Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Lustre, pendente e luminária: Qual a diferença?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > Lustre, pendente e luminária: Qual a diferença?
Lustre

Lustre, pendente e luminária: Qual a diferença?

Uma boa iluminação pode ser o suficiente para transformar um ambiente comum em um espaço acolhedor! O poder que a luz tem de mudar espaços e criar atmosferas diversas é fantástico. Pode parecer que não, mas a iluminação pode estimular ou até mesmo acalmar e relaxar dependendo de sua cor. Portanto, se você acha que sua sala, quarto ou cozinha está “sem sal”, não quebre ela inteira, pense antes em mudar (ou adicionar) um bom projeto de iluminação e veja a mágica acontecer, afinal, até mesmo um único lustre pode fazer toda a diferença em um cômodo!

lustre

Além disso, não podemos deixar de considerar que a luz é um elemento decorativo de encher os olhos! Basta perceber que ela é muito usada em conceitos cenográficos e nas mais lindas vitrines. Aliado a isso existem os lustres, pendentes e luminárias, peças que podem compor muito bem todos os tipos de áreas. No entanto, você sabe qual a diferença entre elas? Neste artigo vamos definir bem as distinções entre elas e ajudar a clarear suas funções para cada ocasião. Quer saber mais sobre esse assunto? Venha conosco! 

Função estética e decorativa (e até mesmo de status)

lustre

É impossível dizer que um belo lustre no centro de uma sala não chama a atenção. Ele causa o impacto que uma simples lâmpada não causaria; está ali para iluminar, porém mais do que isso, ele está ali pelo seu valor estético. É uma peça, uma obra de arte. Cada vez mais pessoas recorrem a elementos como este para renovar suas casas.

Os lustres surgiram como magníficas esculturas que enfeitavam os tetos de salas de jantares de reis e nobres, já no fim do século XVII, e eram símbolos de status. Os pendentes modernos que conhecemos hoje são inspirados nos designs industriais dos anos 20 e 30. Já as luminárias são bem antigas e datam antes mesmo do surgimento da energia elétrica; a vela pode ser considerada uma luminária, mas o que conhecemos mais são os abajures, surgindo no século XVI com a função de atenuar a luz. 

Lustre

lustre

Feito para dispersar a luz, é produzido como uma escultura artística suspensa nos tetos. Confeccionada com uma armação em ferro ou metal, geralmente tem vários pontos de luz que são refletidos por vidro, espelhos ou cristais. Causa grande impacto visual e ajuda a criar lugares mais íntimos.

A extravagância dos primeiros lustres ficou no passado; hoje os conceitos mais modernos e minimalistas tomam conta das vitrines, portanto, se quiser ostentar como os nobres da antiguidade, vai ter que fazer um sob encomenda e desembolsar uma boa quantia. O lustre costuma ser o ponto focal em uma sala, por isso é interessante ter cuidado para que ele não destoe demais do resto da decoração.

Pendente

lustre

Parte de sua função é trazer e focar a luz em determinado espaço onde será realizada alguma atividade. Você pode encontrar pendentes sobre uma bancada de cozinha, uma mesa de sinuca ou um atelier de costura. Ele tem um longo fio que aproxima o foco de luz do local iluminado. Sua aparência fabril parece fria e pouco aconchegante, chama para a atividade laboral, mas também existem versões mais descontraídas que podem ser usadas em pontos comerciais, bares e restaurantes.

Luminária

lustre

As luminárias podem estar em todo o lugar! Quer dar um charme pro seu quarto? Coloque uma luminária nele! São ótimas para criar meia-luz quando trabalham com um dimerizador, controlando a força da iluminação.

A luminária, no geral, é conhecida por ser portátil e ilumina uma área específica. Ela pode ser um abajur, uma arandela na parede ou uma luminária de chão próxima à sua poltrona de leitura. Sua origem remonta aos tempos das cavernas com o uso das tochas que queimavam com gordura animal, evoluindo para velas, candeeiros de pavio, lamparinas, lanternas, etc. Além do papel funcional, vai atribuir valor ao seu ambiente. Ela também é muito usada sobre a mesa de trabalho como um charmoso auxiliar.

Claro que todos estes modelos de iluminação serão mais eficientes se instalados com materiais elétricos de qualidade, observando bem os fios, cabos e componentes elétricos, garantindo a segurança dos equipamentos em sua casa. Uma outra dica é fazer uso de lâmpadas com a tecnologia LED, que alcançam uma economia significativa no consumo e maior rendimento na iluminação. Portanto, fique atento na escolha certa dos materiais elétricos ao realizar reformas e mudanças.

Agora está mais fácil escolher o que instalar em cada lugar e detectar o que cada espaço pede. Com certeza agora você vai notar a diferença que um lustre, pendente ou luminária tem na sua casa. Considere estas dicas quando for reformar ou dar aquele upgrade em seus cômodos. Para encontrar os melhores produtos você pode contar com a JMC, que oferece materiais elétricos e de iluminação de qualidade e possui vendedores prontos para te ajudar.

Gostou de saber mais sobre a diferença entre lustre, pendente e luminária? Encontre no Blog JMC outras matérias bem interessantes sobre o mundo da iluminação. 

Você também pode acessar o nosso site jmc.com.br para conferir nossos produtos e fazer o seu orçamento ou nos chamar pelo telefone e Whatsapp (11) 3358-8000. Dê uma passadinha também em nossas redes sociais no Facebook e no Instagram para ficar ligado em novas dicas como esta. Até a próxima!

WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Precisa fazer orçamento de Materiais Elétricos ou de Iluminação? Fale com a gente! 😉