Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

como converter uma tomada 110V em 220V?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Material Elétrico  > como converter uma tomada 110V em 220V?

como converter uma tomada 110V em 220V?

A escolha incorreta das tomadas elétricas pode causar estragos em diversos aparelhos, afinal, quem nunca escutou uma história de alguém que estragou um aparelho eletrônico ou eletrodoméstico por usar a tomada errada?

como converter uma tomada 110V em 220V

Por que existem dois tipos de instalações elétricas, 110V e 220V e não uma única tomada capaz de manter diferentes aparelhos ligados sem estragar? E será que utilizar uma tomada 220V deixa a conta de luz mais barata? Como converter uma tomada 110V em 220V?

 

Para tirar todas essas dúvidas e não estragar mais nenhum aparelho, é importante saber a diferença entre 110V para 220V. Hoje, você vai conferir tudo o que precisa saber sobre como converter uma tomada 110V em 220V, então não tire os olhos desse post!

 

Voltagens 110V e 220V: quais as diferenças?

como converter uma tomada 110V em 220V

Para entender melhor as diferenças entre as voltagens 110V e 220V, é preciso voltar às origens da implementação da eletricidade no Brasil, bem no fim do século XIX e começo do século XX. Antigamente, não existiam tantas empresas nacionais, o que acarretou influência de empresas estrangeiras no nosso país. Isso resultava na exportação de produtos norte-americanos e europeus, que utilizavam as voltagens 110V e 220V, respectivamente.

 

Em resumo, as voltagens 110V e 220V não influenciam na economia da conta de luz, pois o consumo de energia está ligado aos watts (potência elétrica). Seja 110V ou 220V, a conta de luz será a mesma. As diferenças das voltagens presentes no Brasil se deram em decorrência dos produtos estrangeiros.

E no caso dos aparelhos, qual a diferença?

como converter uma tomada 110V em 220V

Se ligarmos um aparelho 110V numa tomada de 220V, o aparelho vai receber o dobro de tensão elétrica e, como consequência, vai queimar, o que pode ser bem perigoso em muitos casos e também resultar em sobrecargas de energia.

 

Agora, se ligarmos um aparelho 220V numa tomada de 110V, o aparelho pode não queimar, mas aí sim tem seu desempenho reduzido, trabalhando em menor potência.

 

Por isso, é necessário usar transformadores para converter a voltagem e poder utilizar seus aparelhos sem que eles queimem ou haja uma redução no desempenho. E optando por aparelhos bivolts, você pode utilizar as tomadas elétricas tranquilamente.

 

Como converter uma tomada 110V em 220V?

como converter uma tomada 110V em 220V

Para quem precisa utilizar aparelhos 220V em tomadas 110V e vice-versa, é necessário realizar a conversão de 110V para 220V, ou eles podem queimar e ter uma redução no desempenho. Abaixo, vamos dar algumas dicas de como converter uma tomada 110V para 220V por meio de transformadores e aparelhos bivolts. Confira:

 

Se você tem muitos aparelhos incompatíveis com a instalação elétrica da sua residência, faça uso dos transformadores para evitar que seus aparelhos queimem.

 

Os transformadores são equipamentos responsáveis por alterar a tensão elétrica (os volts), seja para aumentar ou diminuir, o que permite que aparelhos elétricos de 220V possam ser ligados em tomadas de 110V, por exemplo. Com isso, você conecta o transformador na tomada e, entre a instalação e o equipamento, é possível utilizar os aparelhos sem medo de queimá-los.

 

Também são encontrados em lojas de material elétrico, e seu uso pode ter um ótimo custo-benefício para quem precisa utilizar aparelhos 220V em tomadas 110V ou aparelhos 110V em tomadas 220V. Para aparelhos ou instalações elétricas mais antigas, opte por um meio mais seguro e simples: os transformadores.

como converter uma tomada 110V em 220V

Agora, se você planeja comprar algum aparelho, considere aparelhos bivolts, pois podem ser usados em diferentes tomadas elétricas sem risco de ser queimados por conta da voltagem.

 

Os aparelhos modernos, em sua maioria, são bivolts e atendem às duas tensões elétricas, adaptando-se ao automático ou ao manual:

 

  • no automático, o próprio aparelho faz o reconhecimento da tomada no qual está conectado e se adapta; e
  • no manual, há uma chave atrás do equipamento que permite ser colocado em 110V ou 220V.

 

Mas nunca se esqueça: sempre contrate um eletricista para verificar se está tudo ok com a instalação elétrica em sua residência, e se for mexer em algo, desligue toda a instalação elétrica e o disjuntor para evitar acidentes graves.

 

Agora que você já sabe como converter uma tomada 110V em 220V, é hora de encontrar transformadores de qualidade com o melhor custo-benefício. E então, já sabe onde adquirir os melhores transformadores?

como converter uma tomada 110V em 220V

A JMC Elétrica é uma fornecedora de materiais elétricos, oferecendo os melhores produtos com preços justos e competitivos com toda a qualidade que você merece! Aqui, você encontra de tudo quando falamos de material elétrico, seja para construção e reforma quanto para iluminação e decoração e até informática e telefonia!

 

Precisa de material elétrico de qualidade? Faça um orçamento conosco agora mesmo pelo site! Ou, se preferir, entre em contato pelo nosso WhatsApp e televendas (11) 3358-8000.

 

Para sua maior segurança e comodidade, receba seus produtos em casa. Nós levamos a maquininha de cartão até você!

 

Gostou de saber mais sobre como converter uma tomada 110V em 220V? Pelo nosso blog, você vai ficar por dentro de todas as dicas e novidades sobre material elétrico de qualidade. Esperamos por você!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se precisa de Orçamento de Material Elétrico é só enviar uma mensagem 😉
Powered by