Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Sensor de Presença, economia para sua empresa

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > Sensor de Presença, economia para sua empresa
sensor_de_presença

Sensor de Presença, economia para sua empresa

A economia é certa: quando falamos de sensor de presença, estamos nos referindo à oportunidade de baixar o valor da conta! Certamente, você já se deparou com vários sensores de presença, porém, esperamos que você não tenha confundido com o sensor de movimento, diferença essa que vamos explicar logo adiante. De qualquer forma, não há como falar de economia na empresa e não citar o sensor de presença, que, em alguns casos, chega a trazer mais de 75% de economia! Confira nossas dicas e acabe com suas dúvidas!

Diferença: Sensor de presença x Sensor de movimento

Quando falamos em sensor de presença, é muito comum vir à mente o sensor de movimento, afinal, ambos são semelhantes e, muitas vezes, têm seus termos trocados. Mas não é bem por aí!

Já passou pela situação ou escutou uma história sobre ir ao banheiro de um shopping e a luz apagar ainda com você ou outra pessoa lá dentro? Isso acontece por conta do uso de sensor de movimento, que detecta a energia do nosso corpo através do – como já diz o nome – movimento.

Já o sensor de presença é outra história, é como uma versão “superior” ao de movimento, sendo muito mais sensível e detectando até mesmo Micromotion (movimentos mínimos, como o das mãos ao passar a página de um livro). Podemos dizer ainda que o sensor de presença pode ser até mesmo considerado uma tendência de iluminação!

sensor_de_presenca

Onde instalar sensores de presença?

Uma dúvida muito comum é escolher o local a se instalar o sensor. Primeiro, tenha em mente que o sensor de presença funciona com o calor (energia infravermelha), liberado por qualquer pessoa ao se mexer, um carro ao entrar na garagem e até mesmo seu pet caminhando de um lado para o outro. Lugares assim são ótimos para sua instalação.

O ideal é utilizar estes sensores em locais específicos, por exemplo, locais de passagem, como corredores. Afinal, quem nunca acendeu uma luz só para ir de um cômodo a outro e depois se esqueceu de a apagar? O sensor de presença é ótimo para situações assim.

Os 5 locais mais comuns para sua instalação são:

  • Garagens
  • Escadarias
  • Portões
  • Jardins
  • Corredores

Você ainda pode utilizar o sensor de 3 maneiras diferentes, sendo elas:

  • Acoplado em sistema de luzes – geralmente usado em corredores e garagens para trazer mais segurança;
  • Acoplado em câmeras – utilizado para monitoramento, onde a câmera grava a partir do momento em que as luzes são acesas;
  • Sozinhos – uso padrão, variando com a necessidade do usuário. (Entre em contato e confira nossas opções!)

sensor_de_presenca_jardim

 

Vantagens: Economia para sua empresa

Já imaginou o quanto de luz é gasta sem necessidade? Isso simplesmente pelo fato de diversos espaços ficarem com suas luzes acesas, mesmo sem ninguém no local. Por tópicos, podemos dizer que suas vantagens são:

  • Detectar qualquer movimento através de calor, acendendo as luzes sem necessitar utilizar um interruptor;
  • Apagar as luzes quando não há presença no local, trazendo uma enorme economia para empresa;
  • Sensibilidade muito superior ao do sensor de movimento;
  • Possui diversos modelos diferentes, desde articulados nas paredes, de teto e até mesmo para embutir;
  • Pode aumentar a vida útil das lâmpadas;
  • Reduz a emissão de CO², sempre desperdiçada sem fundamento;
  • Redução na conta de luz;
  • Redução de até 75% em relação ao consumo de energia elétrica;
  • Aumento da segurança, acendendo caso haja algum invasor no local;
  • Pode deixar o ambiente esteticamente mais agradável.

sensor de presença

Importância da economia de energia

Apesar de todos os benefícios citados no tópico acima, há ainda quem não procure maneiras de reduzir suas despesas e, pior, não faz questão de deixar isso claro aos funcionários. Isso porque quando falamos em conta de energia, pode parecer “só mais um número”, mas não é exatamente assim. Cada gasto na empresa, além de interferir direta e indiretamente nos lucros, muitas vezes pode fazer com que venha à falência, pois todo cuidado é pouco e descuidos podem levar a diversos problemas internos.

Como dica, aconselhamos, além do uso de sensores, utilizar lâmpadas LED, pois trazem diversas vantagens em comparação a outras lâmpadas, além de serem a combinação perfeita quando usadas com os sensores de presença. Importante também informar e deixar claro aos funcionários sobre os gastos de energia, para que não só haja economia para a empresa, mas também no dia a dia de cada um.
sensor_de_presenca_economia

Quais os riscos do sensor de presença?

Optar por sensores é uma alternativa tentadora e realmente fascinante, mas não podemos nos esquecer que, assim como qualquer outro produto, devemos tomar certos cuidados.

Apesar de toda a economia para empresa e condomínios que os sensores podem gerar, o custo por troca de lâmpadas ou do próprio sensor pode ser uma desvantagem, visto que a instalação errada ou até mesmo o uso de um produto de má qualidade, além de aumentar os gastos, pode gerar grande insatisfação.

Por isso, é aconselhável utilizar sensores de boa qualidade, afinal, existem muitos excelentes no mercado e por preço acessível, além de buscar um profissional na área, para que realize o serviço de instalação corretamente.

sensor_de_presenca_riscos

Após tudo isso, fica difícil não optar pelos sensores de presença, não é mesmo? Práticos, econômicos e eficientes, ajudam tanto em condomínios quanto nas empresas, e de quebra facilitam muito o dia a dia! Já está usando? O que está esperando? Sensores vão o ajudar demais! Entre em contato conosco, nosso profissionais estão à sua disposição!