Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Como manter a segurança de crianças em casa

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > Como manter a segurança de crianças em casa
segurança-das-crianças

Como manter a segurança de crianças em casa

Todos os dias, suas crianças podem estar expostas ao perigo! Isso se deve ao fato de que, apesar de todo o cuidado que tomamos, alguns detalhes que costumamos deixar de lado podem vir a ser extremamente prejudiciais.

Vamos combinar, cuidar de crianças não é fácil, sejam os filhos, sobrinhos ou netos. Afinal, elas estão sempre descobrindo o mundo e ganhando a primeira visão de tudo. Por essas e outras razões, é comum se depararem com situações em seus próprios lares e condomínios, onde acabam se envolvendo com acidentes em casa. Pensando nisso, em comemoração ao Dia das Crianças, separamos para você diversas dicas para aumentar a segurança das crianças nos lares.

cuidado-com-criança

1 – Sala

Normalmente, a sala é o local onde as crianças mais ficam, seja pelo conforto do sofá, seja para assistir a desenhos na televisão. Pelo fato de ficarem muito tempo neste local, é muito comum estarem vulneráveis a possíveis acidentes, logo, tenha em mente que:

  • Cuidado com as luminárias! Abajures e outras luminárias podem cair facilmente caso não sejam acoplados. Prefira mantê-los em locais altos ou posicione móveis em frente às tomadas para evitar acidentes;
  • Uma boa decoração pode fazer toda a diferença, é verdade, mas tome cuidado com persianas ou outros tipos de cortinas com puxadores, pois elas podem ocasionar enforcamentos e outros acidentes em casa;
  • Procure deixar a televisão em locais altos ou com suportes para não caírem facilmente;

Deixe fios elétricos enrolados e guardados, afinal, crianças podem tropeçar neles a qualquer momento. E, lembre-se, fios de qualidade são essenciais, pois duram mais e evitam diversos acidentes. Confira aqui os melhores do mercado! E, se quiser saber mais ainda, leia nosso artigo sobre qual é o melhor cabo.

segurança das crianças

2 – Cozinha

Apesar de passarem menos tempo na cozinha, acredite, é sem dúvidas o cômodo que mais apresenta riscos. Isso acontece porque na cozinha há diversos objetos pontiagudos (como facas e garfos), alimentos, além da presença de fogões e eletrodomésticos capazes de causar acidentes em casa. Portanto, é fundamental ter em conta que:

  • Microondas não é brinquedo! Cuidado para não deixar crianças esquentando alimentos a todo momento ou, pior, colocando aparelhos elétricos e outros objetos como uma “brincadeira”. Além disso, verifique constantemente se os aparelhos locais não possuem mau contato;
  • Água e eletricidade não combinam. Cuidado com os equipamentos eletrônicos que ficam próximos à pia, já que o risco de acidentes é enorme.
  • Tenha a instalação certa. Cuidado para não manter as tomadas muito expostas e próximas a torneiras. Isso é bem comum nas casas, e o risco aumenta.

tomadas

Lembre-se de garantir bons materiais elétricos, entendemos do assunto! Cada equipamento faz a diferença, e é nosso dever auxiliar você a cuidar melhor da sua casa. Entre em contato e conheça nossos materiais elétricos! Continue lendo e veja mais à frente nossas dicas bônus!

3 – Banheiro

Novamente, aqui será muito importante prezar pela segurança das crianças, visto que é extremamente comum a presença de produtos que as podem prejudicar, logo:

cuidados eletricos

  • Cuidado com os chuveiros! Apesar de serem altos e de frequentemente as crianças tomarem banho com os pais, alguns modelos possuem ajuste de temperatura acoplados na parede, que, caso esteja ao alcance, pode ser modificado muitas vezes durante o banho, queimando o aparelho e podendo causar acidentes.
  • Seguindo a dica anterior, lembre-se: Instale corretamente uma ducha de banho! É muito mais difícil de ser instalada que chuveiros tradicionais, podendo ser prejudicial tanto para criança quanto para você! Tenha materiais elétricos de qualidade, pois o barato sai caro.
  • Utilize sensores de presença! Banheiros podem estar constantemente molhados, por isso, o risco de escorregar ou se machucar na ausência de luz é alta. Além de economizar na conta de luz, o sensor de presença evita que casos assim aconteçam.

sensor-de-presença

  • Mantenha a porta do local fechada sempre que possível. Crianças podem se acidentar muito facilmente quando sozinhas no banheiro;
  • Deixe qualquer aparelho elétrico o mais longe possível, pois os riscos de choque com corpo molhado são imensos.

4 – Quarto Infantil

Apesar de muitas crianças dormirem sozinhas apenas quando estão um pouco maiores, há também aquelas que o fazem desde bem pequenas. Independentemente disso, todo cuidado é pouco e, por isso, devemos sempre reforçar as medidas de segurança, então:

  • Assim como as dicas da sala, tome cuidado com as luminárias, pois são ainda mais comuns nos quartos. Além disso, procure proteger bem as tomadas e interruptores, evitando assim possíveis choques;
  • O uso do benjamim deve ser pouco! Às vezes, principalmente para ligar videogames, é comum fazer um emaranhado de fios e depender do benjamim. Saiba que isso é capaz de dobrar a temperatura e colocar além dos aparelhos em risco, sua casa também.

material-eletrico

Lembre-se de que estas dicas são válidas também para um quarto de adulto, principalmente se a criança frequentar bastante este cômodo.

Dicas Extras

Embora as dicas anteriores sejam específicas para cada tipo de cômodo, devemos tomar algumas medidas de segurança extras para não haver acidentes em casa. Saber utilizar os materiais elétricos na sua casa é garantir segurança das crianças e conforto, sendo assim, veja nossas dicas bônus:

  • Preste atenção na instalação elétrica! Qualquer choque é perigoso, por isso é importante utilizar fios adequados e sempre se prevenir da melhor maneira possível. Lembre-se de que instalações de 220V dão choques duas vezes mais fortes que as de 110V, logo, redobre o cuidado nesse caso.
  • Deixe as escadas internas sempre com grades, para evitar acidentes graves. O uso do sensor de presença nesses casos são uma boa solução!
  • Encape corretamente os fios soltos de instalações elétricas, pois podem causar choques e queimaduras;
  • Seguindo a dica anterior, procure utilizar protetores de tomada, pois novamente reduzem os riscos de choque e outros acidentes relacionados;
  • Tome cuidado com a iluminação! Pode parecer simples, mas, acredite, uma má iluminação pode prejudicar muito, principalmente se for muito forte ou muito fraca, aumentando os riscos de acidentes.

Agora, pensando na segurança das crianças, coloque nossas dicas em prática e lembre-se de que as crianças estão aos poucos descobrindo o mundo e de que cabe a você tornar essa experiência a melhor possível!

segurança das crianças