Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Tomadas elétricas: quantas são necessárias na sua casa?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Material Elétrico  > Tomadas elétricas: quantas são necessárias na sua casa?

Tomadas elétricas: quantas são necessárias na sua casa?

Quem não deseja uma tomada elétrica próxima da cama ou de algum lugar onde haja fácil acesso para conectar os equipamentos eletrônicos?

As tomadas são extremamente importantes para o funcionamento ideal de uma casa, afinal, é por meio das tomadas que podemos utilizar equipamentos elétricos como geladeiras, televisores, computadores e muitos outros. As tomadas têm um papel fundamental numa casa e sua quantidade determina o processo de planejamento da residência.

 

No post de hoje, você vai ficar por dentro de tudo o que precisa saber sobre tipos de tomadas elétricas e se essas tomadas realmente são necessárias para evitar gastos desnecessários.

 

Tomadas elétricas: quantas são necessárias em cada cômodo?

Tomadas elétricas

Para começar, o ideal é que tenha pelo menos uma tomada em cada parede, tanto em salas, quartos e cozinhas, pois a instalação de tomadas elétricas evita o uso de benjamins e outros tipos de plugues.

 

Imagine que uma sala tenha pelo menos uma tomada em cada parede: todo equipamento eletrônico próximo de uma tomada pode ter aquela tomada à disposição.

 

Além da instalação das tomadas elétricas, também é possível fazer a instalação de tomadas duplas e triplas, e um bom exemplo de onde instalar dessas tomadas é a sala e a cozinha. Como nesses cômodos há uma grande demanda de equipamentos elétricos e eletrônicos, instalar tomadas duplas e triplas pode ser essencial.

 

Tipos de tomadas elétricas utilizadas no Brasil

Tomadas elétricas

Antes de fazer qualquer instalação de qualquer tomada elétrica nos cômodos, é indispensável verificar a amperagem e a voltagem das tomadas elétricas de acordo com os equipamentos que têm em casa.

 

Recentemente, o Brasil alterou seu padrão de tomadas, resultando em apenas dois padrões: o de dois pinos e o de três pinos. Como muitas residências usavam padrões antigos de tomadas elétricas, essa medida fez com que muitas pessoas recorressem a adaptadores para que pudessem utilizar seus equipamentos elétricos e eletrônicos.

 

De acordo com o novo modelo de tomadas de três pinos que temos atualmente, há diferenças que vão além da quantidade de pinos. As tomadas de três pinos são equipadas em aparelhos que precisam de aterramento elétrico (computadores, ar-condicionado, geladeira e outros), o que evita choques e curtos-circuitos. Isso ocorre porque o terceiro pino faz ligação com o fio terra. Além disso, o novo formato dessa tomada (em poço) dificulta o contato do dedo com as correntes elétricas, o que dá maior segurança.

 

Tomadas elétricas: voltagem e amperagem

 

Os tipos de tomadas elétricas são apenas alguns pontos que devem ser considerados antes de instalar tomadas em sua casa. Outro fator não somente importante, como indispensável, é verificar a amperagem e a voltagem das tomadas elétricas.

 

A voltagem do aparelho precisa ser compatível com a tomada, o que também pede maior atenção antes de comprar um equipamento eletrônico: qual a voltagem ideal, 110V ou 220V?

 

Na amperagem, alguns plugues e conectores podem ser de 10A ou 20A, variando de equipamento para equipamento. Os plugues de 10A têm menor potência e os de 20A, maior potência, e a compatibilidade serve exatamente para evitar que os equipamentos elétricos de alta potência sejam conectados em tomadas de baixa potência.

 

Nos casos em que você já comprou o equipamento e a tomada é de potência inferior, é possível utilizar transformadores, tornando então os equipamentos compatíveis com as tomadas.

 

Como planejar a instalação de tomadas elétricas

Tomadas elétricas

Agora que você já sabe as maiores e mais importantes diferenças em cada tomada, está na hora de fazer o planejamento das tomadas necessárias para realizar a instalação. Antes de tudo, sempre ponha a segurança e primeiro lugar: contrate um eletricista para fazer a instalação das tomadas.

 

Vamos conferir as dicas para planejar as tomadas:

 

  • faça a instalação de pelo menos uma tomada em cada parede;
  • preste atenção ao posicionar as tomadas para que fiquem próximas do equipamento;
  • pense na quantidade de aparelhos que você vai utilizar e faça uso das tomadas duplas e triplas nas paredes, evitando o uso de benjamins e plugues;
  • é interessante instalar tomadas extras, afinal, as necessidades do ambiente e das pessoas podem mudar com o tempo, além da possibilidade de utilizar mais equipamentos elétricos no futuro;
  • alterne entre tomadas 110V e 200V e procure sempre adquirir aparelhos bivolt para não ter problemas; e
  • adquira tomadas elétricas de qualidade para evitar dores de cabeça!

 

Posso trocar as tomadas antigas?

Tomadas elétricas

A resposta é: não só pode, como deve. É fundamental realizar uma reforma elétrica nas fiações da residência ou do estabelecimento a cada 5 anos, e isso não é diferente com as tomadas.

 

Utilizar tomadas antigas podem ser uma dor de cabeça, pois acaba não tendo compatibilidade com equipamentos mais novos, além de causar curto-circuito e comprometer a segurança elétrica do seu lar. Por isso, é muito importante realizar a troca dessas tomadas.

 

Onde posso encontrar tomadas elétricas de qualidade?

Tomadas elétricas

Agora que você já sabe sobre as diferenças das tomadas elétricas, é hora de escolher tomadas de qualidade para os cômodos da sua casa, tudo isso a preços competitivos. Por isso, conte com a JMC!

 

A JMC fornece material elétrico de qualidade para que as tomadas da sua casa funcionem perfeitamente e com o atendimento que você precisa! Assim, você pode assistir à TV, guardar alimentos na geladeira e utilizar computadores sem que haja problemas nos equipamentos por conta do material.

 

Faça um orçamento em nosso site! Ou, se preferir, entre em contato pelo WhatsApp e pelo Televendas (11) 3358-8000. Entregamos o material elétrico na sua residência e levamos a maquininha de cartão. Chame a JMC!

 

As tomadas são essenciais para manter tudo funcionando dentro de casa, e agora que você já sabe sobre tipos de tomadas, que tal conferir mais dicas em nosso blog? Assim, você fica por dentro das novidades sobre material elétrico. Até a próxima!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se precisa de Orçamento de Material Elétrico é só enviar uma mensagem 😉
Powered by