Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Como evitar uma sobrecarga de energia?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Material Elétrico  > Como evitar uma sobrecarga de energia?

Como evitar uma sobrecarga de energia?

Sabe quando muitos aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos estão ligados ao mesmo tempo num mesmo circuito de tomadas e o disjuntor desarma? Esse ocorrido é chamado de “sobrecarga de energia” que, apesar de ser perigoso, não é incomum.

Sobrecarga de energia

Quando o disjuntor desarma, ou seja, o quadro elétrico desliga, é para proteger todo esse circuito de perigos maiores. Mesmo assim, é necessário tomar cuidados para evitar esse tipo de situação perigosa dentro de casa ou de algum estabelecimento.

 

As quedas causadas pela sobrecarga de energia comprometem o funcionamento da carga elétrica dos aparelhos.

 

Que tal conferir dicas para evitar sobrecarga de energia e deixar sua casa protegida? Continue com a gente nesse post para saber mais!

Sobrecarga de energia: erros que não devem ser cometidos!

Sobrecarga de energia

Uma dica muito importante e básica para evitar as sobrecargas de energia, é evitar muitos aparelhos elétricos conectados ao mesmo tempo numa mesma extensão. Isso porque essa conexão dos aparelhos com as extensões (ou os famosos “Ts” ou “benjamin”) pode causar um superaquecimento no ponto, o que deteriora a isolação e aumenta os riscos de acidentes.

 

Além dessa dica de ouro que será muito importante no dia a dia, você também pode evitar as sobrecargas de energia de outras formas. Primeiro, vamos conferir os erros que NÃO devem ser cometidos quando se trata da fiação elétrica da sua casa. Confira:

 

  • Deixar os aparelhos elétricos na tomada com a fiação quente:

Esse é um erro que jamais deve ser cometido, pois se a fiação esquenta e fica cheiro de queimado, é um sinal de que há sobrecarga de energia que pode causar ainda mais riscos de acidentes.

 

O que fazer: desligue imediatamente os aparelhos e chame um eletricista para avaliar se há a necessidade de fazer alguma manutenção na fiação.

 

  • Ligar muitos aparelhos em várias extensões:

Como explicamos logo acima, usar muitos aparelhos numa mesma extensão pode causar a sobrecarga de energia e ainda aumentar o risco de um incêndio.

 

O que fazer: opte por réguas com fusíveis, pois, se houver algum problema, apenas o fusível é queimado e não é repassado para a corrente elétrica.

 

  • Usar os Ts (benjamin) e extensões o tempo todo:

Existe uma capacidade máxima para cada tomada e, como falamos acima, essa capacidade pode não ser o suficiente para muitos equipamentos elétricos de alta potência ligados ao mesmo tempo. Os Ts (benjamin) e extensões devem ser usados apenas por um tempo, dentro da sua capacidade.

 

O que fazer: se precisar manter vários aparelhos ligados, é aconselhável fazer instalações de novas tomadas.

 

Além dos riscos que citamos acima, é sempre importante lembrar das épocas em que as sobrecargas de energia acabam sendo mais frequentes. No inverno, por exemplo, é o período em que há mais sobrecargas de energia. Por conta do frio, é bem comum o uso de aquecedores e chuveiro quente por um tempo acima do recomendado, o que pode ocasionar em sobrecargas de energia. Por isso, veja como evitá-las.

 

Dicas para evitar as sobrecargas de energia

Sobrecarga de energia

Agora que sabemos o que pode ocasionar as sobrecargas de energia e os riscos e perigos que podemos correr se a fiação não estiver adequada, vamos conhecer algumas dicas para evitar as sobrecargas de energia e também boas práticas que vão trazer maior segurança para o seu lar. Algumas dessas dicas ainda pode ajudar você a economizar energia! Vamos conferir:

 

  • evite ligar vários aparelhos elétricos numa mesma tomada utilizando extensões;
  • é sempre recomendado chamar um eletricista para avaliar se está tudo seguro e, caso haja algum problema, o próprio eletricista pode realizar os reparos;
  • saiba qual a intensidade da corrente da sua rede antes de comprar aparelhos elétricos, pois é importante que esses aparelhos sejam compatíveis;
  • sempre tenha atenção a qualquer sinal de sobrecarga de energia, como superaquecimento de cabos e fios;
  • nada de gambiarras nas fiações! Além de causar sobrecargas de energia, ainda comprometem a segurança das pessoas que estão presentes;
  • pelo menos de 5 em 5 anos, é recomendado acionar um eletricista para realizar uma reforma nas fiações;
  • nos casos de fios desencapados, fiação exposta e tomadas penduradas, chame um eletricista;
  • no verão e em dias quentes, utilize seu chuveiro na opção “verão”;
  • se não vai utilizar os aparelhos elétricos, tire-os das tomadas; e
  • usufrua da iluminação de lâmpadas de baixo consumo. Que tal dar uma olhada em lâmpadas LED?

 

E, claro, sempre que precisar realizar manutenções na fiação, não faça por conta própria: chame um eletricista profissional.

Receba em sua casa materiais elétricos de qualidade!

Sobrecarga de energia

Um dos fatores fundamentais de evitar as sobrecargas de energia é ter produtos de qualidade e com garantia. Quando o material elétrico é de qualidade e instalado da maneira mais adequada, você não terá dores de cabeças com reparos e manutenções frequentes.

 

Agora, material excelente e com o melhor custo-benefício é outra história: e você pode ter o melhor em material elétrico na JMC!

 

A JMC Elétrica é uma fornecedora de materiais elétricos que servem tanto para sua casa quanto para seu negócio, com preços justos e competitivos para que você faça o melhor negócio quando se trata de equipamentos elétricos e iluminação.

Sobrecarga de energia

Além disso, você pode receber o material em sua casa e realizar o pagamento por meio da maquininha de cartão. Faça um orçamento conosco! Você pode entrar em contato pelo nosso site, pelo WhatsApp e também pela televendas (11) 3358-8000, tudo para sua comodidade.

 

Não perca mais tempo, evite sobrecarga de energia com material elétrico de qualidade na sua residência!

 

Gostou das nossas dicas de como evitar sobrecarga de energia? Que tal ficar sempre por dentro das dicas e novidades sobre material elétrico e iluminação? Então, fique sempre de olho em nosso blog. Até a próxima!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se precisa de Orçamento de Material Elétrico é só enviar uma mensagem 😉
Powered by