Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Como utilizar o aquecedor de forma segura?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Aquecedor  > Como utilizar o aquecedor de forma segura?
Aquecedor

Como utilizar o aquecedor de forma segura?

Embora o Brasil seja um país tropical famoso pelo seu calor intenso, nossos invernos podem ser bastante frios, com algumas madrugadas alcançando temperaturas incrivelmente baixas. Em Julho, São Paulo chegou a registrar temperaturas de até 7,4 ºC!

Aquecedor

Em situações como essa, o agasalho nem sempre dá conta, não é mesmo? É nesse momento que o aquecedor vem a calhar! Capazes de deixar sua casa mais quentinha e aconchegante em pouco tempo, esse tipo de material elétrico é muito útil nas épocas mais frias do ano. No entanto, há vários cuidados que devem ser tomados ao usar aquecedores em casa.

Pensando nisso, o tema da conversa de hoje será sobre os tipos de aquecedores e os cuidados a se tomar com esses aparelhos! Então, antes de comprar seu aquecedor na JMC, confira essas informações que separamos especialmente para você!

 

Quais os tipos de aquecedores disponíveis no mercado?

Aquecedor

Na hora de passar na loja de material elétrico, você certamente irá se deparar com diversos tipos de aquecedor. Para ajudar em sua escolha, iremos detalhar o que cada um faz, confira!

Aquecedor Incandescente ou Irradiador: geralmente o tipo mais barato, porém consome bastante energia elétrica. Seu processo de aquecimento é muito rápido, porém o calor fica mais concentrado em volta da resistência, não se dissipando muito bem pelo espaço.

Por conta do seu poderoso aquecimento, esse modelo não deve ficar em locais com muita umidade ou perto de outros objetos. Seu uso não é recomendado em ambientes onde há crianças ou animais de estimação, pois ele resseca o ar facilmente. Este aparelho é leve e bastante silencioso!

 

Aquecedor Cerâmico: esse modelo de aquecedor elétrico também tem a resistência visível, porém sua grade de proteção é de cerâmica, o que, com a ajuda de uma ventoinha, propaga o calor de forma mais uniforme.

Costuma fazer um pouco de barulho, similar a alguns aparelhos de ar-condicionado. Há modelos portáteis e acopláveis à parede.

 

Aquecedor a óleo: é um aquecedor elétrico que usa a corrente elétrica para aquecer o óleo em seu interior que, por sua vez, circula aquecendo os tubos de metal do aparelho e emanando calor. Como o ar não entra em contato com a resistência, esse material elétrico não resseca o ambiente.

Sua distribuição de calor é uniforme em todo o ambiente. Além disso, o óleo não precisa ser trocado. Há modelos que dispõem de termostato para regular a temperatura automaticamente.

Embora bastante silencioso, geralmente é o tipo mais caro. Este tipo de aquecedor elétrico requer ainda mais cuidado no manuseio, pois suas partes aquecidas ficam expostas, causando risco de queimaduras.

 

Aquecedor Gabinete (ou Termoventilador): aqui o calor também é gerado por meio de resistências incandescentes, porém ficam em gabinetes fechados. Esse material elétrico dissipa o calor por meio de um ventilador, alcançando uma área maior!

Normalmente vêm com reguladores de temperatura, permitindo maior conforto. Além disso, é bastante leve, porém seu consumo energético é um pouco mais alto em comparação aos irradiadores. Podem ser usados em locais com maior umidade, como banheiros.

 

Aquecedor a gás: mais robusto que os outros modelos, este aquecedor precisa estar conectado a uma fonte de gás, como um botijão.

Por conta da queima de gás, esse equipamento é contraindicado para áreas pequenas ou que disponham de pouca ventilação, sendo ideal para ambientes grandes e com poucas divisórias, como restaurantes.

Conta com um termostato que liga e desliga o aparelho automaticamente, garantindo uma temperatura constante.

Caso ainda tenha dúvidas quanto a qual modelo de aquecedor comprar ao passar na loja de material elétrico, os mais recomendados são o Incandescente e o Termoventilador, por conta do baixo custo de aquisição, consumo energético moderado, facilidade de deslocamento e, principalmente, por sua efetividade!

 

Principais erros que as pessoas cometem ao usar aquecedor

Aquecedor

Quer saber o que não fazer ao adquirir ou instalar seu aquecedor? Confira!

– Não deixe o aquecedor próximo a cortinas ou lugares com água, como pias, tanques e chuveiros;

– Nunca ligue outros materiais elétricos na mesma tomada do aquecedor. Desta forma, você evita queda de energia, curto-circuito e riscos de incêndio;

– Nunca seque roupas, calçados ou qualquer outro objeto sobre o aquecedor;

– Jamais utilize-o por muito tempo sem nenhuma circulação de ar, isso faz mal à saúde e prejudica sua respiração! Recomenda-se que em ambientes com o aquecedor ligado, sempre se mantenha uma janela ou porta aberta para ventilação e circulação do ar para evitar aquecimento excessivo;

– Não desligue o aquecedor diretamente na tomada, pois isso pode queimar o aparelho. O indicado é sempre desligá-lo pelo botão e, somente quando estiver frio, removê-lo da tomada.

 

Dicas de como usar o aquecedor de forma correta

Aquecedor

Agora que você já sabe o que não fazer, aqui vão algumas dicas que podem melhorar sua experiência com esses materiais elétricos tão úteis!

1 – Caso o seu aquecedor resseque muito o ar, é bastante válido usá-lo em conjunto com um umidificador de ar;

2 – Limpe o filtro do seu aquecedor nos períodos especificados pelo fabricante. Isso evita o acúmulo de fungos, bactérias e outros micro-organismos que podem causar doenças transmitidas pelo ar;

3 – Não deixe o aquecedor ligado se o ambiente estiver vazio, pois gera um consumo de energia alto, elevando desnecessariamente a conta de luz;

4 – Evite deixar o aparelho ligado por muitas horas. Quando não estiver fazendo uso do aquecedor, abra a casa para permitir a circulação do ar!

 

Aquecedor na JMC: melhores preços e materiais elétricos de qualidade!

Aquecedor

A JMC é uma loja de material elétrico com muita experiência no ramo! Trabalhamos com materiais elétricos de qualidade, tudo com os melhores preços! E como tudo que está bom pode melhorar, também fazemos parcerias com eletricistas, arquitetos, engenheiros e muitos outros profissionais para providenciar ofertas ainda melhores! É por isso que procurar por aquecedor na JMC é a melhor escolha! Interessado em nossos produtos? Faça um orçamento conosco!

Gostou de saber mais sobre aquecedores? Fique atento ao blog da JMC para não perder nenhuma dica! Siga também nossa página no Facebook! Até mais!