Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Boas medidas para evitar acidentes

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > Boas medidas para evitar acidentes
material eletrico

Boas medidas para evitar acidentes

Somos rodeados por equipamentos e utensílios no nosso dia-a-dia que alguns até esquecemos que usamos. De forma automática nos habituamos a esquecer lâmpadas ligadas, tomadas em utilização em locais inapropriados, benjamins desnecessários… e por aí vai. Siga nossas dicas e evite que simples esquecimentos possam resultar em acidentes!

 

Reparos na instalação

Antes de tudo, sempre desligue o disjuntor antes que um profissional for realizar algum reparo na instalação elétrica! Quando o fusível “queimar” ou o disjuntor desarmar, desligue imediatamente a proteção geral e com a ajuda de um profissional, procure saber a causa. Se for algo com o fusível, peça para trocar o danificado por outro novo com e a mesma amperagem, jamais use moedas, arames ou quaisquer objetos metálicos no lugar dos fusíveis. Lembre-se: o barato sai caro, nada de tentar mexer com instalações sem um profissional!

 

Benjamins e Extensões
Podem parecer uma solução, porém é preciso um uso moderado dos benjamins e extensões. Muitos aparelhos ligados provocam uma sobrecarga que colocam todas suas instalações em risco, podendo resultar inclusive num curto circuito. O cuidado é redobrado quando o assunto é o estado dos materiais, não se esqueça que equipamentos, fios e demais materiais em mau estado não são seguros para sua instalação elétrica.

 

Água
A água é uma excelente condutora de eletricidade, logo, não deixe seus equipamentos elétricos em locais molhados. Saiba que para tudo há uma hora certa, quando estiver em contato com a água, não ligue um aparelho elétrico, faça uma coisa de cada vez. Se estiver com os pés e/ou as mãos molhadas, não toque nas partes metálicas dos aparelhos.

 

Trocando uma lâmpada
Quando for trocar a lâmpada, só segure-a pelo bulbo, não toque no soquete! Além do forte calor, o soquete ainda estará em contato com a energia. Parece simples mas por isso mesmo, pode ser facilmente esquecido. E lembre-se, mesmo uma lâmpada considerada fria, poderá estar um pouco quente na hora da troca, por isso, aguarde um pouco, caso a lâmpada tenha estado ligada por muito tempo.

 

Chuveiro
Jamais ajuste a intensidade da temperatura do chuveiro com ele ligado, só faça isso se tiver certeza que seu chuveiro é uma ducha inteligente. Sempre abra bem o registro do chuveiro, quanto menos água, mais ele irá se aquecer para esquentar essa água. Esse aquecimento pode danificar ou queima o chuveiro, ou no mínimo, sua resistência.

 

Atenção!
Caso você ligue torneiras e chuveiros elétricos e leve choque, com certeza existe algum problema de aterramento elétrico na instalação. Mantenha a manutenção em dia, principalmente para evitar outros estragos que uma chuva, por exemplo, pode causar.

Diversos equipamentos para a sua devida manutenção você encontra aqui na JMC! Conte conosco para sua segurança e também, para sua economia!