Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Chega de mau contato!

JMC Elétrica - Material Elétrico > Sem categoria  > Chega de mau contato!

Chega de mau contato!

O NOVO MODELO DE TOMADAS GARANTE MAIOR EFICIÊNCIA E SEGURANÇA

O funcionamento correto dos produtos eletroeletrônicos utilizados nas casas e escritórios exige plugues, tomadas e interruptores que garantam segurança às instalações e aos consumidores. Desde janeiro de 2010, um novo padrão oficial de tomadas foi adotado no Brasil, o NBR 14136. A venda de outros tipos de tomada é proibida pelo Inmetro desde esta data.

Antes da padronização, o consumidor se deparava com cerca de vinte tipos diferentes de plugues e tomadas. Com o novo padrão, os plugues passaram a ter dois ou três pinos redondos, e as tomadas, formato sextavado com três orifícios. Esse novo formato reduz o risco de choques elétricos porque dificulta o contato do dedo com a corrente elétrica.

 

tomadas 1

Padronização das tomadas

 

Também conhecido como plugue de três pinos, o 2P+T deve ser utilizado em aparelhos que necessitam de aterramento, como ar-condicionado, refrigeradores e computadores, uma vez que o terceiro pino realiza a ligação com o fio terra, evitando que o consumidor sofra um choque elétrico ao ligar aparelhos que estejam em curto-circuito.

 

img_tomada1a

 

img_tomada1b

 

Em função do rebaixo existente na configuração desta tomada, evita-se o contato com as partes energizadas dos plugues, fato este muito comum quando um plugue está parcialmente inserido na tomada ou quando ocorre uma inserção unipolar deixando um dos pinos energizado exposto ao contato do usuário.

 

tomadas 3

 

 

Outro cuidado é o de instalar tomadas com corrente elétrica adequada aos produtos que serão utilizados, evitando sobrecarga e aquecimento. Eletrodomésticos mais comuns, como televisores, rádios e computadores, consomem no máximo 10A. Já as tomadas de 20A recebem os equipamentos que apresentam potências elevadas, como micro-ondas, aquecedor, condicionador de ar e máquina de lavar louça.

 

Dica importante: É fundamental que todos os pontos de energia estejam previstos no projeto de instalação elétrica, que dimensionará o sistema de energia – quadro de distribuição, fios e cabos, conduítes, disjuntores e tomadas – para que não haja sobrecargas ou curtos circuitos.

Todo este esforço tem um só objetivo: aumentar a segurança dos usuários das tomadas, reduzindo o risco de choques elétricos, mal contato e desperdício de energia elétrica.

A JMC oferece as melhores opções em materiais elétricos.  Faça um orçamento conosco e tenha o melhor custo benefício.