8 dicas para instalar lâmpada de LED
Aquela brincadeira de “Quantos Joãozinhos são necessários para trocar uma lâmpada?” ainda não acabou, mas ultimamente a piada vem perdendo sentido, principalmente por conta da lâmpada de LED! Instalar lâmpada LED não é nenhum bixo de 7 cabeças, mas sempre há aqueles cuidados na hora da instalação, principalmente quando se fala da lâmpada de LED tubular. Sendo assim, confira algumas fica bem bacanas para fazer a instalação das lâmpadas LED:
1 – Utilize o material correto
Tenha em mãos os materiais necessários para fazer a instalação da lâmpada de LED, sem grandes dificuldades.
Recomendamos os seguintes itens:
- Chave de fenda
- Fita isolante
- Alicate
- Cabos elétricos
Serão de grande ajuda na hora de retirar os parafusos e as lâmpadas fluorescentes antigas.
2 – Disjuntores sempre desligados
Não fique em choque nem tome um! Pode parecer meio óbvio, mas é sempre bom lembrar de desligar a energia na hora de instalar a lâmpada de LED tubular.
Além disso, vale lembrar que você terá de retirar os reatores, afinal se um choque com dedo na tomada pode doer, imagine só o estrago que seria a retirada do reator com a luz acesa.
3 – Realize o procedimento durante o dia
Aqui vai uma dica bem importante: Apesar de parecer simples, lembre-se de realizar o procedimento durante o dia, visto que a energia deverá ser desligada para evitar acidentes!
De noite, o procedimento até pode dar certo quando alguém segura uma lanterna ou até mesmo um celular para iluminar e facilitar o trabalho. Ainda sim, a luz natural do dia pode ser bem mais viável!
4 – Desconectando os reatores
Como mencionamos anteriormente, para instalar a lâmpada de LED tubular, é necessário desconectar os reatores. Isso, pois, diferentemente das lâmpadas convencionais, como as fluorescentes, as lâmpadas de LED não necessitam de reatores.
Para isso, basta utilizar o alicate e, assim, cortar os fios que conectam o reator.
5 – Conheça a instalação elétrica: Faça a conexão de fios
Vale ressaltar aqui: conhecer a instalação elétrica, 110v ou 220v, é extremamente importante para não fazer besteira, ok? Apesar da grande maioria das lâmpadas LED ser bivolt, tenha ciência qual é a voltagem da instalação elétrica e confira a voltagem do produto na embalagem.
Quanto à conexão de fios, existem dois tipos para se realizar a ligação:
1ª Ligação: Basta conectar os fios de energia de lados opostos, onde de um lado, está retorno (L), e do outro, está neutro (N).
2ª Ligação: Todos os fios ficam conectados do mesmo lado, onde um pino é retorno (L), e o outro pino é neutro (N).
6 – Isole bem os fios e instale a luminária
Após os passos anteriores, você deverá conectar a luminária a rede elétrica, e, para isso, é extremamente importante isolar bem os fios elétricos, com a própria fita isolante.
Posicione a luminária no local e, em seguida, parafuse bem, para que a mesma não se solte.
7 – Instale a lâmpada de LED tubular
Quase tudo pronto, agora, tudo o que você precisa é colocar a lâmpada de LED tubular no local, e sem mais enrolações, está tudo feito!
Com a presença da lâmpada LED, você terá:
- Redução na conta de luz;
- Melhoria na iluminação local;
- Maior durabilidade da lâmpada, em relação às lâmpadas fluorescentes;
- Não há necessidade da troca de fiação.
E muito mais! O uso de lâmpadas LED só tem vantagens a oferecer e está se tornando cada vez mais frequente. Para você ter noção, é possível ter uma economia de energia acima de 70%, além de sua durabilidade ser muito mais alta!
Mas… e aí? Já adquiriu sua lâmpada de LED tubular?
8 – Opte por um eletricista
Apesar de não ser tão difícil a instalação, nós sempre recomendamos procurar um bom eletricista para realizar o serviço! Afinal, não queremos que ninguém aqui sofra algum acidente, não é mesmo?
Apesar das dicas anteriores, vale lembrar que profissionais da área conseguem fornecer o serviço sem grandes riscos, e, por conta disso, optar por um eletricista é sempre uma boa ideia!
9 – Dica bônus: Escolha a JMC
Aqui é a parte da propaganda, mas relaxa, você vai ver que vale a pena! É como diz o ditado, “quem não deve, não teme”, e pode apostar, se a gente não tivesse os melhores produtos e preços, nem se dava ao trabalho de anunciar!
A JMC atua no mercado há 45 anos e oferece não só um serviço excelente, como produtos de qualidade! Tais produtos, são procurados principalmentes para:
Não custa nada experimentar, né? Entre em contato, estamos à disposição para o ajudar!
Então, curtiu nossas dicas? Falamos desses e outros assuntos em nosso blog, dê uma passada lá! E não se esqueça de conferir nossos produtos e, claro, solicitar seu orçamento!