Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Qual a diferença entre estabilizador e nobreak?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > Qual a diferença entre estabilizador e nobreak?
nobreaks-estabilizadores

Qual a diferença entre estabilizador e nobreak?

Você muito provavelmente já ouviu falar de nobreak e de estabilizador, certo? Talvez até acredite ser o tipo de produto essencial, e, realmente, são materiais elétricos incríveis. No entanto, muita gente ainda não sabe suas funções ou a diferença entre eles.

Hoje, iremos lhe explicar mais sobre como nobreaks e estabilizadores podem ser úteis e detalhar suas diferenças para não errar na hora da compra. Sendo assim, bora pra matéria!

Nobreak – O que é?

Para quem costuma usar muito o computador ou certos tipos de material elétrico, saiba que é o tipo de produto essencial para se ter em sua casa, escritório ou empresa.

Basicamente, a função do Nobreak é proteger seu computador (ou outros equipamentos) em casos de queda de energia e ainda mantê-lo ligado por um curto período de tempo (algo em torno de 15 minutos), garantindo que seja possível salvar trabalhos importantes.
nobreak

Estabilizador – O que é?

Em resumo, o estabilizador é praticamente um nobreak sem a função de manter o computador ligado após a queda de energia. Em outras palavras, podemos dizer que é um nobreak com uma “função a menos”.

Neste momento, talvez você se pergunte “ok, então por que eu teria um estabilizador no lugar de um Nobreak?”, e é isso que veremos abaixo.

estabilizador

Nobreak – Vantagens

Como dito anteriormente, o nobreak possui uma função a mais que o estabilizador, portanto, é muito comum ser mais procurado. Abaixo, confira algumas vantagens do produto:

  • Proteção do computador e outros tipos de material elétrico em casos de queda de energia;
  • Proporciona uma “bateria reserva”, deixando o computador ligado por alguns minutos. Tal função torna possível o salvamento de arquivos importantes;
  • Aumenta o tempo de vida dos componentes, ao passar uma “energia limpa” e evitar danos relacionados a quedas de energia.

Apesar de permitir que computadores permaneçam ligados, saiba que isso não é tudo para definir qual produto comprar. Agora que você conheceu o nobreak, vamos falar um pouco sobre as vantagens do estabilizador!

nobreak

Estabilizador – Vantagens

Seguindo uma lógica de proteção semelhante ao seu “concorrente”, aqui falaremos das vantagens do estabilizador em relação ao nobreak e não num contexto geral (afinal, são bem semelhantes). Sendo assim, temos:

  • Tamanho e peso menores em relação ao nobreak. Isso acontece pelo fato do nobreak possuir bateria interna;
  • Falando em bateria interna, a bateria do nobreak tem, em média, uma vida útil de 3 anos. Pensando por esse lado, você economiza ao não precisar trocar uma bateria do estabilizador;
  • Preço mais acessível;
  • Mais recomendado para aqueles que utilizam o computador apenas de maneira mais casual, como acessar sites ou ver vídeos.

 

Assim, fica claro que, apesar de nobreaks parecerem mais vantajosos de início, os estabilizadores proporcionam mais leveza e menor preço. Ou seja, na hora da compra, tudo vai depender de suas necessidades.

Ok, mas todo estabilizador e nobreak são iguais?

Basicamente, os estabilizadores tendem a variar em qualidade dependendo da marca, mas em geral, seguem a mesma linha.

Já os nobreaks são divididos em 3, sendo eles:

  1. Nobreak Standby/Offline: O mais básico do mercado, pode não conter medidas de proteção contra surtos. Geralmente, por ser mais acessível, é muito utilizado em residências e escritórios (veja alguns produtos para casa e escritório aqui)
  2. Nobreak Interativo: Semelhante ao modelo offline, o nobreak interativo estabiliza a tensão antes de distribuí-la aos aparelhos conectados, proporcionando maior segurança.

Nobreak Online: O mais completo do mercado, o nobreak online permanece com o inversor sempre ativo, fazendo dupla conversão! Para ficar mais fácil de entender, é o tipo de produto essencial para manter aparelhos que necessitam de energia contínua, como data centers, equipamentos de hospitais, servidores etc.

Nobreaks e estabilizadores – Não se esqueça disso!

Mencionamos mais o contexto geral do uso destes equipamentos, ou seja, computadores. No entanto, vale lembrar que eles suportam uma série de materiais elétricos!

Exatamente, apesar de seu foco principal ser o computador, nobreaks e estabilizadores suportam material elétrico de diversos tipos, afinal, sua função é proteger equipamentos de possíveis danos relacionados a queda de energia.

Vale lembrar que ambos os aparelhos suportam cargas elétricas de 110v ou 220v, então não se preocupe tanto com seu tipo de instalação elétrica ou material elétrico a ele ligado. Aproveite e leia nosso post sobre a diferença entre 110V e 220V.

 

E onde posso comprar esses produtos?

Tanto o nobreak quanto o estabilizador são ótimos e extremamente recomendáveis. Nós da JMC proporcionamos estes produtos, e você pode dar uma conferida em nossos nobreaks, e ver qual se encaixa mais no seu perfil!

E aí? Curtiu nossos produtos? Você pode dar uma olhada em nossos materiais elétricos e ver o que mais está precisando!

Os equipamentos são semelhantes, porém, cada um apresenta suas vantagens e desvantagens em relação ao outro. Esperamos que tenha entendido mais sobre o assunto, e, se quiser saber mais sobre materiais elétricos, confira nosso blog, conheça nossos produtos e solicite seu orçamento!