Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Iluminação para sala

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > Iluminação para sala

Iluminação para sala

Quem não gosta de uma boa iluminação em casa? Usar as lâmpadas corretas nos locais certos sempre deixa o ambiente melhor, e a iluminação para sala é uma das mais importantes na residência!

Hoje nós vamos dar algumas dicas bem bacanas para deixar sua sala com aquela iluminação bonitona, fugindo do padrão de sempre. Então,  prepare-se, aconchegue-se e bora ver as dicas:

1 – Escolha bem o tipo de lâmpada

O primeiro ponto é entender sobre as cores de luz. Dando uma resumida, podemos dizer que a luz branca é mais recomendada para ambientes onde exigem mais concentração ou esforço, enquanto a luz amarela é excelente para locais de descanso.

Se você é do tipo que prefere economizar e não se espantar na hora de ver a conta de luz, a lâmpada mais recomendada é a de LED amarela! Econômica, durável e com ótima iluminação para sala.
iluminação para sala

2 – Luminárias fazem a diferença

Agora que você sabe o tipo de lâmpada mais adequado, que tal complementarmos falando um pouco de luminárias?

O uso de lustres e arandelas pode deixar o ambiente muito elegante, principalmente para sala de jantar, mas tome cuidado, afinal, lustres muito grandes são mais recomendados para sala onde o teto é mais alto.

Se você possui um teto mais baixo, principalmente na sala de estar, o uso de luminárias de embutir pode ser uma opção excelente, bonita e muito prática.

Vale lembrar que, dependendo da decoração, abajures também acabam se tornando uma ótima escolha.iluminação para a sala

3 – Iluminação Direta ou Indireta?

Muita gente fica em dúvida na hora de optar pelo tipo de iluminação para cada cômodo. Claro, isso é super normal, afinal, ninguém é obrigado a saber como iluminar todos os cantos da casa, não é mesmo?

Na sala não é diferente, e a dúvida é a mesma: usar iluminação direta ou indireta?

O mais aconselhável neste caso é utilizar uma iluminação mista, ou seja, uma luz central mais forte, que ilumine todo o ambiente e dê um clima mais “acolhedor”, ao mesmo tempo que não se dispensa a iluminação indireta, dando foco na decoração e nos detalhes.

Alguns exemplos bem bacanas que podemos citar é o uso de uma Luminária Spot Direcionável ou o uso de LED tubular, que mesclam as iluminações e deixam um clima mais aconchegante.

iluminação para a sala

4 – Dê uma atenção geral no ambiente

Luminárias e lâmpadas específicas podem tornar a iluminação da sala bem melhor, no entanto, sempre dê aquela atenção geral no ambiente, prestando atenção alguns quesitos básicos, como, por exemplo:

  • Cor das paredes: Paredes muito escuras tendem a absorver mais a luz, enquanto paredes claras acabam a distribuindo melhor. Além disso, a cor das paredes pode parecer diferente, como, por exemplo, uma parede vermelha com iluminação amarela pode parecer alaranjada. Logo, caso você queira uma iluminação mais sofisticada e que traga estes efeitos com as cores, sugerimos você testar sempre que possível o resultado de diferentes luzes no tipo de fundo da sua sala.
  • Disposição dos móveis: Muitas vezes alguns objetos ou móveis acabam sendo peças-chave para tornar o ambiente mais agradável, e destacá-los (ou não) com a luz é essencial, podendo dar um clima completamente diferente ao local. Assim, se atente a colocá-los em locais que eles possam contribuir com a iluminação. Um exemplo são estantes abaixo de luzes direcionadas, o efeito destaca o imóvel e principalmente a decoração que tiver nele!
  • Altura do teto: Como mencionamos anteriormente, a altura do teto pode estabelecer o tipo de luminária a se usar. Quando pensamos no uso de lustres grandes em tetos pequenos, por exemplo, além da decoração parecer “desproporcional”, a intensidade da luz poderá ser um incômodo.

Sempre preste atenção nestes detalhes, que muitas vezes parecem bobos, mas fazem uma diferença absurda.

5 – Tenha um bom projeto de iluminação

Existem 3 pontos ideais na hora de se definir um bom projeto de iluminação, sendo eles:

 

  • Valorização da decoração;
  • Ambiente agradável;
  • Intensidade correta.

 

Em resumo, ninguém quer ficar numa sala onde a intensidade da luz é tão forte a ponto de sentir dores de cabeça. Ao mesmo tempo, todos querem sentir que estão em um ambiente confortável e, claro, que a decoração está fazendo a diferença.

Sendo assim, um bom projeto de iluminação para sala deve ser elaborado com base nesses 3 quesitos.

iluminação para a sala

Dica bônus: Fale com a JMC

A verdade é que entender tudo sobre iluminação leva bastante tempo e, mesmo com nossas dicas, pode ser que você se perca em um momento ou outro. Mas relaxe, a JMC está aqui para ajudar você.

Oferecemos uma grande variedade de materiais elétricos, principalmente os voltados para iluminação e decoração. Vale lembrar que a JMC também realiza parceria com arquitetos e, por isso, dispõe uma gama de produtos ideal para qualquer canto de sua casa.

Se estiver com dúvidas sobre a iluminação para sala ou outros cômodos de sua residência, não se preocupe, ok? Você pode entrar em contato conosco, ficaríamos felizes em poder ajudá-lo.

materiais elétricos

A iluminação para sala é um grande desafio, afinal, é um dos locais onde mais se passa o tempo em casa, principalmente na hora de descansar, né?

Esperamos que tenha gostado de nossa matéria e entendido mais sobre o assunto. Estamos sempre atualizando nosso blog com algumas dicas nesse estilo, dê uma conferida lá! Aproveite também para entrar em contato e conhecer nossos produtos, será um prazer atender você!