Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

5 dúvidas sobre conexão HDMI

JMC Elétrica - Material Elétrico > Sem categoria  > 5 dúvidas sobre conexão HDMI

5 dúvidas sobre conexão HDMI

A conexão HDMI permite o tráfego de sinais de vídeo e áudio em um único cabo, em formato 100% digital, o que evita a degradação e perda de qualidade final. Essa tecnologia, no entanto, tem diversas especificações nem sempre compreendidas por todos. Por isso, juntamos algumas das principais dúvidas para respondê-las.

Quais as vantagens do HDMI 1.4?

O padrão 1.4 foi criado com o objetivo de ampliar a capacidade de tráfego de dados nos cabos e conectores. É possível conduzir sinais de vídeo Full HD em 3D e tecnologias capazes de elevar as nuances de cores para até 48 bits ou bilhões de tons (Deep Color, x.v.Color e xvYCC).

É necessário utilizar cabos HDMI especiais para aparelhos conectados em TV 3D?

shutterstock_92184487

Embora todos os televisores 3D ofereçam entradas HDMI versão 1.4, não é necessário substituir os cabos das fontes de vídeo conectadas ao aparelho. O padrão 1.4 prevê a compatibilidade com cabos e produtos equipados com conexão HDMI de versão anterior. A única ressalva é quando se utiliza um aparelho Blu-ray, media center ou notebook com leitor de discos 3D, que exigem um cabo com certificação High Speed para transmissão de sinal Full HD em 3D.

Acessórios anexos podem provocar perda na qualidade da imagem?

Quando uma conexão HDMI é feita a curta distância, em torno de 2m, por exemplo, dificilmente a inclusão de um acessório poderá afetar a capacidade de transmissão dos sinais. Esse tipo de problema acontece se o acessório foi projetado com componentes de baixa qualidade, atrapalhando a passagem desses sinais pelo cabo. Não é por acaso que a maioria dos fabricantes desenvolve splitters, seletores e matrizes com uma espécie de booster capaz de manter a voltagem para o tráfego dos sinais que percorrem o cabo HDMI, mesmo em distâncias superiores a 15m. Mesmo assim, é bom ficar atento se o acessório utilizado é de marca reconhecida e se já está em conformidade com o padrão HDMI 1.4, permitindo o fluxo de dados exigido no tráfego de sinais Full HD em 3D e codecs de áudio HD.

Posso utilizar a conexão HDMI em até quantos metros de distância?

Há muitas divergências em relação à metragem máxima a ser utilizada para cabos HDMI. Desde que bem construídos com condutores de cobre de máxima pureza e outros materiais que facilitem a condutividade, cabos de até 15m podem transmitir sinais Full HD (1080p) sem o auxílio de repetidores ou de outros eletrônicos.

Existem realmente diferenças entre os cabos?

shutterstock_388189360

Na maioria das vezes, a superioridade de um cabo mais caro de até 2m pode não ser observada na qualidade da imagem, porém, fica evidente em cabos de longas metragens. Esses exigem maiores cuidados em sua construção, blindagem mais eficiente e melhor seleção de materiais, como o cobre com maior grau de pureza. Embora não seja uma regra, fabricantes desconhecidos podem produzir cabos de 15m de comprimento com condutores de mesmo diâmetro utilizado em modelos de 2m, por exemplo. De acordo com especialistas, essa economia imprudente gera lentidão de resposta e falhas de comunicação. O resultado prático disso são interrupções constantes na imagem e uma ligeira perda de nitidez. Não é por acaso que as marcas mais conceituadas investem em estudos e desenvolvimentos com o objetivo de prever todos os percalços capazes de prejudicar os sinais transmitidos.

A JMC oferece as melhores opções em materiais elétricos.  Faça um orçamento conosco e tenha o melhor custo benefício.

WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Precisa fazer orçamento de Materiais Elétricos ou de Iluminação? Fale com a gente! 😉