Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

O que mais consome energia?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Economia  > O que mais consome energia?
consumo de energia

O que mais consome energia?

Reduzir a conta de luz e ter uma economia de energia não é uma tarefa fácil, principalmente quando não temos muita noção sobre qual material elétrico consome energia com maior intensidade. Buscando ajudar todos para que gastem menos e economizem mais, hoje falaremos sobre os equipamentos que mais gastam energia em sua casa, além de alguns mitos e verdades sobre o assunto. Sem mais enrolação, bora pra matéria!

Afinal, quais aparelhos mais consomem energia?

O consumo de energia é bem variável, tudo dependerá do modelo de cada aparelho. Porém, podemos falar um pouco por cima dos que tendem a ter consumo mais elevado nas residências. Sendo assim, temos:

Computador

Presente no dia a dia, em casa, escritórios e empresas, os computadores são, muitas vezes, deixados ligados ainda que não estejam em uso. Além disso, ainda que estejam “em repouso” ou “hibernando”, o consumo de energia pode ser de até 21w por hora. Um consumo e tanto!

 

consumo de energia

Chuveiro

Quem nunca tomou um banho demorado? Seja para se refrescar em um dia quente, seja para se esquentar em um dia frio, a verdade é que o consumo dos chuveiros acaba sendo extremamente elevado, principalmente por conta de banhos demorados. Veja aqui como escolher chuveiros!

consumo de energia

Ar Condicionado

E haja gasto! Ar-condicionado é geralmente o tipo de aparelho que fica ligado durante horas e horas, principalmente em dias onde o calor está insuportável. Acredite, o consumo do ar-condicionado, ligado sete horas por dia (por exemplo), pode aumentar mais de R$100,00 a sua conta de luz. Aproveite e veja onde colocar ventilador!

consumo de energia

TV

Televisão é outro aparelho que pode vir a gastar muita energia, principalmente porque, em muitas famílias, o aparelho fica ligado o dia todo como forma de entretenimento. Some isso ao fato de aparelhos como vídeo-games e DVDs estarem ligados a ela e, assim, dificultarem ainda mais a economia.

consumo de energia

Aparelho de som

Apesar de seu uso estar bem mais raro nos dias de hoje, os aparelhos de som consomem muita energia até mesmo desligados, pelo simples fato de estarem conectados à tomada. Claro, tudo dependerá do modelo, mas é sempre bom usá-lo apenas quando necessário e desconectar sempre que possível.

consumo de energia



Notebooks

Assim como os computadores, notebooks também são muito frequentes nos mais diversos ambientes, em casa principalmente! Diferentemente dos computadores, não necessitam ficar na tomada o tempo inteiro por contarem com bateria interna, porém, vale lembrar que, em dado momento, muitos aguentam pouquíssimo tempo fora da tomada, ficando ligados constantemente e, assim, consumindo bastante energia.

consumo de energia

Lâmpadas Incandescentes

Aqui gasta bastante! Apesar das lâmpadas LED ou até mesmo de algumas fluorescentes terem menor consumo, ainda há uso constante de lâmpadas incandescentes, o que faz com que os gastos sejam muito elevados em relação às suas “concorrentes”. Se ainda levarmos em conta que, à noite, elas tendem a ficar horas acesas, acredite, a conta de luz pode vir bem salgada.

consumo de energia

Geladeira

Geladeiras e outros tipos de refrigeradores têm um impacto considerável na conta de luz, e o motivo é simples: ficam conectados 24h por dia. Não há muito o que se fazer, visto que alimentos podem estragar com seu desligamento, mas é sempre interessante saber que está entre os materiais elétricos que mais consomem energia.

consumo de energia

Claro, temos diversos outros aparelhos como secadores de cabelo, máquina de lavar, forno elétrico, etc., porém, os produtos anteriormente citados tendem a ficar mais tempo ligados ou possuem consumo de energia bem mais alto! Se quiser saber mais sobre o assunto, veja também nossa matéria sobre como economizar energia!

