Dicas para Iluminação de jardim
A iluminação de jardim dá nova vida às suas plantas, saber a forma correta de iluminar é transformar o espaço num local agradável e inclusive artístico. A iluminação certa faz do seu jardim um ambiente tão importante quanto qualquer cômodo da casa! Veja as dicas pra você dar a luz que seu jardim merece.
Segurança em primeiro lugar
Principalmente os jardins mais extensos com degraus e espaços à margem de água precisam de uma iluminação para evitar quedas e acidentes. Porém, não é necessária uma luz intensa.
Para não incomodar a visão e inclusive compor o jardim de forma harmônica, lâmpadas embutidas nas paredes, colunas ou mini postes contornando degraus e margens dos lagos ou fontes são uma ótima opção. Além disso, também temos a solução de colocar focos de luz nos portões, cancelas ou portas no jardim.
Lembre que quando o assunto é segurança, pontos de luz no chão são indispensáveis para mostrar o caminho!
Conheça seu jardim!
Antes de planejar a iluminação para suas plantas, é preciso conhecer cada espaço do seu jardim a noite:
- Busque os pontos mais escuros e perceba como a iluminação da rua, lua, reflexos da água e outros, reagem a esses pontos. Assim você perceberá os pontos para distribuir as lâmpadas sem excesso;
- Veja quais locais oferecem riscos para serem bem iluminados;
- Teste além de intensidades, cores também. Dependendo das cores de suas plantas, a tonalidade de luz pode realçar e muito!
Como você quer iluminar?
Para ter uma iluminação de jardim total costuma-se utilizar postes e refletores. Nesse caso não há focos de luz em determinados pontos, mas sim uma luz ampla e extensa.
Agora se você busca por uma iluminação de jardim temática, faça o uso da criatividade. Nesse caso as luzes são dispostas pelo jardim de forma separada, uma sem interferir com a luminosidade da outra, porém sempre em harmonia. Por exemplo, uma luz para os canteiros e outra para os caminhos do jardim.
Se você deseja uma iluminação de jardim como algo mais simples sem perder a sofisticação, certamente vai querer realçar determinadas partes do seu jardim. Nessa situação, busque luzes distintas para áreas que queira realçar, se for uma planta ou algum objeto, coloque um foco de luz sobre ele para que se sobressaia dentre os demais.
Quais lâmpadas devo usar?
Conheça bem suas plantas antes de planejar sua iluminação de jardim, cada lâmpada tem um grau de aquecimento e algumas podem ser prejudiciais à algumas plantas.
Em relação as cores, as frias produzem jardins com um aspecto mais sofisticado, já as lâmpadas coloridas dão o ar de festividade. Porém, abusar das cores na iluminação noturna provoca alteração na cor natural das plantas e torna-se cansativo para a vista humana.
Veja agora características de cada lâmpada:
Têm baixo nível de aquecimento e longa vida útil. Consomem pouquíssima energia e são ideais para quem busca sofisticação.
Duram consideravelmente e são mais econômicas do que as incandescentes. É encontrada geralmente com um formato dicróico que valoriza a iluminação.
Consomem pouca energia e apresentam um espectro de cores mais agradável.
LÂMPADAS DE FILAMENTO DE CARBONO
Para locais bem focados, que não precisem de muita iluminação e somente para fins decorativos, essa lâmpada traz um grande charme vintage!
Modelos essenciais para todo jardim
Selecionamos alguns modelos de iluminação da JMC, seja o seu jardim grande ou pequeno, o que vale é a criatividade.
Utilize também arandelas, lustres, spots, luminárias de parede, pendentes, archotes, dentre outros! Não se limite a somente uma forma de iluminação, ainda mais que as plantas mudam conforme as estações. Aqui na JMC você pode usar toda sua criatividade. Conheça nossa variedade em iluminação e ainda economize! Faça um orçamento conosco!