Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Automação industrial na empresa

JMC Elétrica - Material Elétrico > Automação Industrial  > Automação industrial na empresa

Automação industrial na empresa

Os constantes avanços tecnológicos da nossa era acompanham a necessidade de inovação de nossa sociedade. Para tal, aprimorar processos torna-se uma necessidade. E o uso do sistema de automação na linha de produção vem se consolidando como uma tendência cada vez mais presente na indústria, trazendo diversas vantagens que promovem aumento de competitividade nos negócios.

Automação industrial

 

Isso ocorre porque, por meio da automação industrial na empresa, é possível reduzir custos, aumentar a produção e potencializar a eficiência dos processos, passos essenciais para o crescimento de qualquer negócio.

 

Quer saber mais sobre a tendência de automação industrial na linha de produção, qual seu impacto na indústria e suas vantagens e onde encontrar uma loja de material elétrico de qualidade em SP? Saiba que está no lugar certo!

 

O que é automação industrial?

Automação industrial

 

O conceito de sistema de automação na indústria pode ser resumido como a transferência de tarefas previamente realizadas por humanos para determinadas tecnologias, como softwares, robôs etc.

 

A crescente demanda por produção, junto dos custos cada vez mais baixos de componentes de máquinas, faz com que a automação industrial na empresa torne-se cada vez mais comum. Desta forma, tarefas corriqueiras repetitivas e perigosas na linha de produção passam a ser realizadas por máquinas em vez de operadores humanos.

 

O sistema de automação se divide em duas partes distintas: a operacional e a de controle.

 

Parte operacional: compreende os elementos que fazem com que a máquina (ou qualquer outro hardware em questão) se mova a fim de executar a tarefa para a qual foi programada.

 

Isto é, são materiais elétricos de acionamento ou pré-acionamento, tais como motores, válvulas, cilindros, compressores, bem como dispositivos de detecção, como sensores de radiofrequência, temperatura ou visão.

 

Parte de controle: esta parte, por sua vez, é responsável por programar as ações realizadas na parte operacional. Desta forma, o controle atua como um “cérebro” para o sistema de automação, sendo geralmente aplicado com o auxílio de um CLP – Controlador Lógico Programável.

 

É essa parte que se comunica com todos os componentes da operação, processa a lógica do sistema e dá o comando para executar a automação.

 

Quais as vantagens da automação industrial na empresa?

Automação industrial

 

O uso de um sistema de automação traz diversas vantagens à indústria, tais como:

 

1 – Aprimoramento de processos: automatizar processos permite uma aceleração considerável no tempo de produção, visto que as máquinas podem trabalhar 24 horas por dia! A precisão inerente às máquinas também as torna menos propensas a falhas, eliminando a possibilidade dos conhecidos erros humanos. A soma desses fatores permite um grande aumento no volume de produção da indústria;

 

2 – Aumento na qualidade dos produtos: não somente a produção pode ser automatizada como também as tarefas de testes e verificações. Isso diminui ainda mais as chances de que o produto final possua erros, pois as máquinas podem ser programadas para memorizar um padrão ideal de produto, detectando facilmente caso o bem produzido não atenda a esses padrões.

 

Desta forma, é possível garantir que o produto final atenda às expectativas do consumidor.

 

3 – Controle de processos e coleta de informações: sistemas automatizados geram grandes volumes de dados que podem ser posteriormente analisados e mensurados, garantindo que o gestor possa ter maior controle sobre os processos da empresa, facilitando a tomada de decisões mais assertivas e fornecendo feedback para que este faça investimentos pontuais;

 

4 – Segurança dos colaboradores: independente do tipo de indústria, sempre há alguns processos que são mais perigosos que outros. Em alguns casos, erros durante essas etapas podem causar acidentes gravíssimos que podem atentar contra a integridade física dos colaboradores.

 

Isso motivou a criação de normas regulamentadoras bastante rigorosas, que obrigam as empresas a seguir práticas de segurança. Por isso, diversas soluções foram desenvolvidas a fim de automatizar processos perigosos, pois sistema operado por computador não correm o risco de cometer esses erros. Além disso, se um robô está executando a tarefa em questão, não há risco de um colaborador se ferir!

 

Como trazer a automação para a minha empresa?

Automação industrial

 

Você que é gestor certamente está interessado nas vantagens da automação industrial na empresa, não é mesmo?

 

A JMC Elétrica trabalha com diversos produtos de automação industrial e conta com parceiros como Schneider, Siemens e Coel. Confira a seguir alguns dos produtos de automação industrial com os quais a JMC trabalha:

 

Contador de impulso: esse produto possibilita controlar ou monitorar a quantidade, a dimensão ou o tempo de um determinado insumo ou processo.

 

Controle para refrigeração: sua finalidade é climatizar ou refrigerar um ambiente de acordo com a necessidade do usuário, fazendo com que determinado produto ou ambiente se mantenha na temperatura desejada.

 

Relés de supervisão: possui a função de proteger motores, proporcionando vantagens decisivas onde a proteção depende da corrente.

 

Relés de tempo: esse produto realiza operações de chaveamento com base em uma determinada lógica de tempo (cíclico, retardo, pulso etc.).

 

Programador horário (timer): utilizado quando há necessidade de ligar ou desligar um dispositivo em horários específicos, como na iluminação de vitrines, sirene de entrada e saída de funcionários etc.

 

Medição e controle de nível: seu objetivo é mensurar e controlar a quantidade de materiais liberados em determinada situação ou período de tempo. São utilizados em diversas aplicações, como armazenagem e distribuição de grãos ou silos (sólidos) ou tanques e poços (líquidos).

 

Indicador digital: utilizado em equipamentos onde se faz necessário verificar constantemente a precisão da tarefa em execução, visualizando valores de velocidade ou temperatura específicos.

 

A JMC é uma loja de material elétrico e iluminação que atua no ramo desde 1972! Trabalhamos com materiais elétricos de qualidade a preço justo.

 

Fazemos parcerias com empresários, eletricistas, arquitetos, engenheiros e muitos outros profissionais a fim de providenciar ofertas ainda melhores! Interessado(a) em nossos produtos? Faça um orçamento conosco!

 

Gostou de saber mais automação industrial? Fique atento ao blog da JMC para não perder nenhuma dica! Siga também nossas páginas no Facebook e no Instagram!

 

Lembre-se: qualidade e bons preços em automação industrial é na JMC!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se precisa de Orçamento de Material Elétrico é só enviar uma mensagem 😉
Powered by