Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Lighting design: veja como essa técnica pode ser aplicada a novos projetos

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > Lighting design: veja como essa técnica pode ser aplicada a novos projetos
lighting design

Lighting design: veja como essa técnica pode ser aplicada a novos projetos

Uma das características mais importantes e que tem o poder de enaltecer ou prejudicar completamente a decoração de um ambiente é a iluminação. Nesse contexto, é comum ouvir falar sobre lighting design e iluminação planejada.

lighting-design

Uma iluminação planejada tem o poder de deixar a casa com um ar confortável, claro e amistoso. Por isso é uma questão fundamental na hora de construir ou reformar, pois ela influencia diretamente em como nos sentimos em um ambiente. 

Uma boa iluminação é responsável por esquentar ou esfriar os ambientes, dar destaque a itens, ressaltar elementos, separar ambientes, definir áreas de circulação etc, tem um papel fundamental na hora de dar mais vida para nossa casa ou qualquer outro ambiente.

E por falar em iluminação, você sabe o que é Lighting Design?

lighting-design

Em todos os tipos de ambiente, o conceito de Lighting Design pode ser aplicado para produzir resultados específicos. Também conhecido como Design de iluminação, é uma prática que usa esquemas de iluminação para melhorar a experiência humana em diferentes espaços.

Com essa técnica, usando a luz natural ou artificial, profissionais de design conseguem ressaltar detalhes, esconder determinadas áreas, trazer mais conforto, promover a funcionalidade, entre outras coisas. O Lighting Design tem o objetivo de não apenas deixar o ambiente bonito, como também de proporcionar experiências diferentes, existe um propósito por trás. Essa técnica é muito utilizada em eventos devido ao seu forte resultado estético.

O Lighting design, dependendo do projeto, propõe diferentes intensidades de luz, proporcionando sensações e experiências diferenciadas, que variam conforme o período do dia. As cores frias, por exemplo, ajudam a trazer mais disposição pelas manhãs. Já as cores quentes criam uma atmosfera aconchegante para as noites. Além disso, a iluminação não interfere apenas no ambiente, mas também nas emoções e comportamentos das pessoas.

Vantagens do Lighting design em seus projetos

lighting-design

Essa técnica traz aos projetos uma grande quantidade de vantagens como:

  • Colaborar com a funcionalidade dos ambientes e proporcionar conforto visual;
  • Distribuição de cores do ambiente, criação de diversos cenários e valorização estética de espaços;
  • Personalidade;
  • Geração de emoções;
  • Setorização dos espaços;
  • Otimizar o uso da luz natural;
  • Otimização da luz artificial;
  • Economia de energia elétrica;
  • Aumento na produtividade dos ambientes de acordo com os objetivos nele existente;
  • Esconde pontos negativos.

Como iniciar um projeto de Lighting Design?

lighting-design

A realização do seu planejamento faz com que os benefícios da iluminação sejam usufruídos e se concretizem de acordo com o objetivo de cada ambiente. Não existem limitações em relação aos benefícios, esse conceito pode ser usado em qualquer espaço.

O profissional faz uma análise inicial, principalmente da luz natural disponível no local, levando em conta as estações do ano e posições do sol no entorno. Ao realizar o projeto de iluminação, o profissional avalia a junção dos dois tipos de iluminação, um ambiente mais confortável, sustentável, estéticamente favorável e funcional, buscando sempre a otimização da iluminação no espaço. A partir disso, o profissional consegue escolher as melhores técnicas para evitar conflitos entre a iluminação natural e a artificial, que deve ser secundária. 

Algumas dicas importantes:

Trace o perfil do cliente – É muito importante conhecer o perfil do cliente para entender suas necessidades, isso facilitará o seu trabalho, evitando frustrações. Entender os sentimentos, rotinas e necessidades diárias, principalmente quando falamos de clientes que trabalham home office faz total diferença.

Tenha um pensamento sustentável – O Lighting Design também valoriza a sustentabilidade dos ambientes. Para isso, propõe maneiras de aproveitar a luz natural, reduzindo o tempo de uso da luz artificial. Isso pensando estrategicamente em todos os clientes, sejam eles de projetos pessoais, empresariais ou eventos.

Características do local – Ao analisar, observe a incidência do sol, estrutura, janelas, distribuição do mobiliário e divisão dos espaços, faça uma avaliação completa das particularidades de cada ambiente, seja de uma casa, apartamento, espaço comercial, área pública, entre outros.

Como ser um profissional de Lighting Design?

Esse profissional chama a atenção de vários perfis de clientes, desde projetos pessoais até mesmo profissionais. Por ser o especialista em soluções de iluminação, costuma ser contratado por clientes de vários perfis, inclusive empresas.

Se você se interessa ou trabalha em áreas relacionadas, especializar-se em Lighting Design pode ser uma ótima aposta. Para realizar a técnica em um projeto, não há uma regulamentação específica de lighting design, dessa forma, se o profissional possuir graduação em Arquitetura ou Design de Interiores, ele já pode trabalhar, analisando e estudando os espaços, planejando sua iluminação. 

Além de ser uma tendência em projetos de arquitetura e decoração, é uma chance de dar um novo rumo para a sua vida profissional.

Gostaram das dicas acima? Essa estratégia tem sido a responsável pelo sucesso de muitos projetos de arquitetura e designer e vem ganhando cada vez mais importância e popularidade no Brasil, criando espaços visualmente mais confortáveis e funcionais.

E mais, na hora de comprar materiais elétricos conte com a JMC, especialista em  material para iluminação. Contamos com lustres, luminárias e pendentes, além de toda a estrutura elétrica para o projeto, iluminação de qualidade, equipamentos de ponta e vendedores prontos para te ajudar com orientações necessárias sobre como amenizar esses impactos. Se você é da capital e precisa comprar material elétrico em São Paulo, conte com a JMC.

Telefones para contato: (11) 3358-8000 ou pelo WhatsApp (11) 3358-8000. 

Confira mais detalhes acessando o site da JMC! Confira nossas redes sociais Facebook e Instagram e siga o nosso Blog para não perder nenhuma novidade sobre materiais elétricos! Até a próxima!  

WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Precisa fazer orçamento de Materiais Elétricos ou de Iluminação? Fale com a gente! 😉