Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Projeto de iluminação: como valorizar ambientes de forma simples e barata

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > Projeto de iluminação: como valorizar ambientes de forma simples e barata
projeto-de-iluminação

Projeto de iluminação: como valorizar ambientes de forma simples e barata

Às vezes, nos perguntamos como melhorar o visual de um cômodo da nossa casa. Geralmente pensamos em mudar a mobília de lugar, mudar a pintura ou mesmo trocar a mobília. Tem vezes que acabamos fazendo tudo isso e mesmo assim ainda fica aquela sensação chata de que algo ainda não está certo. A resposta para esse problema pode ser um bom projeto de iluminação de interiores. Uma boa iluminação projetada para aquele cômodo específico pode fazer toda a diferença do mundo, evitar o stress de mudar tudo de lugar várias vezes sem resultados ou mesmo evitar gastar muito do seu dinheiro sem necessidade! Quer conferir mais sobre projeto de iluminação, aprender como fazer projeto de iluminação residencial ou como fazer um projeto de iluminação de jardim? Venha que você está no lugar certo! Hoje iremos falar sobre projeto de iluminação de jardim e projeto de iluminação para sala de estar.

projeto de iluminação

 

O que é um projeto de iluminação?

Um projeto de iluminação ou projeto luminotécnico é a combinação entre iluminação artificial e arquitetura, a fim de empregar as lâmpadas e o modo de iluminação do ambiente da forma mais eficiente possível. O resultado depende de diversos fatores, como tipo de ambiente e a que ele se destina, o tempo que as pessoas tendem a permanecer nele, as cores desejadas para o ambiente, o tipo de lâmpada e até mesmo o clima que você quer passar para aquele local. Além da funcionalidade melhorada da iluminação e da boa estética do ambiente, quando um arquiteto está fazendo um projeto de iluminação, ele visa também a economia de energia. Acredite, a iluminação certa pode valorizar qualquer cômodo e fazer a conta de luz vir mais light no fim do mês!

 

Projeto de iluminação para sala de estar

Quando se pensa em como fazer projeto de iluminação de interiores, a primeira coisa que geralmente vem à cabeça é em um projeto de iluminação para sala de estar, que geralmente é o cômodo onde se passa mais tempo. Quando um arquiteto está fazendo um projeto de iluminação para a sala, o que ele normalmente busca é uma iluminação mais aconchegante, não muito forte. Afinal, você não precisa de holofotes para assistir à televisão, curtir uma música ou passar um tempo com o seu bichinho de estimação, não é mesmo? Veremos alguns tipos de iluminação que podem ajudar a valorizar uma sala de estar.

 

Lustre:

projeto de iluminação

Além de servir como iluminação direta, os lustres trazem um ar elegante e sofisticado à sua sala de estar. Sendo uma peça de destaque, é importante escolher um modelo de lustre que seja harmonioso com o ambiente e tenha tamanho adequado.

Spot:

projeto de iluminação

Spots são pequenos pontos de luz embutidos no teto. Proporcionam uma iluminação pontual e com usos bastante flexíveis, podendo ser usados tanto sozinhos quanto como complementos para outros tipos de iluminação. Podem ser usados também para destacar objetos em sua sala ou mesmo para valorizar paredes. Ideais para forros de gesso. Mesmo que não se tenha um forro de gesso, podem ser usados através do spot de trilho.

Plafon:

projeto de iluminação

Ideal para iluminação geral do ambiente, distribuindo luz de forma homogênea a partir do meio do cômodo. Quanto maior o ambiente, maior deve ser o plafon, para acomodar uma quantidade maior de lâmpadas. Por exemplo, um plafon pequeno com um teto grande fica esquisito, é como se o plafon ficasse “perdido” na imensidão do teto. Há dois tipos de plafon: o de sobrepor, quando o equipamento fica preso à laje; e o de embutir, quando se fixa ao forro de gesso, sendo especialmente recomendado com sancas.

 

Arandela:

projeto de iluminação

Outra forma de iluminação indireta, as arandelas são luminárias que ficam presas às paredes, proporcionando uma iluminação suave, usando a parede como rebatedor de luz, criando uma iluminação difusa e ao mesmo tempo concentrada.

Luminária de chão:

projeto de iluminação

Para inovar no ambiente, as luminárias de chão com luz indireta são uma ótima pedida. É um tipo de iluminação versátil que reflete sem atingir diretamente o local, contribuindo para fazer com que o ambiente fique mais agradável, servindo também como um objeto decorativo. Só tome cuidado com a altura da sua luminária, para que o facho luminoso não fique posicionado diretamente sobre a cabeça de quem está sentado!

 

Projeto de iluminação de jardim

 

Quando um arquiteto está fazendo um projeto de iluminação em seu jardim, o objetivo é valorizar o jardim e agregar valor ao seu projeto de jardinagem, especialmente à noite, através de uma iluminação projetada especificamente para ambientes exteriores. Abordaremos alguns tipos a seguir:

 

Postinho

projeto de iluminação

Clássicos e garantem um toque charmoso ao espaço. Vêm em dois tamanhos: altos, lembrando iluminação de praças, e menores, que são ótimos para iluminar caminhos.

De direcionar

projeto de iluminação

Buscam dar ao espaço externo uma sensação de fundo ou silhueta, podendo ser usados tanto para fornecer luz indireta ao local quanto para dar destaque às plantas ou a algum item desejado.

 

Vasos Iluminados

projeto de iluminação

Uma proposta bastante inovadora, além de proporcionar luz indireta, dão um charme super especial ao espaço externo. É uma iluminação decorativa que pode ser complementada com as cores das flores.

 

Arandelas

projeto de iluminação

Ideais para destacar os muros e/ou vasos que estejam próximos a elas, garantindo um ponto de luz diferenciado. O estilo das arandelas pode passar sensações completamente diferentes ao seu jardim. Por exemplo, as coloniais trazem um ar mais tradicional ao ambiente.

 

Cordões de Luz

projeto de iluminação

É uma proposta simples que dispensa instalações subterrâneas, ou seja, pode ser feita com o jardim já pronto, sendo bastante prática e econômica.

Além dessas opções, há outras também como a fita de LED.

projeto de iluminação

Agora que você já sabe o que é um projeto de iluminação, como fazer um projeto de iluminação residencial, os cuidados que se deve ter com os principais ambientes internos e externos e os benefícios de uma iluminação bem projetada, venha fazer seu orçamento com a JMC! Também fazemos parcerias com arquitetos, que são essenciais em projetos de iluminação. Visite também a nossa página no Facebook!