Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Materiais elétricos para condomínios

JMC Elétrica - Material Elétrico > Condomínios  > Materiais elétricos para condomínios
materiais elétricos para condomínios

Materiais elétricos para condomínios

A escolha de material elétrico para condomínios, embora bastante complexa, é um ponto inevitável de se levar em conta tanto na hora de planejar a construção, quanto na manutenção das estruturas de um condomínio, bem como de sua iluminação. Afinal de contas, tanto as áreas internas (como apartamentos e salas) quanto as partes externas (como áreas de lazer) precisam ser projetadas para não somente serem seguras, mas também funcionais.

A nossa conversa de hoje tem como objetivo ensinar tudo sobre material elétrico para condomínios e instalações elétricas, então vem!

A importância da escolha de bons materiais elétricos

 

material eletrico para condominios

A necessidade da funcionalidade da instalação elétrica para condomínios é inquestionável, visto que afeta diretamente o dia a dia das pessoas que frequentam o local.

 

Você também vai ver que, além das funcionalidades, uma boa escolha de material elétrico para condomínios pode também ter caráter decorativo e trazer beleza aos ambientes!

 

Uma boa escolha de materiais elétricos e certos cuidados são indispensáveis para que as instalações elétricas funcionem corretamente. Se forem mal executadas ou os materiais não forem adequados para cada situação, a fiação elétrica pode ter diversos tipos de problemas, desde falta de energia até incêndios, o que acarretará em prejuízos muito maiores do que o imaginado.

 

A fim de evitar dores de cabeça, o recomendado é tomar todos os cuidados na fase inicial do projeto, durante a instalação e, principalmente, na manutenção. Daremos mais algumas dicas a seguir!

 

Dicas de como escolher material elétrico para condomínios

 

material eletrico para condominios

A qualidade e a durabilidade dos materiais elétricos é essencial para que o projeto elétrico seja feito com sucesso, visto que é preciso seguir as especificações e necessidades técnicas propostas para a instalação. Usar materiais de baixa qualidade resulta em instalações elétricas problemáticas que irão criar inúmeras despesas indesejadas, além da possibilidade de causar acidentes em condomínios.

 

O ideal nessa situação é ter uma fornecedora de materiais elétricos de confiança como a JMC. Somente dessa forma você pode garantir a procedência e a qualidade dos materiais a serem usados na instalação elétrica em condomínios.

 

A lista de materiais a serem usados depende bastante do tipo de projeto que se busca fazer. No entanto, alguns são comuns a quase todas as situações, como:

 

Fios e cabos;

Lâmpadas e luminárias;

Itens de prevenção contra incêndios;

Interruptores e tomadas;

Tubos e conexões;

– Caixas e quadros;

Ferramentas;

 

Cuidados com as instalações elétricas

 

material eletrico para condominios

Se os disjuntores desarmam com frequência ou as luzes começam a piscar, fique de olho: pode ser sinal de sobrecarga nas instalações elétricas. Nesse caso, o ideal é que um profissional faça uma avaliação da distribuição da carga por fases ou, até mesmo, o redimensionamento de todo o sistema.

 

Embora a substituição da fiação elétrica seja recomendada a cada 5 anos, é interessante que se faça uma revisão completa em toda a estrutura a cada ano a fim de diagnosticar possíveis problemas o mais cedo possível!

 

Dentre os problemas que podem ser encontrados estão:

 

1 – Possíveis falhas no isolamento dos fios;

2 – Ligações com defeito ou com risco iminente;

3 – Inadequações da instalação elétrica;

4 – Incompatibilidade entre a rede e a realidade dos eletrodomésticos na casa, o que requer mudanças como trocar a caixa de fusíveis por um disjuntor mais moderno, trocar as tomadas de dois pinos por tomadas de três, etc.

 

A partir dessa revisão é determinada a necessidade de troca da fiação elétrica e o que exatamente precisa ser trocado.

 

Contrate um eletricista de confiança para fazer essas verificações, pois essa é a melhor forma de evitar acidentes em condomínios. Vale lembrar que a JMC faz parcerias com eletricistas a fim de trazer qualidade e preços que cabem no seu bolso!

 

Dicas de iluminação para condomínios

 

material eletrico para condominios

O primeiro ponto que um projeto de iluminação para condomínios deve levar em conta é a funcionalidade. Nesse ponto temos a eficiência e a economia. No geral, o melhor tipo de lâmpada nesses dois quesitos é o LED. Seu diferencial está na tecnologia utilizada. São lâmpadas eletrônicas cuja composição permite que forneçam mais luz e emitam menos calor!

 

Resumidamente, as lâmpadas de LED podem durar até 50 vezes mais que outros tipos de lâmpada, além de proporcionarem uma economia de energia de até 80%, o que é ideal para quem procura reduzir a conta de luz!

 

Agora vamos abordar o melhor tipo de iluminação para cada área do condomínio:

 

Escadas e saídas de emergência: Demandam uma boa iluminação, principalmente para os casos de falha no abastecimento de energia ou incêndios. É necessário que as saídas de emergência sejam bem sinalizadas e a instalação de lâmpadas de emergência é mandatória.

Já as escadas, por serem raramente usadas, devem contar com sensores de presença para maior economia de energia.

 

Garagem: A iluminação aqui deve ser funcional, para evitar acidentes e garantir a segurança de quem estiver usando essa área. A sugestão são as lâmpadas brancas ou neutras por deixarem as pessoas mais atentas. A instalação de sensores também é interessante, visto que as pessoas não permanecem muito tempo nas garagens.

 

Áreas internas: Os espaços de lazer e bem-estar estão cada vez mais visados na hora de planejar ou escolher um condomínio. Hall, academia, salão de festas, piscina e espaço infantil são alguns exemplos. Essa estrutura mais completa significa que mais ambientes precisam ser iluminados e que tenham uma instalação elétrica adequada para cada proposta. A iluminação tem papel importante na funcionalidade e na estética dessas áreas. Em vários desses espaços, a iluminação com spots de LED está se tornando tendência!

 

A JMC oferece materiais elétricos de qualidade, tais como ventiladores, NoBreaks, umidificadores, modems e muito mais, tudo visando o seu conforto e a otimização de seu espaço. Faça um orçamento conosco!

 

Gostou de saber mais sobre material elétrico para condomínios? Fique atento ao Blog JMC para mais dicas como as de hoje! Siga também nossa página no Facebook!