Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Cabo Atox: o que são?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > Cabo Atox: o que são?
cabo flexivel

Cabo Atox: o que são?

Sempre que o assunto é medida de prevenção e combate a incêndio, é costumeiro pensar em extintores, detectores de fumaça e acionadores como centrais de alarme de incêndio, mangueiras, iluminação de emergência e outros. A JMC tem condições competitivas nessa linha de produto e mantém em estoque para pronta entrega. Pensando nisso, a JMC conta com ótimas propostas de parcerias com eletricistas, oferecendo preços competitivos para quem gosta de trabalhar com material elétrico de qualidade, entre em contato!

Com o objetivo de diminuir problemas derivados da combustão, os cabos Atox surgem no setor de materiais elétricos como uma poderosa alternativa aos cabos flexíveis tradicionais! Hoje, a conversa será sobre o cabo Atox, assim sendo conheceremos seu uso na prevenção de incêndios e outros. Vem com a gente!

 

O que é o Cabo Atox?

cabo atox

O cabo Atox é um tipo de cabo flexível resistente ao fogo e com baixa emissão de fumaça e gases tóxicos. Além disso, o cabo Atox também apresenta propriedade específica, uma vez indicada para a manutenção e integridade das linhas elétricas, pois acionam o sistema de segurança em condições de incêndio, tais como: sistemas de alarme e controle, alimentação de bombas de incêndio, sistemas de sinalização, ventilação e qualquer outro composto que opere nessas condições. Desta forma, o uso do cabo Atox é recomendado, até mesmo, para a instalação de outros materiais elétricos anti-incêndio, como uma medida de segurança extra!

 

Benefícios no uso do cabo Atox

cabo atox

Entre as principais vantagens do cabo Atox, duas merecem destaque: a resistência ao fogo e a baixa emissão de gases tóxicos em caso de incêndio.

Pense na seguinte situação: ocorre incêndio em local fechado e com grande movimentação de pessoas um hospital, um cinema ou mesmo um shopping center, por exemplo. É sabido que cabos comuns, quando entram em combustão liberam alta quantidade de fumaça e gases tóxicos, como dióxido de carbono, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio, esses poluentes inflamáveis colocam a segurança de todos em risco.


cabo atox

É comprovado pelas estatísticas do Corpo de Bombeiros que, em um incêndio, a maior parte das mortes se dá por intoxicação respiratória, e não pelo fogo em si. Além da toxicidade, outro fator determinante é a densidade da fumaça, que dificulta a visão do local e impede a evacuação das pessoas.

 

A inalação desses gases ou dessa fumaça é extremamente prejudicial à saúde. No caso da instalação com cabos Atox, além das chances de um incêndio proveniente dos cabos elétricos serem drasticamente diminuídas, os danos decorrentes de um possível incêndio causado por outras fontes seriam reduzidos, visto que emitiriam menos fumaça e toxinas. Por questões de segurança, recomendamos que ambientes com grande circulação de pessoas façam uso dos cabos Atox, além de outros tipos de materiais elétricos anti-incêndio.

 

Por conta dessas vantagens os cabos Atox são comumente utilizados em hospitais, teatros e arranha-céus. Além disso, como citamos anteriormente, os cabos também são utilizados para alimentação elétrica de alarmes de incêndio, bombas e sinalização de emergência. Tudo pelo fato dos cabos Atox serem anti-incêndio, ou seja, não entrarem em combustão com facilidade e, automaticamente, manterem a segurança do estabelecimento!

 

 

Relação de custo-benefício entre os cabos Atox e os cabos convencionais

cabo atox

Uma questão interessante é a relação de custo-benefício entre os tipos de cabos elétricos disponíveis no mercado. Como já é de costume, vale lembrar, que nem sempre o mais barato é o melhor! O fator mais importante a ser considerado é a qualidade do produto, afinal equipamentos de baixo prestígio possuem vida útil menor. Além disso, defeitos causados pela escolha de produtos com procedência duvidosa podem causar acidentes, seja em casa ou no local de trabalho, gerando prejuízos muito maiores que uma simples troca.

 

Os possíveis prejuízos dessa escolha variam desde a maior frequência de substituições de cabos que possam estar danificados (devido à vida útil menor dos produtos de qualidade duvidosa), até incêndios catastróficos que causarão gastos exorbitantes.

Com essas consequências em mente, no momento de escolher condutores elétricos, opte pela segurança garantida dos cabos Atox. Não questione a diferença de preço pelo metro de cabo, a verdade é que você poupará dinheiro futuro e, ainda, evitará prejuízos decorrentes da qualidade duvidosa. Entenda que gastos com prevenção nunca é demais, afinal como diziam nossos avôs e avós “É melhor prevenir que remediar!”.

 

Qualidade na hora de comprar cabos Atox

cabo atox

No Brasil, os cabos Atox devem ser produzidos em conformidade com as normas técnicas. As regras determinam que os cabos Atox devam ser, compulsoriamente, fabricados com cobre flexível material de boa condução elétrica e isolado por um composto termoplástico livre de halógenos, como o cloro. Os cabos Atox são conhecidos por não possuírem halógenos, isto é, não terem cloro no isolante dos fios, aspecto que propicia a diminuição da emissão de gases tóxicos.

 

Atenção: a instalação elétrica deve ser realizada por um profissional qualificado! Pensando nisso, a JMC conta com ótimas propostas de parcerias com eletricistas, oferecendo preços competitivo para quem gosta de trabalhar com material elétrico de qualidade. Além disso, também é necessário comprar cabos Atox com empresas confiáveis, pois um item de segurança tão importante quanto o cabo deve ser adquirido com empresas que obedecem ao estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como garantem respeito e qualificação.

 

Com essas exigências em mente, escolha uma distribuidora certificada como a JMC. Além das parcerias que oferecemos a arquitetos, eletricistas e outros profissionais e empresas, também possuímos parcerias com os melhores fabricantes de materiais elétricos, visto que prezamos pela qualidade dos materiais comercializados e pela segurança dos nossos clientes.

 

Agora que você já sabe tudo sobre cabo Atox, faça um orçamento conosco! A JMC possui grande variedade de materiais elétricos! Se você procura por produtos de qualidade, saiba que a JMC é o lugar certo! Gostou de saber mais sobre os Cabos Atox e prevenção de incêndios? Siga o nosso blog e confira a nossa página no Facebook, assim você não perderá nenhuma postagem!