Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Cabo flexível: como usar?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > Cabo flexível: como usar?
cabo flexível

Cabo flexível: como usar?

Você sabe o que é um cabo flexível? O cabo flexível é um cabo elétrico formado por vários fios elétricos que dão sua flexibilidade e capacidade de suportar várias dobragens sem se quebrar. Sua função é conduzir a corrente elétrica, fazendo com que determinado sistema em uma instalação elétrica funcione corretamente.

 

Por conta da variedade de modelos desse tipo de cabo em lojas de material elétrico, fazer a escolha certa pode ser um pouco complicado. O objetivo da conversa de hoje é descomplicar esse assunto! Hoje, falaremos sobre a diferença entre fios e cabos, as situações nas quais esse tipo de material é mais recomendado, suas vantagens e cuidados a serem tomados com cabos elétricos. Então, vem!

cabo flexível

Qual a diferença entre fio e cabo elétrico?

 

Os fios elétricos são formados por um único fio, com uma seção constante metálica na qual não existe diferença em relação à capacidade de condução de eletricidade. Por serem rígidos, os fios elétricos se partem facilmente se forem dobrados algumas vezes. Por isso, só são utilizados em situações em que não sejam submetidos a qualquer tipo de dobragem. Por serem mais simples, os fios são indicados para instalações com menor intensidade de corrente, como sistemas de iluminação, tomadas comuns e chuveiros.

 

Já o cabo flexível, como dito anteriormente, é um tipo de cabo elétrico. Os cabos são formados por vários fios condutores entrelaçados sendo, por isso, flexíveis e capazes de suportar dobragens sem risco de rompimentos permitindo assim, mudanças de posição dentro de um circuito elétrico.

diferença entre cabo e fio

Em que casos usar o cabo flexível?

 

Feitos de cobre e PVC, nossos cabos flexíveis são utilizáveis em qualquer tipo de instalação elétrica, seja ela residencial, industrial, comercial, entre vários outros usos. Os cabos flexíveis são mais fáceis de serem manuseados por conta de sua capacidade de deslizar nos eletrodutos, além da possibilidade de dobrá-los caso necessário, o que garante muita praticidade na hora de fazer os mais diversos tipos de instalação.

 

A espessura do cabo irá variar de acordo com a função a que ele se destina, já que quanto maior a espessura do cabo, maior a sua capacidade de isolar a tensão elétrica.

 

Cuidados com cabos elétricos

cabo flexível

 

Na hora de fazer uma instalação elétrica, vários cuidados devem ser tomados a fim de evitar os mais variados tipos de problemas, tais como sobrecargas, inutilização de aparelhos, prejuízos com substituição de cabos e fios elétricos ou até mesmo prejuízos graves decorrentes de incêndios causados por sobrecargas na rede elétrica. Citaremos abaixo alguns dos cuidados mais importantes a se tomar ao lidar com cabos elétricos.

 

– Especificações: para especificar os fios e cabos adequados, é necessário conhecer as cargas do sistema, a extensão do circuito e os tipos de dutos, ou seja, se serão eletrocalhas, eletrodutos fechados, abertos, entre outros. A intensidade da corrente elétrica é a característica que mais interfere no projeto. Um cálculo inadequado traz riscos para a segurança dos ocupantes da edificação. O grande problema são os incêndios decorrentes do aquecimento excessivo de fios e cabos dimensionados inadequadamente.

 

O caminho que os condutores deverão percorrer por dentro dos eletrodutos também precisa ser considerado. Como os fios são rígidos, se tiverem de fazer uma curva de 90°, há o risco de o elemento metálico se partir, interrompendo todo o circuito. Nesse caso, o ideal é optar pelo cabo flexível, que é maleável e faz curvas com facilidade, tornando o processo de instalação mais ágil.

 

Além disso, o tamanho da seção nominal de um fio ou cabo elétrico – também chamada de bitola – que seria a espessura do fio, é um fator que não podemos ignorar. Quanto maior a bitola, maior a capacidade de corrente elétrica, em ampères, que o fio ou cabo irá aguentar.

 

– Qualidade: um dos fatores mais importantes de se levar em conta, a qualidade dos produtos é essencial para o bom funcionamento de toda a instalação elétrica. As consequências da escolha de produtos de má qualidade podem ser catastróficas, gerando um prejuízo muito maior que a “economia” gerada pela compra do produto de origem duvidosa. Pensando nisso, a JMC conta com materiais de altíssima qualidade.

 

– Não faça instalações por conta própria: chame um eletricista! Os riscos de fazer instalações sem ter qualificação para tal, são enormes e podem colocar em risco não somente sua casa, empresa ou condomínio, como também sua vida, fazendo o “barato” sair muito caro. Eletricidade é coisa séria e requer o manuseio de um profissional. Um eletricista também poderá recomendar os materiais elétricos mais adequados para a instalação que você quer fazer e terá as ferramentas certas! Pensando no melhor para a sua segurança e o seu bolso, a JMC faz parceria com eletricistas!

 

– Verifique as condições da fiação regularmente: o ideal é chamar um eletricista para fazer uma verificação de segurança a cada ano, a fim de prevenir problemas decorrentes de componentes desgastados no sistema elétrico do local.

 

Vantagens do cabo flexível

cabo flexível

 

Para facilitar as coisas, vamos enumerar aqui algumas vantagens do cabo flexível para facilitar a escolha do seu cabo!

1 – Maior capacidade de isolar energia elétrica que os fios elétricos comuns, podendo atender até mesmo os equipamentos que pedem maior carga elétrica, como bombas de piscinas, fornos elétricos de restaurantes, quadro de entrada de edifícios ou máquinas industriais de grande porte.

 

2 – Alta flexibilidade, o que o torna mais maleável. Por aceitar dobras sem partir seu elemento metálico, ele permite uma gama muito maior de usos, como em instalações com curvas, enquanto os fios possuem usos mais limitados.

 

3 – Podem deslizar nos eletrodutos ao invés de ficar agarrando nos mesmos, o que agiliza seu processo de instalação. Tempo é dinheiro!

 

Agora que você já sabe tudo sobre cabo flexível, faça um orçamento conosco! A JMC possui uma grande variedade de materiais elétricos! Somos experts quando o assunto é lâmpada de LED. Gostou de saber mais sobre cabo flexível e outros fios elétricos? Siga o nosso Blog e a nossa página no Facebook para não perder nenhuma postagem!