Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Como Economizar Energia com essas 5 Dicas no Verão

JMC Elétrica - Material Elétrico > Economia  > Como Economizar Energia com essas 5 Dicas no Verão
materiais eletricos

Como Economizar Energia com essas 5 Dicas no Verão

O verão está chegando, e, com ele, viagens, datas comemorativas, festas e muito mais estão por vir! Apesar disso, nem tudo é mil maravilhas, afinal, é nessa época que consumimos cada vez mais e buscamos cada vez menos economizar energia.

Seja pelo ar condicionado ou ventilador ligado o dia todo, banhos mais demorados para se refrescar, freezers e geladeiras utilizando mais potência para gelar alimentos, o fato é: consumimos energia demais! Porém, não se preocupe, nossa matéria foi feita especialmente para você que quer economizar. Confira 5 dicas incríveis de como economizar energia:

 

1- Ar condicionado

ar condicionado

Já começando com o item que sem dúvida exige muita energia, é até difícil pensar em deixá-lo desligado, principalmente quando certas regiões do Brasil ultrapassam 40ºC.

Saiba que, quando falamos sobre como economizar energia, não necessariamente nos referimos a deixar de usar algo que goste, tão pouco queremos dizer que o uso destes produtos irá acarretar uma economia de energia, mas sim a como não tornar exorbitantes os gastos com cada um.

Sendo assim, tenha em mente que ao utilizar o ar condicionado, você deve deixar portas e janelas fechadas. Isso se deve ao fato de que, quando abertas, podem fazer o ar frio sair e mais ar quente entrar, ou seja, o ar condicionado não só irá puxar mais energia como também precisará ficar mais tempo ligado, visto que, ao desligá-lo, rapidamente o local aquecerá de novo.


 

 

2- Chuveiro

chuveiroQ

Quem não gosta de tomar banhos longos no verão? Água caindo no corpo, nos refrescando, eliminando todo o suor… enfim, é uma maravilha! Infelizmente, não podemos exagerar no banho, então algumas dicas simples podem lhe proporcionar uma economia de energia.

O primeiro aspecto é deixar em “Verão” nas opções do chuveiro, visto que pode consumir cerca de 30% de energia a menos do que na opção “Inverno”. Se gostar de um banho gelado quando o calor estiver insuportável, é possível até deixar na opção “desligado”, economizando ainda mais.

Outro ponto interessante que podemos mencionar é em relação à resistência do chuveiro. Aconselhamos a utilizar somente a resistência original para não danificar o aparelho. Evite gambiarras, pois você pode sair no prejuízo.

Você também pode optar por utilizar um chuveiro econômico. Se estiver em dúvida, leia nossa matéria sobre como escolher o melhor chuveiro elétrico!

3- Ventilador

ventilador

 

Sendo a salvação para quem não tem ar condicionado, os ventiladores são nossos companheiros para os momentos mais quentes do verão. Buscando uma forma de como economizar energia, ventiladores tendem a ser até mais procurados.

Nossa dica é aproveitar os ventiladores de tomada, visto que ventiladores de teto podem consumir muito mais energia. Aproveite e confira nossa matéria sobre o ventilador certo para sua casa!

 

 

 

 

 

4- Lâmpadas LED

como economizar energia

Já mencionamos diversas vezes as vantagens das lâmpadas LED, certo? Além de durarem muito mais que as incandescentes, consomem por si só muito menos energia.

Como se já não bastasse, elas ainda não propagam calor! Então, se você procura maneiras de como economizar energia, tenha em mente que as lâmpadas LED ajudam no verão, inverno, outono e primavera.

Lembre-se de que possuímos diversos produtos para iluminação e decoração, incluindo lâmpadas LED, e você pode conferir aqui!

 

 

 

 

 

5- Geladeira

material elétrico

Aqui não há jeito, no calor os alimentos tendem realmente a esquentar mais e gelar menos. Dessa forma, a única saída parece ser aumentar a potência da geladeira, certo?

Bom, você venceu, realmente é uma das únicas soluções! Mas, calma, isso não quer dizer que não seja possível economizar!

Dentre algumas dicas que oferecemos, a primeira é: não abra excessivamente a porta da geladeira! Se for fazer um lanche, por exemplo, pegue todos os ingredientes necessários de uma só vez, evitando o consumo de energia desnecessário.

Outra dica bem legal é evitar deixar a geladeira próxima ao fogão, visto que o calor propagado deste pode fazer com que a geladeira exija mais de sua potência para gelar adequadamente os alimentos.

 

 

 

Dicas Extras

Se você procura maneiras de como economizar energia não só no verão, mas durante todo o ano, separamos algumas dicas rápidas aqui, confira:

  • Evite deixar aparelhos em Stand By como video-games, DVD’s e computadores. O ideal é desligá-los;
  • Procure utilizar produtos econômicos e duradouros. Apesar de o custo inicial parecer desnecessário (ou elevado), a longo prazo podem lhe trazer uma grande economia de energia;
  • Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa. Pode parecer chato e quase ninguém faz, mas seu bolso agradece na hora que chega a conta de luz;
  • Utilize mais a energia solar! Você não precisa de tetos especiais nem nada do tipo, apenas, quando possível, deixe portas e janelas abertas para evitar deixar as luzes ligadas. Aproveite e veja nossa matéria sobre a importância da energia solar;
  • Desligue o que não usa! Parace uma dica boba, mas é essencial. Desligar aquilo que não está em uso, desde um pisca-pisca de uma árvore de natal enquanto todos dormem até uma televisão enquanto ninguém a assiste podem ajudar muito a economizar energia;
  • Secadoras são dispensáveis. Pelo menos no verão, logo, opte por deixar roupas no varal ou a louça em um escorredor.

como economizar energia

Estas foram as nossas dicas de como economizar energia no verão. Esperamos que o tenha ajudado bastante e possa dar aquela reduzida na conta no fim do mês. Se quiser saber mais do assunto, confira nossas matérias, procure por nossos produtos (que podem lhe render uma boa economia) e solicite seu orçamento!