Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

10 dicas de como evitar acidentes com a energia elétrica

JMC Elétrica - Material Elétrico > Dicas  > 10 dicas de como evitar acidentes com a energia elétrica
como evitar acidentes com a energia elétrica

10 dicas de como evitar acidentes com a energia elétrica

Em nosso cotidiano, fazemos uso de todo tipo de material elétrico, sendo até mesmo difícil nos imaginarmos sem eles, não é mesmo?

 

Com uma sociedade cada vez mais dependente de produtos elétricos, a ocorrência de acidentes elétricos residenciais tornou-se muito comum, criando uma preocupação crescente com a prevenção desse tipo de acidente.

como evitar acidentes com a energia elétrica

Pensando nessas ocorrências, diversos materiais elétricos foram adaptados para maior segurança do consumidor, pois a prevenção de todo e qualquer tipo de acidente com a rede elétrica deve ser uma prioridade.

 

Na conversa de hoje traremos para você dez dicas de como evitar acidentes com a energia elétrica e também falaremos sobre a importância de adquirir produtos de qualidade e onde achar uma boa loja de materiais elétricos em São Paulo. Então, se quiser saber mais sobre como evitar acidentes com a energia elétrica, venha conosco!

 

Como evitar acidentes com a energia elétrica? Conheça 10 dicas imperdíveis!
como evitar acidentes com a energia elétrica

 

Embora seja uma parte fundamental da nossa vida cotidiana, mexer com eletricidade pode ser muito perigoso, pois nunca se sabe quando pode ocorrer um acidente com a rede elétrica, não é mesmo? Pensando nisso, trouxemos algumas dicas sobre como evitar acidentes com a energia elétrica! Vai passar na loja de material elétrico mais próxima? Confira as dicas a seguir!

 

1 – Cuidados na instalação elétrica: no momento de fazer a instalação elétrica, é necessário ter alguns cuidados, como planejar a instalação pensando na quantidade de aparelhos que você pretende ligar ao mesmo tempo para não sobrecarregar o circuito, verificar se não há vazamentos de água que possam atingir as instalações e outros.

 

2 – Cuidados na hora da reforma: o momento da reforma elétrica também é bastante delicado, exigindo atenção a detalhes, como o dimensionamento dos cabos, a instalação de dispositivos de proteção como disjuntores, o aterramento e o DR (diferencial residual), além da periodicidade das reformas (que devem ser feitas a cada dez anos, no mínimo) e muito mais.

 

3 – Conte com um eletricista: fazer alterações desse tipo sem a devida capacitação pode acarretar acidentes elétricos. Por isso, a presença de um eletricista, que é o profissional mais capacitado e adequado para fazer qualquer instalação ou manutenção, se faz necessária, tomando todos os cuidados necessários para evitar um acidente com a rede elétrica.

 

Esse profissional também pode ser útil caso você queira uma recomendação sobre onde encontrar uma loja de materiais elétricos em São Paulo que trabalhe com produtos de qualidade.

 

4 – Durante uma reforma, desligue o quadro de distribuição: ao fazer qualquer intervenção na rede elétrica, desligar o quadro de força é essencial para que a pessoa que esteja mexendo nas instalações não receba um choque ou sofra qualquer outro tipo de acidente com a rede elétrica.

 

5 – Evite mudar a temperatura do chuveiro elétrico enquanto ele estiver funcionando: ainda que alguns chuveiros elétricos modernos contem com sistemas de isolação que evitam choques, o risco de acidentes ocorrerem é muito grande. Além disso, durante o banho a pessoa está molhada e com os pés descalços, o que potencializa o efeito da descarga elétrica.

 

6 – Cuidado com tempestades: em dias de chuva forte e queda de raios, evite tomar banho com o chuveiro elétrico ligado, afaste-se de materiais metálicos, como as esquadrias das janelas, e evite utilizar aparelhos eletrônicos.

 

7 – Cuidado com as tomadas: quando há crianças pela casa, as tomadas se tornam um grande risco por conta da curiosidade dos pequenos. Invista na compra de tampas plásticas para tomadas a fim de evitar que as crianças insiram os dedos ou objetos metálicos nas tomadas.

 

8 – Não deixe fiações expostas: fios e cabos desencapados devem ser substituídos imediatamente a fim de não pôr a segurança dos habitantes da casa em risco. Além disso, é recomendado que todos os fios estejam dentro de canaletas ou eletrodutos (conduítes) a fim de evitar qualquer tipo de contato com esse material.

 

9 – Evite usar água para apagar incêndios na instalação elétrica: em caso de acidente com a rede elétrica, não use água para apagar o fogo, pois ela é condutora de energia. Para conter o incêndio, use extintores de classe C. Caso não haja um por perto, tente abafar o fogo sem correr risco de se queimar.

 

10 – Evite o benjamin ou “T”: os famosos conectores “T” ou benjamins, bem como as extensões, são vilões das instalações elétricas. Isso se dá porque embora ofereçam comodidade ao disponibilizar mais entradas para a sua tomada, ligar muitos aparelhos nesses conectores pode sobrecarregar a rede elétrica, causando curto-circuito e, consequentemente, incêndios.

 

Qual a importância de utilizar materiais elétricos de qualidade?
como evitar acidentes com a energia elétrica

 

Já ouviu falar no ditado “o barato sai caro”? Essa frase é especialmente verdadeira quando se trata de material elétrico. Produtos com preços excessivamente baixos tendem a pecar no quesito qualidade. Quando isso ocorre, as chances de acidente se elevam, fazendo com que os prejuízos decorrentes desse tipo de ocorrência sejam muito maiores do que a “economia” gerada por comprar materiais de qualidade duvidosa.

 

A segurança deve sempre vir em primeiro lugar. Sempre procure os melhores materiais elétricos para a sua instalação, pois o investimento a mais em qualidade compensa em uma economia ao precisar de menos reparos e também ao evitar acidentes que poderiam causar perdas financeiras e até mesmo de vidas.

 

Quando se trata de material elétrico de qualidade, não há lugar melhor que a JMC! Trabalhamos com os melhores materiais elétricos a preços que cabem no seu bolso!

 

A JMC Elétrica é uma loja de materiais elétricos em São Paulo que atua no ramo desde 1972! Atendemos diversos segmentos, como construção e reforma, iluminação e decoração, casa e escritório, informática e telefonia, dentre outros!

 

Fazemos parcerias com empresários, eletricistas, arquitetos, engenheiros e muitos outros profissionais com ofertas ainda melhores! Interessado(a) em nossos produtos? Faça um orçamento conosco!

 

Gostou de saber mais sobre como evitar acidentes com a energia elétrica? Fique atento ao blog da JMC para não perder nenhuma dica! Siga-nos no Facebook e no Instagram!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se precisa de Orçamento de Material Elétrico é só enviar uma mensagem 😉
Powered by