Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Dicas de iluminação de loja

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > Dicas de iluminação de loja
iluminação de loja

Dicas de iluminação de loja

Uma loja bem iluminada, independentemente de qual seja seu segmento, pode até mesmo aumentar as vendas. Sim, a iluminação de loja, feita de maneira correta, tem muitos benefícios!

Hoje, iremos dar algumas dicas bem bacanas para que sua loja fique com aquela iluminação incrível e, claro, possa deixar suas vendas ainda melhores!

 

Por que é importante ter uma boa iluminação?

Antes de tudo, acredite, iluminação de loja é algo sério! Mas vamos por partes, é bem fácil de entender os motivos. Separamos 3 em especial que vão ajudá-lo a entender:

  1. Sensação: Prezar por uma boa sensação no ambiente é essencial. O que isso quer dizer? Simples, em casos onde a luz é muito intensa, tanto os clientes quanto os que trabalham na loja podem ter dores de cabeça. No caso de uma luz muito fraca, a visualização dos produtos acaba sendo prejudicada.
  2. Foco: Uma iluminação adequada focada em cada produto também é muito importante, pois facilita os clientes na hora de encontrarem os produtos, além de facilitar a venda de algo específico (pelo fato de o local estar com foco de luz maior).
  3. Direção: Por fim, outro ponto interessante na hora de se avaliar a iluminação de loja é justamente a direção da luz. Não entendeu? Relaxe, não é muito difícil. Basicamente, muitas vezes uma luz acaba sendo direcionada em objetos refletores, ou seja, a luz bate num “espelho”, este “espelho” reflete a luz, que é direcionada a outro ponto não desejado.

iluminação de loja

Sendo assim, lembre-se: todo cuidado é pouco na hora de escolher o tipo de iluminação. Obviamente não vamos deixar você sem saber como iluminar de uma maneira bacana, atendendo às tendências! Então, continue lendo, que tem muita coisa interessante por vir!

 

Quais lâmpadas devo usar?

Vamos lá, não existe uma regra geral para todos os segmentos, certo? Mas um ponto muito importante quando estamos falando em iluminação de loja é a atenção! Sim, é muito importante que os clientes mantenham a atenção na hora de escolher seus produtos.

Ok, você deve estar se perguntando: “tá, mas como lâmpadas podem fazer isso?” Para falar a verdade, é bem simples, afinal, segundo alguns estudos, as lâmpadas de luz branca são voltadas para ambientes onde se exige mais disposição, enquanto a luz amarela é voltada a locais de descanso.

Como exemplo, temos supermercados e academias, que sempre utilizam a luz branca em seus estabelecimentos, mas, claro, se o seu negócio for algo mais “vintage” ou até voltado para algo de descanso, a lâmpada de filamento de carbono é muito indicada.

Já para a luz branca, o ideal é o uso de lâmpadas LED. Reduzem a conta de luz, duram muito e iluminam bem! No geral, apresentam diversas vantagens.

iluminação de loja

Como iluminar vitrines?

Na hora de iluminar vitrines, o ideal é destacar por completo os produtos. Muito disso, é claro, depende da decoração e dos produtos que estarão expostos, mas lembre-se: é a vitrine que irá atrair as pessoas para sua loja!

O uso de uma luz direta é uma ótima escolha (pode vir de cima, de baixo… varia conforme sua necessidade). Isso porque a luz direta dá um foco maior em cada produto e, dependendo do ângulo, pode criar algumas sobras que chamam ainda mais atenção em sua vitrine. Em lojas de roupa funciona muito bem!

iluminação de loja

Como iluminar prateleiras?

Não, a iluminação de prateleiras não segue um padrão! Pode conferir: em supermercados, a iluminação de cada prateleira acaba sendo muito diferente, e isso acontece pelo fato de uma produto de limpeza (por exemplo) necessitar de um foco muito diferente em relação a uma prateleira de alimentos.

Aqui você pode ter bastante criatividade! É uma prateleira com poucos produtos e bem distribuídos? A luz direta é uma opção. É uma prateleira com muitos produtos, todos bem próximos? Opte por uma luz indireta ou difusa.

Como dica, aconselhamos o uso de fitas LED, que, além de serem uma ótima decoração, chamam bastante a atenção para as prateleiras.

iluminação de loja

Algumas dicas básicas

A verdade é que um bom projeto de iluminação de loja agrega muito valor ao local. Obviamente, cada segmento terá um tipo de iluminação diferente, mas relaxe, que, com as dicas abaixo, você pode ter uma iluminação bem bacana:

 

  1. Aproveite as temperaturas: Lâmpadas quentes e frias podem ser usadas em conjunto de maneira excelente! A iluminação fria é a mais aconselhável para o ambiente em geral, porém, o uso de lâmpadas quentes em vitrines e prateleiras podem realçar seu produto!
  2. Loja interna e externa: Sim, a iluminação de uma loja na rua e uma loja no shopping é bem diferente. O ideal é dar um foco maior na luz interna em lojas de rua, para impedir que o vidro da vitrine se torne um “espelho”, impossibilitando os clientes de enxergarem as mercadorias.
  3. Não abuse tanto das cores: Você deve conhecer lâmpadas com cores bem diferentes, certo? Como azul, vermelho, laranja etc. Pode usá-las, mas cuidado para não dar tanta intensidade as mesmas. Além de seu uso não ser tão recomendável, elas podem dar a sensação que a cor do produto é diferente, e bom… talvez o cliente não goste muito disso.
  4. Provadores sempre bem iluminados: Se seu foco é loja de roupas, provadores devem estar sempre bem iluminados, mas cuidado para luz não refletir no espelho ao ponto de incomodar alguém. O ideal é que o ambiente esteja com uma iluminação boa o suficiente para o cliente conseguir observar todo o produto.
  5. Utilize lâmpadas LED: Com LED tubular, ultra LED e até fita LED, não tem porque não utilizar. Vale lembrar que elas proporcionam uma boa economia de energia, e, tratando de iluminação de loja, a economia é das grandes.

iluminação de loja

Produtos para iluminar sua loja? Escolha a JMC

Sim, a JMC tem muito produto, muito mesmo! Voltados para os mais diversos segmentos, desde casa e escritório até iluminação e decoração! Além disso, realizamos parcerias com arquitetos, para fazer aquele projeto de iluminação incrível!

Se procura fazer uma boa iluminação de loja, pode apostar, você vai adorar conferir nossos produtos!

iluminação de loja

Iluminar loja é algo um tanto complicado, mas, claro, com as dicas certas, você pode fazer uma iluminação muito boa!

Esperamos que tenha gostado de nossa matéria. Sinta-se à vontade para conferir dicas do tipo em nosso blog! Além disso, temos diversos produtos esperando por você, confira lá e solicite seu orçamento!