Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Materiais para instalações elétricas residenciais

JMC Elétrica - Material Elétrico > Material Elétrico  > Materiais para instalações elétricas residenciais
Materiais para instalações elétricas residenciais

Materiais para instalações elétricas residenciais

Quando se trata de instalações elétricas residenciais, a segurança é uma preocupação constante. O produto certo, além de garantir maior qualidade no serviço, pode também conferir maior segurança para os usos cotidianos da rede elétrica, evitando perigos que poderiam pôr todos os seus investimentos, ou pior, a segurança da sua família em perigo!

Materiais para instalações elétricas residenciais

Por isso, na conversa de hoje falaremos sobre a importância da qualidade dos materiais elétricos, como disjuntores, fios e cabos, o que é um projeto de instalação elétrica e onde achar uma boa loja de material elétrico em São Paulo. Confira!

 

O que é um projeto de instalação elétrica? Qual sua importância?

É no projeto de instalação elétrica que são definidos os pontos de iluminação, as tomadas, os interruptores, os circuitos elétricos, a posição do quadro de distribuição e dos dispositivos de proteção, levando em conta o ambiente e as suas necessidades, ou seja, quantos equipamentos serão ligados naquele cômodo e quais são os seus tipos, assim como o número de pessoas que usarão esses ambientes e as atividades a ser desempenhadas.

 

Isso somente é possível por meio dos estudos realizados que, usando as normas técnicas como base, faz a distribuição adequada de tomadas, interruptores, circuitos, disjuntores, fios, cabos, dispositivos de proteção, entre outros.

 

Todas essas precauções ajudam a evitar choques elétricos, mau desempenho dos aparelhos utilizados e curtos-circuitos, bem como os incêndios provocados por estes. Desta forma, um projeto de instalação elétrica bem-feito é indispensável para a economia e para a segurança da sua casa!

 

Quais são os principais materiais elétricos que devem ser usados para instalações elétricas residenciais?

Materiais para instalações elétricas residenciais

 

Embora os materiais para instalações elétricas residenciais costumem ser diferentes – dependendo da função a qual o cômodo se destina e do perfil de seus frequentadores –, há alguns materiais elétricos que são comuns à maioria dos projetos, sendo muito importante estar de olho na qualidade e no preço antes de passar em uma loja de material elétrico em São Paulo, pois eles sempre serão necessários. Confira os principais materiais para instalações elétricas residenciais:

interruptores;

disjuntores;

cabos

eletrodutos (ou conduítes);

tomadas;

dispositivos de proteção;

quadros de distribuição; e

lâmpadas para os pontos de iluminação.

 

Quais são os erros mais comuns ao fazer uma instalação elétrica residencial?

Há diversos tipos de falhas que podem comprometer a segurança de uma instalação elétrica residencial. Confira os principais erros a fim de evitar que esse tipo de situação aconteça em sua casa:

 

1 – Sobrecarregar os disjuntores: o ideal é que cada circuito possua um disjuntor próprio, além de um disjuntor geral no quadro de distribuição. Quando há muitas cargas em um único disjuntor, pode ocorrer sobrecarga e curto-circuito, podendo culminar em incêndios e na queima de aparelhos elétricos;

 

2 – Uso excessivo de adaptadores “T”: também conhecidos como benjamins, os adaptadores prometem trazer facilidades a qualquer ambiente. No entanto, usar muitos aparelhos conectados a eles pode sobrecarregar a rede, resultando no aquecimento dos fios e no aumento do consumo de energia, além de eventuais incêndios;

 

3 – Não realizar aterramento: o aterramento é realizado por meio do condutor-terra, que deve estar em contato com o solo.

 

O aterramento é um procedimento que protege os usuários das instalações contra choques elétricos, além de impedir a queima de aparelhos e os componentes da instalação;

 

4 – Utilizar disjuntores incompatíveis com os cabos: caso a capacidade dos disjuntores seja muito maior que a dos cabos que os protegem, estes não serão acionados em caso de sobrecarga, expondo sua rede a danos ainda maiores;

 

5 – Não contratar um eletricista: com medo de gastar demais, muitas pessoas acabam não contratando um eletricista, fazendo o serviço por conta própria. A ausência de um profissional capacitado e especializado pode causar muitos dos erros anteriormente citados, além de pôr em risco a segurança de quem está fazendo a instalação e de todos os habitantes da casa.

 

5 dicas essenciais para instalações elétricas

Materiais para instalações elétricas residenciais

 

Agora que você já sabe o que não fazer, confira cinco dicas que irão ajudar bastante no momento de passar em uma loja de material elétrico em São Paulo para comprar os produtos necessários para fazer a instalação elétrica da sua casa!

 

1 – Utilize as bitolas corretas: o uso das bitolas adequadas impede o aquecimento dos condutores, economiza energia e garante o bom funcionamento dos materiais elétricos;

 

2 – Conte com tomadas de uso específico: aparelhos como ar-condicionado, chuveiro elétrico e geladeiras demandam muita energia, sobrecarregando tomadas normais. Tomadas de uso específico são ideais, pois conseguem receber cargas de aparelhos de alta potência;

 

3 – Realize revisões e manutenções nas instalações elétricas: manutenções e reformas elétricas preventivas devem ser feitas pelo menos a cada cinco anos. Dessa forma, é possível garantir a segurança e a qualidade das instalações;

 

4 – Fique de olho na potência do chuveiro: a potência do chuveiro elétrico deve ser correspondente à capacidade do circuito para evitar sobrecargas que podem desarmar os disjuntores, desligando a eletricidade;

 

5– Invista na qualidade dos materiais para instalações elétricas residenciais: ao passar na loja de material elétrico, é importante ter em mente que a segurança vem em primeiro lugar, então nem sempre os itens mais baratos são os melhores. Se você procura por uma loja de material elétrico em São Paulo, é interessante dar uma passada na JMC, que conta com materiais de qualidade e bons preços.

 

A JMC Elétrica é uma loja de material elétrico em São Paulo que atua no ramo desde 1972! Trabalhamos com mais de 50 mil materiais elétricos de qualidade, todos a preços justos!

 

Fazemos parcerias com empresários, eletricistas, arquitetos, engenheiros e muitos outros profissionais a fim de providenciar ofertas ainda melhores! Interessado(a) em nossos produtos? Faça um orçamento conosco!

 

Gostou de saber mais sobre materiais para instalações elétricas residenciais? Fique atento ao blog da JMC para não perder nenhuma dica! Siga também nossas páginas no Facebook e no Instagram!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se precisa de Orçamento de Material Elétrico é só enviar uma mensagem 😉
Powered by