Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Horário de verão: vai fazer falta?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Horário de verão  > Horário de verão: vai fazer falta?
Horário de verão

Horário de verão: vai fazer falta?

O horário de verão sempre dividiu decisões, agradando às pessoas que desejam aproveitar uma hora a mais de sol e sendo pesadamente criticado pelos que têm mais dificuldade em se adaptar ao novo horário.

Horário de verão

No começo de 2019, o governo federal anunciou o fim do horário de verão, alegando que esse adiantamento anual dos relógios “perdeu a razão de ser aplicado sob o ponto de vista elétrico”, fazendo com que o debate acerca desse tema se tornasse mais atual do que nunca e trazendo à tona a grande pergunta: ainda faz sentido manter o horário de verão no Brasil?

 

Na conversa de hoje falaremos sobre como funciona o horário de verão, os prós e contras dessa mudança e a importância da economia de energia. Então, se quiser saber mais sobre esse tema, saiba que está no lugar certo!

 

Afinal, como funciona o horário de verão?

 

Horário de verão

 

O horário de verão é uma prática adotada em diversos países. Seu objetivo é tirar o máximo de proveito da luz solar, o que leva à redução do consumo de energia elétrica, pois como o dia será mais longo e terá uma hora a mais de sol, as pessoas terão menos necessidade de acender as luzes. A outra ideia por trás dessa medida é reduzir a sobrecarga na rede elétrica causada pela maior necessidade de materiais elétricos, como ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, durante esse período.

 

O nome “horário de verão” provém do fato de que essa estratégia é comumente adotada durante o verão. No Hemisfério Sul, o horário de verão inicia durante a primavera e termina no começo do outono, compreendendo toda a duração do verão. No Hemisfério Norte, inicia normalmente em março/abril, com término em outubro/novembro.

 

No início do horário de verão, os relógios eram adiantados em uma hora a partir da meia-noite da data de início. Ou seja, quando os relógios marcaram 00h00, deveriam ser adiantados para 01h00. Ao seu término, os relógios eram atrasados em uma hora à meia-noite da data de encerramento, significando que quando os relógios marcarem meia-noite, eles deveriam ser atrasados para as 23h00!

 

Prós e contras do fim do horário de verão

 

Horário de verão

 

O fim do horário de verão divide tantas opiniões quanto sua aplicação, sendo bem estimado por uns e visto com maus olhos por outros. Saiba mais sobre os prós e contras da medida que extingue o adiantamento anual dos relógios no Brasil.

 

Prós:

 

– O vai e vem dos ponteiros interfere em nosso relógio biológico, compromete a qualidade do sono e aumenta as chances de problemas cardíacos em até 10% nos primeiros dias de adaptação ao novo horário. Essa alteração pode se refletir em mau humor, variações nos níveis hormonais, preguiça e falta de atenção;

 

– A dificuldade na adaptação ao novo horário pode acarretar problemas de sono, que podem ser refletidos em atrasos no trabalho, prejudicando não só os trabalhadores como o bom andamento dos negócios;

 

– Com o adiantamento dos relógios, a luz solar também demora mais a surgir. Isso significa que pessoas que trabalham muito cedo têm de transitar por ruas escuras, contando apenas com a iluminação pública. Isso gera insegurança por medo de assaltos;

 

– Segundo estudos, a quantidade de energia economizada com o horário de verão cai a cada ano, tornando-se cada vez menos necessária.

 

Contras:

 

– Adiantando o relógio, o sol se põe mais tarde e a luz natural fica disponível por mais tempo, diminuindo o gasto de energia com a utilização de materiais elétricos como lâmpadas. Em 2017, o Brasil estimou uma economia de R$ 159,5 milhões no consumo de eletricidade durante o horário;

 

– Os dias mais longos incentivam a população a praticar caminhadas e outros esportes ao ar livre, contribuindo para hábitos mais saudáveis;

 

– O adiantamento dos relógios também leva as pessoas a visitar parques e outras atrações turísticas depois do horário de trabalho, enquanto o sol ainda está presente, levando ao aumento do faturamento de setores envolvidos, como o de bares e restaurantes;

 

– Para os agricultores, começar a jornada dentro da lavoura mais cedo é uma chance para que o trabalho no campo renda ainda mais.

 

A importância da economia de energia

 

Horário de verão

 

A economia de energia é uma ação que deve ser feita independente da continuidade ou do fim do horário de verão, pois não somente ajuda a evitar sobrecargas na rede que poderiam culminar nos infames apagões como também faz com que a sua conta de luz venha mais barata no fim do mês.

 

O consumo consciente é uma ótima forma de economizar energia, pois evita ligar certos aparelhos no horário de pico. Não abrir a porta da geladeira diversas vezes também ajuda a reduzir gastos desnecessários.

 

Outra maneira bastante inteligente de evitar prejuízos financeiros com eletricidade pode ser feita no momento de visitar uma loja de material elétrico, como a JMC. Adquirir produtos de qualidade é um dos grandes segredos na economia de energia. Materiais elétricos de qualidade possuem melhor condução e isolamento de energia, sendo mais seguros e muito mais eficientes que aparelhos de procedência duvidosa.

 

Procurando por uma loja de material elétrico que seja conceituada e disponha de produtos de qualidade? Na JMC você pode encontrar os melhores produtos com os melhores preços! Somos uma loja de material elétrico e iluminação que atua no ramo desde 1972! Trabalhamos com materiais elétricos de qualidade, tudo com os melhores preços! Fazemos parcerias com empresários, eletricistas, arquitetos, engenheiros e muitos outros profissionais a fim de providenciar ofertas ainda melhores! Para nós, o conforto do cliente é prioridade! Por isso, nossos estacionamentos contam com manobristas para economizar o seu precioso tempo. Caso não possa vir às nossas lojas, não tem problema, pois entregamos até mesmo no litoral paulista!

 

Interessado(a) em nossos produtos? Faça um orçamento conosco!

 

Gostou de saber mais sobre o horário de verão? Fique atento ao blog da JMC para não perder nenhuma dica! Siga também nossa página no Facebook! Até mais!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se precisa de Orçamento de Material Elétrico é só enviar uma mensagem 😉
Powered by