Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Iluminação Jardim de Inverno

JMC Elétrica - Material Elétrico > Iluminação  > Iluminação Jardim de Inverno

Iluminação Jardim de Inverno

Uma forma de manter contato com o verde das plantas durante o rigoroso inverno europeu é montar jardins de inverno. Eles têm sido tendência até mesmo em países tropicais como o Brasil, por conta da elegância e do misto de relaxamento e descontração que proporcionam. Para os que ainda não estão familiarizados com o conceito, o jardim de inverno nada mais é que um espaço interno destinado ao cultivo de plantas, atuando como um tipo de refúgio verde dentro de casa. Não há limites para a sua imaginação, pois qualquer cômodo da casa pode abrigar um jardim de inverno!

 

Iluminação para Jardim

 

Assim como em jardins comuns, um projeto de iluminação faz toda a diferença, dessa forma, o tema da conversa de hoje será sobre os tipos de iluminação para jardim de inverno, suas funções e a influência que materiais elétricos exercem. Quer saber mais? Vem!

 

Por que eu deveria investir em iluminação para o meu jardim de inverno?

 

Iluminação para Jardim

 

Além das plantas e do espaço escolhido, a iluminação também possui papel central na composição de um jardim de inverno. A função principal da iluminação de jardim de inverno é valorizar o ambiente, conferindo foco aos elementos de destaque, como vasos, enfeites ou as próprias plantas, tornando o espaço ainda mais bonito à noite e complementando o charme, a elegância e o ar relaxante concedido ao local.

 

Na hora de fazer esse investimento, é importante ter em mente qual dos tipos de iluminação de jardim de inverno você irá escolher, visto que isso influencia na iluminação artificial usada, nas instalações elétricas e, principalmente, na escolha de produtos a serem adquiridos na loja de material elétrico. Por isso, esse será o próximo ponto a ser abordado!

 

Tipos de iluminação para jardim de inverno

 

Iluminação para Jardim

 

Ao montar um jardim de inverno, é essencial saber que há duas formas distintas de se criar esse espaço, sendo absolutamente necessário entender como funcionam ambos os tipos de iluminação de jardim de inverno. Na primeira, você proporciona ao local uma cobertura translúcida, permitindo a passagem da luz natural, a fim de que as plantas possam realizar fotossíntese (e também como uma forma extra de ampliar o uso da iluminação natural em sua casa).

 

Já a segunda consiste em deixar um vão aberto no teto para que as plantas possam receber luz, ventilação e, até mesmo, água da chuva. Nessa opção, é interessante colocar proteção lateral no jardim de inverno, para que o ambiente não seja atingido pela chuva, pelo vento ou pelo frio diretamente. Além disso, os materiais elétricos tais como cabos e fios, devem ser resistentes à água para evitar curto-circuito.

 

Como criar iluminação para jardim de inverno: dicas essenciais para o ambiente ficar bonito e funcional

 

Iluminação para Jardim

 

O jardim de inverno visa deixar o ambiente mais elegante, sofisticado e aconchegante. Vale a pena ressaltar que a iluminação deve ser mais suave, focando em lâmpadas de luminosidade mais baixa, já que a ideia não é iluminar todo o local, apenas iluminar o seu jardim.

 

Para tal, recomendamos o uso de lâmpadas de LED, pois além de serem mais econômicas (ajudando na conta de luz no final do mês), iluminam melhor e possuem uma grande variedade de tons e de níveis de luminosidade.

 

Quanto aos tipos de luminárias, as queridinhas para uso em jardins de inverno são as lanternas marroquinas, que conferem um ar romântico e aconchegante, embora sejam mais apropriadas para espaços amplos.

 

Outras opções muito interessantes incluem os spots de LED e as arandelas. Sendo uma opção bastante maleável e econômica, os spots de LED podem ser distribuídos pelo chão, conferindo foco a pontos específicos da decoração e dando um tom sutilmente moderno. Já as arandelas são posicionadas na parede, providenciando aquele toque mais clássico. Em ambos os casos, saber posicionar o foco da luz trará um efeito incrível ao seu jardim!

Vale relembrar que é importante ter um bom planejamento nessa etapa, assim sendo consulte um eletricista. Ele poderá aconselhar acerca dos tipos de iluminação de jardim de inverno mais adequados e ajudar na escolha dos melhores produtos elétricos.

 

Diferenças entre a iluminação para jardins convencionais e jardins de inverno

 

Iluminação para Jardim

 

Ao falar sobre iluminação para jardim de inverno, é muito comum ouvir perguntas como “Não é tudo a mesma coisa?” ou “Não é só usar a mesma que um jardim comum?”. A resposta para ambas as questões é não, pois a iluminação para jardins convencionais visa não somente conferir destaque como também iluminar várias partes do ambiente. Tendo em vista que os jardins de inverno tendem a ser internos, uma iluminação forte torna inadequado o espaço, anulando o caráter reconfortante dessa modalidade de jardinagem.

 

Luzes fortes são muito comuns em jardins convencionais. Refletores e luminárias com lâmpadas de alta luminosidade dominam esse tipo de espaço, que demanda bastante destaque. Já nos jardins de inverno, a iluminação tende a ser mais suave a fim de não causar incômodos e evitar ofuscar ambientes internos da casa, além de conferir o tão desejado aconchego. Aqui o uso de LED’s com luminosidade baixa se torna mandatório.

 

Quer saber onde conseguir os materiais elétricos para o seu projeto de iluminação com qualidade e os melhores preços? Conheça a JMC! Somos uma loja de material elétrico com muita experiência no ramo! Trabalhamos com materiais elétricos de qualidade, tudo com os melhores preços! E como tudo que está bom pode melhorar, também fazemos parcerias com eletricistas, arquitetos, engenheiros e muito mais para providenciar ofertas ainda melhores! Interessado em nossos produtos? Faça um orçamento conosco!

 

Gostou de saber mais sobre iluminação para jardim de inverno? Fique atento ao blog da JMC para não perder nenhuma dica! Siga-nos também pela nossa página no Facebook! Até mais!