Mitos e Verdades sobre consumo de energia

Todo mundo procura uma maneira de reduzir custos, seja em casa, na empresa, seja até mesmo nas escolas. No entanto, muitos acabam fazendo muita bobagem acreditando que terá forte impacto na conta, ou deixam de fazer o essencial. Sendo assim, vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre o assunto.

Um aparelho desligado consome energia quando está na tomada?

Verdade! Porém, vale lembrar que são raros os aparelhos que tendem a gastar muita energia quando estão apenas na tomada. Temos como exemplo os aparelhos de som, citados anteriormente, mas que são bem raros no dia a dia. Televisão, videogame, ventilador e outros materiais tendem a elevar no máximo alguns poucos centavos em sua conta.

Deixar a geladeira aberta aumenta o consumo?

Verdade! Apenas não exagere tanto, afinal, não tem problema ficar dois minutos aberta pois você precisa guardar uma série de alimentos. O que acontece é que o frio “escapa”, e o motor precisa trabalhar mais intensamente.

Um aparelho completamente carregado continua consumindo energia na tomada?

Mito! Se você deixar seu celular carregando, por exemplo, sai de casa e se lembra que o deixou lá por horas, não se preocupe, o consumo de energia não será maior. Isso é bem simples de entender por sinal, afinal, os atuais equipamentos possuem mecanismos que os impedem de “sugar” mais energia do que aguentam. Ou seja, é como estar cheio depois de um bom almoço e não conseguir comer mais nada, não importa o quanto tente, a comida não desce.

Lâmpadas LED são caras e a economia de energia não vale a pena.

Mito, mito, mito! A economia das lâmpadas LED pode chegar até 70% em relação às concorrentes, além disso, são vários os modelos e preços. A JMC proporciona lâmpadas LED por preços excelentes!

consumo de energia

5 Dicas para economizar energia

Quem não quer ter uma boa economia na conta de luz no fim do mês? É difícil ter de lidar com as tarifas, e todo brasileiro torce muito para que o governo não aumente muito. Pensando nisso, veja só algumas dicas que separamos para você:

  1. Utilize lâmpadas Led: elas podem proporcionar uma economia de energia de até 70%, além de terem sua durabilidade muito superior às lâmpadas incandescentes. Confira qual a melhor lâmpada LED para sua residência;
  2. Tome banhos rápidos: O chuveiro é um dos maiores vilões na conta de luz! Banhos rápidos são a solução, e se possível, desligue enquanto se ensaboa. É uma tarefa chata, mas ajuda bastante;
  3. Não deixe a geladeira muito tempo aberta: Como dito anteriormente, uma vez ou outra não tem problema deixá-la aberta, mas evite realizar essa tarefa constantemente;
  4. Desligue o que não estiver em uso: Principalmente computadores, visto que consomem muita energia;
  5. Procure maneiras de esfriar o ambiente: Afinal, no calor, é muito comum deixar o ar-condicionado ou ventilador ligado o dia inteiro, mas algumas medidas como pintar a telha e paredes de branco, contribuem para deixar o ambiente mais agradável.

consumo de energia

JMC – Materiais elétricos de qualidade

Um dos principais motivos que eleva muito o consumo de energia está relacionado ao uso de material elétrico de baixa qualidade! Muitas pessoas desconhecem os produtos, não possuem conhecimento de selos importantes (como da Procel) etc. Isso tudo faz com que a conta de luz venha muito alta.

A JMC está aqui para o ajudar! Com material elétrico de qualidade, proporcionamos ótimos produtos por um orçamento que cabe no seu bolso! Duvida? Ok, ok, quem não deve, não teme!

Se não acredita, dê uma conferida em nossos materiais voltados para:

Além disso, estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida! Basta entrar em contato e solicitar seu orçamento!

consumo de energia

Economia de energia é o que todos querem, mas poucos sabem como obter. Esperamos que tenha entendido alguns pontos importantes para reduzir sua conta de luz e comece a colocar em prática cada dica!

Para saber mais sobre este e outros assuntos, confira nosso blog! Já se procura material elétrico por um ótimo preço, confira nossos produtos e solicite seu orçamento!