Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Curto-circuito: O que é e como evitá-lo

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > Curto-circuito: O que é e como evitá-lo
curto_circuito

Curto-circuito: O que é e como evitá-lo

O curto-circuito é um problema bastante comum no nosso dia a dia, podendo causar acidentes, incêndios e outras perdas que podem dar sérias dores de cabeça e, principalmente, doer bastante no seu bolso. Aqui você vai aprender com a gente o que é curto-circuito, quando ocorre um curto-circuito em uma instalação elétrica, o que fazer em caso de curto-circuito e quais os métodos de proteção contra curto-circuito.

 

curto-circuito

 

O que é curto-circuito e quando ocorre um curto-circuito em uma instalação elétrica?

 

Mas, afinal, o que é um curto-circuito? Calma lá, vamos explicar! Um curto-circuito é um aumento rápido na passagem de corrente elétrica, causando uma sobrecarga. A essa sobrecarga damos o nome de curto-circuito. Vamos imaginar: você consegue fazer 3 bolos em um dia sem se cansar. O que acontece se você passa a ter de fazer 12 bolos por dia? Você se sobrecarrega. Com os circuitos elétricos é igualzinho, só que as consequências variam desde tomadas e fios derretidos a aparelhos queimados ou até mesmo incêndios gravíssimos.
Quando a corrente elétrica que passa pela tomada e chega ao seu aparelho é maior do que ele consegue suportar, a energia em excesso é transformada em calor, podendo derreter o fio ou até mesmo a tomada. Ligar muitos aparelhos na mesma tomada, deixar fios desencapados e falta de manutenção no circuito elétrico podem causar um curto-circuito.
Quando ocorre um curto-circuito em uma instalação elétrica, podemos notar alguns sinais, como aquele cheirinho desagradável de queimado, tomadas manchadas de preto, lâmpadas queimando rápido demais, quedas de energia sem motivo aparente e sobrecargas causando o desarmamento do disjuntor.

 

O que fazer em caso de curto-circuito?

 

Agora você deve estar se perguntando o que fazer quando ocorre um curto-circuito em uma instalação elétrica. Em primeiro lugar, não se desespere! Se você identificou algum dos sinais acima, é importante que se encontre rapidamente o ponto do circuito elétrico que está causando o problema, para que não aconteça mais vezes, arriscando de acontecer algum acidente grave. Por isso mesmo, é bom saber quais instalações e tomadas estão em cada circuito da casa.

No caso do disjuntor, ligue-o de novo. Procure pelos sinais acima e desconecte os aparelhos que você desconfia que causaram o curto-circuito. Se o circuito elétrico voltar a funcionar, é capaz de ser um defeito em um dos aparelhos desconectados. Do contrário, pode ser que o circuito esteja recebendo eletricidade demais. Tente diminuir a carga tirando alguns aparelhos daquela tomada.

curto-circuito

Pode acontecer ainda de o circuito voltar a funcionar e o disjuntor falhar de novo. Nesse caso, o problema pode estar em algum aparelho que ainda está conectado ou no circuito em si. Se os problemas continuarem e você não se sentir seguro para fazer essas verificações, chame um eletricista de confiança!

 

Quais os métodos de proteção contra curto-circuito?

 

Já diz o velho ditado: melhor prevenir que remediar! O primeiro método é fazer uma manutenção elétrica de pelo menos 5 em 5 anos. Tenha cuidado também com a fiação elétrica! Fios velhos, desencapados ou em mau estado de conservação precisam ser trocados assim que possível por materiais de qualidade a fim de evitar acidentes. Evite também ligar muitos aparelhos na mesma tomada (estamos de olho nesse benjamin – também conhecido como adaptador T – com três aparelhos aí, hein!). Embora “conveniente”, colocar equipamentos demais numa só tomada pode aumentar a chance de curto, o que pode danificar seus equipamentos e causar um baita prejuízo ou, pior, transformar a sua casa ou escritório numa churrasqueira que precisa do corpo de bombeiros para ser apagada. Evite também instalar tomadas perto de locais onde há água – água e eletricidade não combinam! Outros cuidados envolvem também não deixar cortinas e tapetes em contato com fios e tomadas, pois eles podem pegar fogo quando ocorre um curto-circuito em uma instalação elétrica; remover os aparelhos das tomadas em caso de oscilação de energia e desligar todos os aparelhos elétricos  ou até mesmo toda a rede elétrica da casa quando for viajar. É importante também ficar atento quando o disjuntor desarmar com frequência – isso não é um bom sinal, chame um eletricista para fazer a manutenção da sua rede elétrica caso isso ocorra.curto-circuito

Agora que você já está ligado no que é curto-circuito, quando ocorre um curto-circuito em uma instalação elétrica, o que fazer em caso de curto-circuito e quais os métodos de proteção contra curto-circuito, venha fazer seu orçamento com a JMC! Temos tomadas, disjuntores e cabos da melhor qualidade nos melhores preços para sua casa ou escritório. Visite também a nossa página no Facebook!