Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Tipos de eletroduto: como escolher?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Material Elétrico  > Tipos de eletroduto: como escolher?
Tipos de eletrodutos

Tipos de eletroduto: como escolher?

Também conhecidos como conduítes, os eletrodutos são tubos que protegem os cabos e fios elétricos. Salvo algumas exceções, os eletrodutos tendem a ficar escondidos dentro das paredes e pisos, o que faz com que as pessoas comumente esqueçam a importância desses materiais elétricos.

Tipos de eletroduto

 

No entanto, esse tipo de equipamento é indispensável para a segurança e para o funcionamento das instalações elétricas de qualquer construção, seja ela uma casa ou uma empresa. Isso se dá pelo fato de que os eletrodutos protegem os fios e cabos contra inúmeros problemas, como corrosões e agentes químicos, além de proteger a sua casa ou empresa contra incêndios decorrentes de um possível curto-circuito!

 

Assim como com os fios e cabos elétricos, é importante saber como escolher eletroduto na hora de ir à loja de material elétrico, visto que há diversos tipos de eletrodutos no mercado, cada um com suas aplicações e usos em diversos tipos há diversos tipos diferentes de conduítes no mercado, cada um com suas aplicações e usos específicos! Por isso, hoje falaremos sobre os tipos de eletroduto, cuidados na instalação e onde comprar eletroduto! Confira!

 

Quais são os tipos de eletroduto?

Tipos de eletroduto

 

Na hora de comprar materiais elétricos, uma das maiores dúvidas é como escolher eletroduto, já que esse produto possui inúmeros tipos.

 

A fim de resolver essa dúvida de uma vez por todas e facilitar a sua ida à loja de material elétrico, preparamos uma lista dos tipos de eletrodutos e suas funções!

 

Eletrodutos rígidos: esse tipo de conduíte pode ser feito de duas formas: como tubos de aço galvanizados (metálico) ou como PVC (material isolante). Dentre os eletrodutos rígidos, o tipo mais comum é o metálico, que pode ser utilizado na decoração de estilo industrial ao ser deixado aparente.

 

Por ser resistente a colisões externas, esse tipo de eletroduto é muito utilizado em pisos, lajes e superfícies concretadas, além de também serem usados em linhas subterrâneas, onde podem estar em contato direto com a terra ou envoltos em concreto. São indicados tanto para instalações elétricas residenciais como para industriais. No entanto, a resistência desse tipo de eletroduto dificulta seu manuseio durante o processo de instalação, visto que não podem ser dobrados.

 

Quanto ao encaixe, os eletrodutos rígidos se subdividem também em soldáveis, roscáveis e em curva. Os soldáveis precisam ser encaixados um ao outro e exigem um tipo de cola para que permaneçam juntos. Isso não é um problema no caso dos eletrodutos roscáveis, que podem ser rosqueados um ao outro, sendo os mais recomendados para fazer a conexão. Já os modelos em curva permitem que os eletrodutos acompanhem a estrutura da construção sempre que necessário, como no encontro das paredes com o teto. A JMC Elétrica trabalha com eletrodutos roscáveis, entre em contato para saber mais.

 

Eletrodutos flexíveis corrugados e planos: podem ser facilmente considerados os mais conhecidos e populares entre os tipos de eletroduto, sendo usados na maioria das instalações.

 

Geralmente são feitos em PVC, com sua flexibilidade tornando os eletrodutos flexíveis ideais para instalações em paredes, visto que esse material elétrico pode ser curvado para acompanhar a estrutura da construção.

 

Apesar da facilidade no manuseio, é preciso ter cuidado para não achatar esse tipo de eletroduto durante seu uso, sob risco de impedir a passagem dos fios.

 

O eletroduto flexível plano, por sua vez, possui as mesmas características do corrugado, diferenciando-se apenas na aparência. Enquanto o corrugado possui aparência “enrugada”, o eletroduto flexível plano possui textura interna e externa lisa, como uma mangueira, facilitando ainda mais a passagem dos fios e cabos.

 

Compra e instalação: 5 dicas sobre eletrodutos

Tipos de eletroduto

 

Assim como com qualquer material elétrico, a compra de eletrodutos exige alguns cuidados. Confira algumas dicas que preparamos para lhe ajudar no momento da compra e da instalação de eletrodutos!

 

1 – Compre materiais elétricos de qualidade: o mais barato nem sempre é o melhor! Muitas vezes, produtos muito baratos podem acabar pecando na qualidade e na segurança. Materiais elétricos de procedência duvidosa podem não isolar direito a eletricidade, acarretando curto-circuito que pode queimar seus aparelhos elétricos ou até mesmo causar incêndios, causando grandes prejuízos.

 

Procure fornecedores que trabalhem com materiais elétricos de qualidade, como a JMC!

 

2 – Escolha o modelo de eletroduto que seja mais adequado à sua construção: o primeiro passo ao escolher o melhor eletroduto é atentar-se à curvatura do seu projeto a fim de determinar se os eletrodutos escolhidos terão a flexibilidade necessária para que a passagem dos cabos e fios elétricos não seja obstruída.

O segundo passo é levar em conta a resistência contra impactos. Ambos os fatores possuem grande peso na escolha do tipo de eletroduto!

 

3 – Trabalhe apenas com fios devidamente isolados: evite colocar condutores não isolados dentro dos eletrodutos. A única exceção a essa regra é em caso de aterramento, quando os condutores devem ser nus, porém com eletrodutos isolados.

 

4 – Não exagere na quantidade de fios e cabos dentro do eletroduto: os eletrodutos comportam múltiplos cabos ou fios, porém a taxa de ocupação em relação à sua área transversal não deve ser superior a 53% no caso de 1 condutor, 31% no caso de 2 condutores e 41% com 3 ou mais condutores.

 

5 – Procure ajuda profissional: um eletricista é essencial para auxiliar tanto no momento de comprar materiais elétricos ao selecionar o tipo de eletroduto mais adequado para o seu projeto quanto na hora da instalação desse e de outros produtos!

 

Quer saber onde comprar eletroduto? Procure na JMC! Trabalhamos com materiais elétricos de qualidade com preços que cabem no seu bolso!

 

Fazemos parcerias com empresários, eletricistas, arquitetos, engenheiros e outros profissionais a fim de providenciar ofertas ainda melhores! Nossos estacionamentos contam com manobristas para proporcionar conforto e economizar o tempo de nossos clientes! Não pode visitar as nossas lojas? Não tem problema, pois entregamos até no litoral paulista! Interessado(a) em nossos produtos? Faça um orçamento conosco!

 

Gostou de saber mais sobre tipos de eletroduto? Fique atento ao blog da JMC para não perder nenhuma dica! Siga também nossa página no Facebook!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se precisa de Orçamento de Material Elétrico é só enviar uma mensagem 😉
Powered by