Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Risco de sobrecarga de energia nos condomínios: como evitar?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Material Elétrico  > Risco de sobrecarga de energia nos condomínios: como evitar?

Risco de sobrecarga de energia nos condomínios: como evitar?

A sobrecarga de energia nos condomínios é mais comum do que parece, e isso se dá devido a uma série de fatores!

 

Tendo em mente que tais acontecimentos podem acarretar grandes prejuízos, nós, da JMC, separamos esta matéria para explicar os maiores riscos dessas sobrecargas, e claro, como evitá-los! Confira abaixo:

sobrecarga de energia nos condomínios

A importância da manutenção das fiações

Primeiramente, vamos abordar um assunto dado como função do síndico de cada condomínio: a manutenção das fiações!

 

Visando garantir a segurança dos moradores, a manutenção preventiva é fundamental. Revisões periódicas e até a substituição de instalações se faz completamente necessária como forma de promover melhorias e evitar sobrecarga de energia nos condomínios.

 

Nesse sentido, devemos lembrar que problemas nas fiações podem ocasionar incêndios, seja em um apartamento ou em área comum, o que consequentemente poderá afetar toda a estrutura de prédio, pondo em risco centenas de pessoas.

 

Sabendo disso, podemos citar 3 das principais irregularidades que ocasionam problemas elétricos em apartamentos e condomínios:

 

  1. Fiação obsoleta e/ou incompatível com a quantidade de equipamentos ligados à rede;
  2. Redes elétricas subdimensionadas; e
  3. Instalações elétricas expostas, feitas sem supervisão profissional.

 

Portanto, seja por negligência ou dolo, o fato é que cerca de 70% dos incêndios em edificações são causados por interferências humanas, sendo boa parte dos mesmos decorrente de problemas nas instalações elétricas.

sobrecarga de energia nos condomínios

Quadro elétrico: o que é e qual a importância de realizar sua manutenção?

 

O quadro elétrico, também conhecido como quadro de distribuição, é o aparelho responsável por receber eletricidade da companhia elétrica e redistribui-la para os apartamentos. É a partir do quadro elétrico que partem todos os fios das moradias.

 

Apesar de ser uma das partes mais importantes de toda a instalação elétrica, por conter todos os cabos da fiação, é muito esquecido quando falamos sobre sua manutenção, sendo este um fator muito preocupante.

 

De maneira geral, a maioria dos condomínios tende a realizar apenas pequenos reparos quando “o problema chega”, muitas vezes necessitando da ajuda de um eletricista. No entanto, ao prevenir falhas no mesmo ao realizar manutenções frequentes, diminui-se a probabilidade de sobrecarga de energia nos condomínios, afinal, muitas dessas sobrecargas ocorrem devido a problemas no quadro elétrico.

sobrecarga de energia nos condomínios

Indícios de sobrecarga: o que avaliar em seu apartamento?

 

Assim como os síndicos devem conferir renovação de alvarás e manutenção preventiva do sistema elétrico, o morador deve se atentar a determinados indícios para evitar maiores problemas elétricos.

 

Dentre eles, podemos citar:

  • choques elétricos;
  • quedas de tensão;
  • lâmpadas “piscando”;
  • desarmes de dispositivos de proteção;
  • quedas de tensão;
  • cheiro de queimado ou fumaça partindo de pontos elétricos; e
  • tomadas aquecendo.

 

Caso algum destes indícios ocorra, será ideal que o morador contate um eletricista ou realize a substituição de materiais elétricos, a fim de garantir maior segurança.

sobrecarga de energia nos condomínios

Dicas para evitar sobrecarga de energia nos condomínios

 

Prezando pela máxima segurança de todos, todas as medidas preventivas devem ser tomadas. Portanto, para evitar sobrecarga de energia nos condomínios, os síndicos devem:

  • Atentar-se às instalações elétricas: as instalações são divididas em circuitos, quadros de medição, quadros de distribuição e alimentadores de acordo com normas técnicas vigentes. O risco de sobrecarga e curto-circuito eleva-se ao ampliar as cargas sem um estudo técnico prévio. Atentar-se e contar com ajuda de um profissional em qualquer mudança nas instalações é essencial.

 

  • Verificar os materiais elétricos: todo material tem uma “vida útil”, que varia de acordo com uma série de fatores. Ao longo do tempo, há desgaste dos componentes da instalação, seja por oxidação, envelhecimento, redução da isolação de condutores, entre outros fatores. Realizar a manutenção e substituição destes materiais elétricos no condomínio é obrigatório para evitar problemas!

 

  • Aderir a mão de obra especializada: devido a uma boa parcela dos problemas na rede elétrica serem ocasionados por mão de obra feita por profissionais não qualificados, contar com a inspeção e manutenção preventiva somada a uma mão de obra especializada será a chave para evitar a sobrecargas de energia e outros problemas na rede elétrica do condomínio.

 

Além das medidas acima, o morador também tem suas responsabilidades, visto que problemas em seu apartamento podem gerar danos no condomínio inteiro. Portanto, recomendamos que não apenas siga a orientações do tópico anterior como também:

 

  • procure solucionar os pequenos problemas elétricos com urgências;
  • evite ligar muitos aparelhos em uma única tomada;
  • procure um profissional para realizar uma avaliação elétrica ao instalar equipamentos mais potentes, como chuveiros mais fortes e ar-condicionado; e
  • adquira aparelhos compatíveis com a intensidade da corrente elétrica de seu condomínio.

 

Com a contribuição de todos, as chances de sobrecarga caem drasticamente!

sobrecarga de energia nos condomínios

JMC – produtos de qualidade

Você sabia? A JMC Elétrica atua há 47 anos no mercado de material elétrico e iluminação. Investindo em infraestrutura e qualidade no atendimento.

 

Visando reduzir a sobrecarga de energia em condomínios, nós, da JMC Elétrica, contamos com uma grande variedade de produtos elétricos de qualidade, além de realizarmos entregas e levarmos a maquininha de cartão até você!

 

Nossa matriz localiza-se na Rua Aurora, 525. Aqui, você encontra variedades e elevada qualidade em cada um de nossos produtos!

 

Além disso, você pode realizar um orçamento em nosso site clicando aqui ou, se preferir, contate-nos pelo nosso telefone/WhatsApp: (11) 3358-8000.

 

sobrecarga de energia nos condomínios

Agora contamos com você! Esperamos que tenha entendido tudo sobre as questões de sobrecarga nos condomínios.

 

Para saber mais sobre estes e outros assuntos voltados à elétrica, acesse nosso blog e acompanhe a JMC no Facebook e no Instagram. Até mais!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se precisa de Orçamento de Material Elétrico é só enviar uma mensagem 😉
Powered by