Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Veja como escolher e manter interruptores e tomadas

JMC Elétrica - Material Elétrico > Decoração  > Veja como escolher e manter interruptores e tomadas

Veja como escolher e manter interruptores e tomadas

Úteis e funcionais, interruptores e tomadas são itens essenciais em qualquer edificação. Na hora de adquiri-los, toda atenção é necessária para que se opte não apenas pela beleza, mas também pela eficiência e segurança. Mas o que o consumidor deve saber para escolher o produto mais adequado?

“O ideal é que alguns cuidados sejam tomados desde a elaboração do projeto construtivo e arquitetônico. Tomadas e interruptores estão diretamente relacionados à segurança e ao conforto dos usuários do imóvel”, explica Roberto Aimi, diretor da empresa Tramontina Materiais Elétricos.

A quantidade e localização dos mesmos devem ser compatíveis com a capacidade das instalações elétricas gerais da construção e com as necessidades de seus usuários. Como regra geral, devem estar próximos das portas, pias e bancadas de trabalho (no caso de banheiros, cozinhas e áreas de serviço). Mas, vale lembrar que o projeto deve prever tomadas para uso esporádico, como ligar o aspirador de pó e os carregadores de celulares, games e tablets, tendo em vista que as pessoas utilizam cada vez mais produtos elétricos e eletrônicos.

Estilo acompanha a decoração

Apesar de serem produtos funcionais, os interruptores podem fazer toda a diferença na decoração. De tamanhos, cores, desenhos e texturas variados, esses produtos podem oferecer um toque a mais na ornamentação dos ambientes.

O primeiro fator a ser considerado é a cor das paredes, portas e rodapés. Em geral, indica-se que a cor das placas e espelhos acompanhe a tonalidade das paredes. No entanto, há projetos onde o contraste é uma marca. Neste caso, siga o tom do rodapé ou das portas para obter um conjunto harmonioso.

img_1_32_1204

Se a intenção é diversificar os ambientes, não há problema. A casa toda não precisa ser igual. Apenas tome o cuidado de utilizar um único modelo em cada cômodo para que não haja excesso de cores e texturas e a decoração fique poluída.

O mercado já oferece produtos bastante fáceis de montar e que permitem liberdade de composição, a exemplo das linhas que apostam no conceito de modularidade de placas e interruptores. O sistema de encaixe rápido dos interruptores, com montagem frontal dos módulos, minimiza o tempo de instalação.

Na hora de limpar

A limpeza de interruptores e tomadas é simples, mas exige cuidados básicos para evitar a ocorrência de manchas nas paredes. Por isso, o ideal é utilizar apenas pano limpo e úmido, de preferência branco, e água. Ressalta-se, entretanto, que o pano não pode estar encharcado, com risco de molhar as partes energizadas e causar acidentes.

Fonte: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-32–9-20130207