elétrico > Construção  > Aterramento residencial: fuja de prejuízo!

Aterramento residencial: fuja de prejuízo!

Em tempos de chuva o cuidado com os eletrodomésticos é redobrado. Sabemos os riscos que a eletricidade carrega, ainda mais quando está combinada com tempestade.
Há cuidados básicos para evitar acidentes como desligar os equipamentos, evitar contato com os mesmos, não usar o chuveiro, entre outros. Porém, podemos fazer além, ainda mais quando o assunto é aterramento.

Entenda como funciona e veja nossas dicas para você salvar seus aparelhos eletrônicos!

O que é aterramento elétrico?

Um aterramento elétrico é um ponto de referência integrado no circuito elétrico como medição de outras correntes elétricas. A função do aterramento é permitir que qualquer pico de eletricidade seja diretamente encaminhado para o chão, bem longe das instalações elétricas, assim nenhum aparelho é prejudicado com as oscilações da eletricidade.

Como funciona?

O aterramento elétrico é uma rota de escape pra toda energia adicional, na instalação elétrica ele é basicamente um fio conectado à terra, desviando quaisquer sobrecargas para o chão.
Muitos equipamentos já vêm com esse aterramento em sua fabricação.

Caso passe alguma corrente pelo fio de aterramento, não se preocupe, o circuito é interrompido e o equipamento não receberá mais energia, mas, para isso, é necessário uma instalação correta, pois se não, a carga elétrica continuará o seu caminho e isso pode causar até mesmo um incêndio ou uma explosão.

 

DICAS PARA NÓS

 

 Instalação nota 10
 Uma instalação correta é indispensável em qualquer caso. De nada adianta  os melhores materiais sem a devida manutenção. Mantenha esse cuidado e  evite seu prejuízo!

 

O segredo do terceiro pino
 Uns conhecem e outros não, mas é necessário saber como o terceiro pino  de um plug faz toda a diferença. Ele é um aterramento, o responsável por  evitar que uma descarga elétrica passe para o seu equipamento, então nem  pense em arrancá-lo ou usar sem, prefira o uso do benjamim!

 Prefira as lanternas
 Nesse tempo imprevisível é preciso tomar cuidado com os raios. Se uma  parte da sua rua for atingida, o risco da sua casa também ser é o mesmo.  Mesmo com os equipamentos desligados, se estiverem conectados na  tomada podem receber essa descarga de eletricidade da sua rua. Assim, prefira além de tirá-los da tomada, desligar a chave geral.

 

Nesse tempo de chuva é indispensável cuidar dos seus aparelhos, pois nada melhor que garantir a segurança! Para isso, o uso dos Nobreaks faz toda a diferença. Conheça os mais diversos modelos de Nobreaks da JMC e não deixe nenhuma queda de energia prejudicar seus equipamentos.