Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Qual o melhor cabo flexível?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > Qual o melhor cabo flexível?
cabo-flexivel

Qual o melhor cabo flexível?

O cabo flexível é o responsável por conduzir a corrente elétrica e fazer um sistema elétrico funcionar. A variedade desse cabo é grande, mas antes de conhecer melhor essa categoria o ideal é saber diferenciá-lo, principalmente quando estamos falando de instalações elétricas. Você sabe a diferença entre fio e cabo? Quais cabos existem? Continue lendo e entenda os riscos que você corre ao escolher o cabo errado! Para não ter problemas na sua instalação elétrica, conte conosco! Somos referência quando o assunto é material elétrico, conheça os nossos produtos!

A variedade de modelos é grande, os tipos de fios e cabos diferenciam-se de acordo com a sua resistência à corrente elétrica, milimetragem, cor e a escolha deles depende do que sua instalação precisa. Fazer a escolha certa evita problemas no futuro, como quedas de energia, curto-circuitos ou até mesmo incêndios, quando a energia que passa pelos condutores é maior do que eles podem aguentar. Para te ajudar a entender melhor do assunto, separamos aqui os tipos de fios e cabos e para qual situação cada um é mais indicado, entenda também porque o cabo flexível está entre as melhores opções!

 

materiais eletricos

 

CABO FLEXÍVEL

 

Estes cabos também isolam a corrente elétrica e como o próprio nome diz,  seu diferencial está na sua flexibilidade. Está entre os mais procurados e comuns no mercado, conheça os nossos cabos, a qualidade é essencial para ter segurança.

Do que é feito: Cobre e PVC. Eles são compostos por fios mais finos que podem ser dobrados.


Onde são usados: Em diversas instalações elétricas residenciais, industriais, comerciais, entre outras. Os cabos flexíveis são mais fáceis de serem manuseados pois deslizam nos eletrodutos. São muito práticos em diversas instalações.

 

 

 

cabo flexível

 

CABO PP

 

Também possui flexibilidade como os cabos flexíveis, além disso são considerados resistentes e seguros pelo seu revestimento. É muito usado para ligações de eletrodomésticos, como o aspirador, e também em aparelhos mais profissionais, como furadeiras e máquinas de solda.

Do que é feito: são formados por cobre e duas capas de PVC (isso explica o nome). Assim eles podem ter mais que duas pontas internas para fazer as ligações.

Onde são usados: como citado acima, são muito usados para ligações de eletrodomésticos, aparelhos mais profissionais e também no mercado automotivo. A procura no segmento de iluminação é alta!

 

 

materiais eletricos são paulo

 

CABOS PARALELOS

 

Esses são bem portáteis, com um tamanho bem menor, esse conjunto de cabos são indicados para situações bem mais simples (como nas luminárias) e possuem dois condutores.

Do que é feito:  são constituídos por fios de cobre e revestidos por PVC, também são considerados flexíveis.

 

 

Onde são usados

são recomendados para instalações de aparelhos eletrodomésticos, para alimentação de iluminação som e imagem, extensões, e ligações de aparelhos elétricos portáteis. Ainda não conhece nossa loja? Temos grande variedade de cabos de diversas marcas, faça já seu orçamento!

 

 

 

A escolha certa sempre faz a diferença!

 

Listamos aqui alguns cabos e as suas finalidades, mas lembre-se que a qualidade e o acompanhamento profissional estão atrelados à segurança e garantia das suas instalações. Conte com a nossa equipe, entre em contato e receba as devidas orientações com um atendimento à sua disposição!


Quais critérios usar para escolher?



Para escolher qual cabo flexível você deverá usar (sempre com um profissional por perto), você deverá saber essas duas informações:

  • Qual a capacidade de corrente que o condutor suporta (ampacidade)
  • Qual a corrente nominal do circuito elétrico e escolher condutores que possuem a bitola capazes de suportar a corrente.

Há um motivo para as cores dos cabos, assim, você já consegue ter um parâmetro só em ver as cores:

  • Azul-claro – deve ser utilizado como condutor neutro, não possuem tensão elétrica e funcionam para o retorno da corrente elétrica.
  • Verde ou Verde-Amarelo (Brasileirinho) – para proteção, também conhecido como condutor terra ou simplesmente fio terra.
  • Demais cores – o condutor utilizado como fase ou retorno poderá ser de qualquer cor, exceto as cores azul-claro, verde e verde-amarelo. São para as diferentes fases da rede elétrica, é um condutor que possui carga, tensão.

Vale lembrar que a metragem está entre as informações chaves antes de comprar o cabo flexível. É preciso saber qual metragem o projeto exige para não errar no tamanho da extensão do fio ou cabo.

materiais eletricos

Para circuitos de iluminação a bitola mínima é de 1,5 mm². Já os circuitos de tomadas de uso geral devem ter seção mínima de 2,5 mm², que é o caso das tomadas de televisores, computadores e eletroeletrônicos.

 

Quais são as seções (bitola) mínimas dos cabos elétricos?

  • Circuitos de controle – 0,5mm²
  • Circuitos de sinalização – 0,5mm²
  • Circuitos de iluminação – 1,5mm²
  • Circuitos 2,5mm²

Através das normas da NBR 5410 você consegue entender os tamanhos e especificações mínimas dos cabos flexíveis na hora da escolha:


As seções de condutores inferiores à 1,5mm² são permitidas apenas nos casos de:

  • Cabos para ligações internas de aparelhos eletrodomésticos e de iluminação, como lustres, por exemplo. Nesse caso pode chegar a no mínimo em 0,75mm².
  • Em circuitos de controle e sinalização pode chegar a no mínimo 0,5mm².

Materiais elétricos é na JMC, cabos flexíveis são essenciais para sua instalação elétrica!  Entre em contato e conheça nossos produtos!