Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Qual a diferença entre interruptor simples, paralelo e intermediário?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > Qual a diferença entre interruptor simples, paralelo e intermediário?

Qual a diferença entre interruptor simples, paralelo e intermediário?

Todo mundo sabe o que é um interruptor, certo? Aquela “coisinha” no canto da parede que serve para acender ou apagar a luz, mas… você sabe a diferença entre interruptor simples, paralelo e intermediário?

Pode acreditar, pouca gente dá moral para isso, mas é muito importante entender essas diferenças e escolher o interruptor certo para sua casa ou estabelecimento. Sem mais enrolação, bora pra matéria!

Interruptor simples – O que é?

Esse aqui é, como o próprio nome já diz, o modelo mais simples quando o assunto é acionar uma lâmpada, apresentando apenas dois bornes. São muito utilizados para acionar pontos de luz ligados entre condutores fase e neutro, a partir de dois pontos distintos.

Vamos a um exemplo? Se você quiser ligar uma lâmpada 127 V, vai precisar de apenas 3 fios, sendo eles: fio fase, fio retorno e fio neutro.

A ligação, então, é feita da seguinte maneira:

  1. O fio fase é conectado em um dos bornes do interruptor;
  2. O fio retorno sairá no outro borne, que, assim, será conectado à lâmpada (através de soquete, em seu ponto central);
  3. Por fim, no outro extremo do soquete, sairá um fio onde será conectado o fio neutro

Interruptor paralelo – O que é?

Ok, é meio difícil decorar a diferença entre interruptor simples, paralelo e intermediário, certo? Então, a dica que damos aqui é: o interruptor paralelo também é chamado de interruptor three-way.

O interruptor paralelo é utilizado para acender ou apagar lâmpadas em pontos distintos, porém, no mesmo espaço. Não entendeu? Calma, que a gente explica.

Imagine que você tenha um corredor com uma escadaria e precise apagá-las em dado momento. Já pensou o quão inconveniente seria ter de subir ou descer apenas para apagar? Isso sem contar a possibilidade de acidentes.

O interruptor paralelo serve para casos como esse, onde seria possível apagar ou acender a luz tanto na parte superior das escadas, quanto na parte inferior.

A ligação do interruptor paralelo é feita da seguinte maneira:

  1. Um fio fase é conectado ao borne central de um dos interruptores;
  2. Os dois bornes das extremidades deste interruptor serão ligados aos dois bornes das extremidades do outro, através de 2 fios retorno;
  3. O fio retorno sairá do borne central do segundo interruptor, ligando-se assim ao soquete da lâmpada;
  4. Já na outra extremidade do soquete, sairá um fio que deve ser ligado ao fio neutro.

Interruptor Intermediário – O que é?

A diferença entre interruptor simples, paralelo e intermediário vai ficar bem mais clara agora, afinal, só falta explicarmos esse último, certo?

Basicamente, sua função é acender ou apagar lâmpadas de dois ou mais pontos de um mesmo espaço, porém, utilizando apenas um interruptor. Difícil? Calma, que vamos dar um exemplo.

Imagina que, em um determinado escritório, existam cerca de 5 lâmpadas, uma em cada ponto, para que todas as áreas estejam devidamente iluminadas. Aqui é simples, ao invés de ter de acender 5 lâmpadas diferentes uma a uma, é mais fácil acender todas de uma única vez.

A ligação do interruptor intermediário é feita da seguinte maneira:

  1. Primeiro, liga-se o fio fase no borne central do interruptor A;
  2. Dos bornes extremos, sairão dois fios de retorno. Estes devem ligar-se aos bornes localizados à direita do conector intermediário;
  3. Do borne à esquerda, sairão dois fios. Estes devem ser conectados aos bornes do interruptor B;
  4. Do borne do interruptor B, existe um fio de retorno. Este deve ser ligado ao soquete da lâmpada;
  5. Do segundo fio deste soquete, sairá um fio que deve ser ligado ao fio neutro.

Interruptor Bipolar – Já ouviu falar?

No geral, procura-se muito a diferença entre interruptor simples paralelo e intermediário, no entanto, o interruptor bipolar é muito importante de ser mencionado.

De acordo com NBR – 5410, seu uso é obrigatório em instalações elétricas 220V. Funciona como uma fator de segurança para as mesmas. (Veja mais sobre as diferenças entre 110V e 220V aqui)

O interruptor bipolar contém 4 bornes em sua parte interna. 2 são os de entrada, que recebem a energia pelos fios condutores provindos dos disjuntores. Os outros 2 são os de saída (ou retornos) que enviam os fios condutores para a lâmpada.

Em resumo, trata-se de um interruptor cujo objetivo é evitar acidentes em instalações 220V. (Veja aqui como evitar acidentes).

Qual interruptor devo escolher?

Interruptores são situacionais. Como vimos acima, o bipolar é de uso obrigatório em instalações 220V, enquanto os outros serão de sua escolha, com base em sua análise.

Acha chato ter que subir e descer escadas para apagar a luz? O interruptor paralelo é uma ótima opção. Quer acender diversas lâmpadas de uma vez? Escolha o interruptor intermediário. Não precisa de nada muito específico? Opte pelo interruptor simples.

Como dicas de produtos, podemos citar o Conjunto Vertical 4×2, o Interruptor Simples Pialplus e o Interruptor Bipolar Pialplus.

E qual a diferença de interruptor e disjuntor?

Muita gente acaba confundindo, o que pode prejudicar na hora de escolher o produto. Não, eles não são a mesma coisa!

O interruptor é manual, já o disjuntor é o automático e muito utilizado para proteção de um circuito contra sobrecarga e curto-circuitos. O interruptor não tem como finalidade interromper uma corrente.

Um exemplo bem bacana de disjuntor é o Disjuntor 1×32 – Curva C – Steck e o Disjuntor ALBR3 – Alumbra.

Precisa de Interruptores e Disjuntores? Escolha a JMC

Muito provavelmente você se perdeu em alguma parte desse texto, achou alguma coisa ou outra meio complicada e, quem sabe, até ficou com mais dúvidas na hora de escolher seu produto, certo?

Relaxe, podemos ajudá-lo. Se você já sabe qual tipo de interruptor ou disjuntor precisa, dê uma conferida em nossos produtos, é bem provável que encontre o que precisa.

Caso esteja com dúvidas e precise de mais esclarecimentos em relação a este assunto, é só entrar em contato conosco clicando aqui! É só mandar sua mensagem ou ligar pra gente, a JMC pode ajudá-lo!

Este pode ser um assunto bem complicado para a maioria das pessoas, mas esperamos que tenha entendido um pouco melhor a diferença entre interruptor simples, paralelo e intermediário.

Se gosta desses assuntos voltados para elétrica, por que não dá uma conferida em nosso blog? Temos umas matérias bem legais por lá! Aproveite e confira também nossos produtos e, claro, não se esqueça de entrar em contato. Estamos esperando você!