Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Nobreak: para que serve?

JMC Elétrica - Material Elétrico > All  > Technology  > Nobreak: para que serve?
Nobreak

Nobreak: para que serve?

Instabilidades na rede elétrica causadas por falhas na distribuição de energia ou por tempestades são a causa mais comum de queima de aparelhos eletrônicos. Tal risco deixa muita gente de cabelo em pé, pois ninguém quer ter de pagar pelo conserto ou pela compra de novos equipamentos, não é mesmo?

 

nobreak

 

Essa preocupação aumenta conforme o valor dos bens envolvidos. No caso de empresas essa preocupação é bastante real, dada a grande quantidade de aparelhos que podem ser danificados (em especial computadores e outros equipamentos utilizados para o trabalho) e os prejuízos para os negócios decorrentes do tempo de parada e da substituição dos dispositivos.

 

É nesse contexto que nobreaks e aparelhos similares surgem, visando proteger o consumidor contra problemas decorrentes das falhas elétricas. Na conversa de hoje falaremos sobre os usos do nobreaks para empresas. Confira!

 

O que é um nobreak? Qual a sua finalidade?

 

 

O nobreak, também conhecido como UPS (uninterruptible power system ou sistema ininterrupto de potência) é um equipamento responsável por regular a voltagem e a pureza da energia que alcança os eletrônicos conectados a esse dispositivo, protegendo os aparelhos dos efeitos negativos das falhas na rede elétrica. Em caso de quedas ou variações bruscas de energia, o nobreak também mantém os aparelhos ligados por meio de uma bateria.

 

Isso possibilita, por exemplo, que durante uma interrupção no fornecimento de energia, você possa manter o seu computador ligado por mais alguns minutos, permitindo que os programas que está usando sejam encerrados corretamente e salve seu trabalho com segurança. Desta forma é possível evitar que todo o seu progresso seja perdido! De forma justificada, essa proteção é dos principais motivos por trás do aumento do uso de nobreak para empresas.

 

Qual a diferença entre estabilizador, filtro de linha e nobreak?

 

nobreak

 

No momento de passar em uma loja de material elétrico para adquirir materiais de prevenção a danos causados por variações na rede elétrica, é comum ouvirmos sobre três aparelhos: estabilizador, filtro de linha e nobreak. Inicialmente parece complicado, dada a variedade de equipamentos com funções similares, porém há diferenças bem grandes entre cada um destes equipamentos. Confira!

 

Filtro de linha

nobreak

Também conhecido como protetor contra surtos, o filtro de linha tem como função proteger seus aparelhos elétricos contra picos de energia. Por pico de energia, entende-se um aumento muito elevado e temporário da energia, com duração de uma fração de segundo. Podem ser causados por raios, falta de energia, disjuntores falhos, curtos-circuitos, entre outros. Se um pico de energia ocorre quando um dispositivo não está ligado a um filtro de linha, o eletrodoméstico ou eletrônico pode sofrer danos. No caso de raio, nem mesmo o filtro de linha consegue proteger os dispositivos.

 

Um filtro de linha é composto por plugues de tomadas, em diversas quantidades, um botão de liga/desliga, e pelo menos um fusível, que “quebra” o surto de energia, evitando que seus aparelhos ligados à rede elétrica queimem.

 

Estabilizador

nobreak

Além de executarem a mesma função dos filtros de linha, esse tipo de equipamento ainda estabiliza a tensão da rede elétrica, protegendo contra sobretensão, subtensão e sobrecarga, o que evita o mau funcionamento e aumenta a vida útil dos eletrônicos. Um estabilizador pode também converter uma rede elétrica de 220 v em 110 v.

 

Nobreak
nobreak

Fornecem a proteção mais completa, pois além de estabilizarem a tensão e terem filtro de linha interno, eles também contam com baterias internas, assegurando a continuidade do fornecimento de energia aos eletrônicos conectados em casos de apagão (blackout) por um curto período de tempo. Ou seja, além de proteger os seus equipamentos, o nobreak também protege seus dados e garante que você continue conectado quando a energia acaba.

 

A capacidade da bateria varia com base no modelo e na quantidade de aparelhos que serão ligados ao nobreak. Em caso de um apagão, o uso do nobreak na empresa fornece tempo suficiente para o usuário salvar seu trabalho e desligar o computador em segurança, sem riscos de corromper dados ou perder progresso de trabalho!

 

Embora seja a opção mais cara entre os três, a rápida evolução da tecnologia permitiu que os custos desse aparelho caíssem bastante, tornando-o mais acessível. Desta forma, o nobreak se consolida como a melhor opção de material elétrico para empresas no quesito prevenção a acidentes decorrentes de falhas na rede elétrica.

 

Material elétrico para empresas é na JMC!

 

nobreak

 

A JMC é uma loja de material elétrico com bastante experiência no ramo! Trabalhamos com materiais elétricos de qualidade e oferecemos os melhores preços!

 

Pensando nas necessidades corporativas, temos diversos modelos de nobreak para empresas e para uso doméstico! Confira alguns dos modelos mais procurados:

 

1 – Nobreak UPS Senoidal Universal 2200 VA: oferecido pela fabricante TS Shara, esse modelo é altamente versátil, pois além de ser bivolt, conecta-se a qualquer rede elétrica 110 V, 115 V, 127 V ou 220 V. Tal flexibilidade faz do UPS Senoidal Universal um ótimo modelo de nobreak para empresas! Além de possuir comunicação inteligente USB e oito tomadas tripolares, esse modelo conta também com duas baterias internas e a possibilidade de incluir baterias externas para ampliar ainda mais sua autonomia!

 

2 – NoBreak UPS Professional Universal 3200VA: embora similares aos modelos Senoidal Universal, os Professional são ainda mais potentes, além de contar com o incrível número de 12 tomadas tripolares. Ambos os modelos são recomendados para configurações que necessitam de maior potência ou autonomia, como servidores, microcomputadores, equipamentos eletrônicos e de telecomunicações, dentre outros.

 

3 – NoBreak UPS Mini 500 e 600 VA: compactos e mais discretos, os nobreaks da linha Mini oferecem uma incrível relação custo-benefício e vêm equipados com gabinete e painel em ABS antichamas. Embora possa ser usado no ambiente corporativo, esse modelo é mais recomendado para uso doméstico, em razão de sua menor potência.

 

A JMC também estabelece parcerias com empresas, arquitetos, engenheiros e muito mais para fornecer ofertas ainda melhores! Interessado em nossos materiais elétricos? Faça um orçamento conosco!

 

Gostou de saber mais sobre nobreaks para empresas? Fique de olho no blog da JMC para não perder nenhuma dica! Siga também nossa página no Facebook! Até mais!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se precisa de Orçamento de Material Elétrico é só enviar uma mensagem 😉
Powered by