Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Obsolescência Programada das Lâmpadas

JMC Elétrica - Material Elétrico > Economia  > Obsolescência Programada das Lâmpadas

Obsolescência Programada das Lâmpadas

Obsolência Programada é uma prática industrial que surgiu na década de 1920 pelo então presidente da General Motors Alfred Sloan. Essa prática tem como objetivo aumentar o consumo através da rápida depreciação do bem de consumo, seja por causa de sua aparência ou funcionamento.

A Obsolescência programada foi e ainda é utilizada largamente em vários setores industriais, desde o setor automobilístico até ao desenvolvimento de softwares.

No mercado de material elétrico não foi diferente. Quando Thomas Edison inventou a lâmpada em 1879, em pouco tempo a mesma foi capaz de durar 1.500 horas. Em 1911 o mercado já via lâmpadas com duração de 2.500 horas sendo produzidas. Em 1924 o surgimento do Phoebus cartel formado pelos grandes players do mercado na época, limitaram a produção de lâmpadas com duração de até 1.000 horas. Se as empresas participantes do cartel produzissem lâmpadas que durassem mais do que 1.000 horas elas receberiam uma multa.

A monopolização do cartel durou pouco tempo. Em 1931, os escandinavos produziram lâmpadas a um preço mais baixo e com maior duração.

Em Livemore, na Califórnia, no quartel de bombeiros, existe uma lâmpada que está funcionando, que está funcionando, há mais de 100 anos. Acredite, em 2001 fez um século.

Atualmente podemos considerar que as lâmpadas incandescentes são obsoletas, considerando que aproveita-se apenas 5% da sua energia gerada, sendo o restante apenas calor.  Elas sairão de cena até 2016, graças a uma portaria dos Ministérios de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia e Indústria e Comércio, expedida em Janeiro de 2011 visando diminuir o consumo de energia.

As fluorescentes compactas são cerca de cinco vezes mais eficientes e tem uma vida útil de três a dez vezes maior que as incandescentes. Já as lâmpadas de LED são cerca de 6,5 vezes mais eficientes, além de durarem de 25 a 50 vezes mais.

O consumidor certamente ganhará com a medida, pois a economia em energia elétrica poderá ser sentida no bolso.

Fuja da obsolescência e adquira lâmpadas de LED para sua casa, indústria ou escritório. Consulte aqui os modelos de lâmpadas disponíveis no mercado.

O LED vem se mostrando a melhor e mais econômica Lâmpada do mercado. Clique aqui para descobrir seus benefícios.
Clique aqui para conhecer outros tipos de Lâmpadas e descubra a melhor para sua casa.