Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Instalação elétrica predial: saiba o que é necessário e como fazer a manutenção

JMC Elétrica - Material Elétrico > Construção  > Instalação elétrica predial: saiba o que é necessário e como fazer a manutenção
instalacao-eletrica-predial

Instalação elétrica predial: saiba o que é necessário e como fazer a manutenção

A instalação elétrica predial é parte essencial para o funcionamento de qualquer condomínio, sendo responsável pela segurança e qualidade do fornecimento de energia de todos os ambientes. No entanto, se as instalações elétricas já são complexas em uma casa, imagine em um prédio?

Tal complexidade faz com que, tanto em um condomínio residencial quanto em um comercial, seja necessário ter atenção redobrada quanto à instalação elétrica predial tanto no momento de ir à loja de material elétrico mais próxima quanto ao fazer o manuseio dessas instalações.

Por isso, na conversa de hoje, falaremos sobre o que é uma instalação elétrica predial, como funciona em cada setor, como a manutenção deve ser feita e onde encontrar loja de materiais elétricos em São Paulo que tenha os melhores produtos e preços para você. Confira!

 

O que é uma instalação elétrica predial?

Instalação elétrica predial

 

Chamamos de instalação elétrica predial todo o processo necessário para garantir o fornecimento de energia elétrica de um prédio, sendo essencial tanto para a iluminação quanto para o desenvolvimento das tarefas cotidianas das pessoas que ali vivem ou trabalham.

Como já sabemos, a energia elétrica percorre quilômetros entre a usina hidrelétrica e as tomadas de um local, passando por estações, subestações, postes de distribuição e afins até chegar a uma unidade consumidora.

O processo de instalação elétrica predial envolve a implementação física dos componentes e a conexão entre a fonte geradora e as cargas elétricas. Para tal, é feita a passagem de fios e a instalação de tomadas, pontos de iluminação e disjuntores, dentre outros processos. Cada um desses componentes possui normas específicas criadas para evitar acidentes e aumentar a vida útil da instalação elétrica como um todo.

 

Quais as vantagens de realizar uma manutenção preventiva na instalação elétrica predial?

Instalação elétrica predial

 

Uma das perguntas mais comuns quando se trata desse tema é “quando devo fazer uma manutenção na instalação elétrica predial?”. A princípio, vale lembrar que não se deve esperar que um acidente aconteça para dar a devida atenção à instalação.

Ou seja, as manutenções devem ter caráter preventivo, pois é melhor prevenir que remediar, certo? Tendo isso em mente, o ideal é que essa manutenção seja feita uma vez por ano a fim de evitar problemas que possam pôr em risco a segurança e o fornecimento de energia de todo o condomínio.

Além de prevenir acidentes, outra das vantagens da manutenção preventiva é a economia de energia, visto que grande parte do alto custo nas contas de luz se dá pela falta de manutenção nas fiações ou desgastes em partes importantes do sistema elétrico.

Por meio de manutenções preventivas, também é possível prolongar a vida útil dos circuitos elétricos, que, dependendo de como foi realizada sua instalação e manutenção, poderá chegar a até 30 anos!

Além dessas manutenções, também é recomendado que sejam realizadas inspeções completas no sistema elétrico do condomínio, com o ideal sendo a cada cinco anos para edifícios mais antigos e a cada dez anos, para prédios mais novos.

Nesse momento, é importante contar com uma loja de material elétrico que forneça produtos de qualidade com bons preços para o seu condomínio. Pensando nisso, a JMC conta com parcerias especiais para condomínios para trazer segurança e alta durabilidade à instalação elétrica do seu prédio, tudo com preços que cabem no seu bolso!

 

Quais são os materiais elétricos mais utilizados na manutenção para condomínios?

Instalação elétrica predial

 

A lista dos materiais necessários geralmente varia de acordo com cada projeto de instalação elétrica predial, levando em conta as necessidades do seu condomínio. No momento de passar na loja de material elétrico mais próxima, é importante saber que alguns produtos são essenciais, tais como:

Iluminação (preferencialmente lâmpada de LED);

Tomadas;

Interruptores;

Tubos e conexões;

– Caixas e quadros; e

Fios e cabos.

 

Como a manutenção elétrica predial deve ser feita?

manutenção elétrica

 

No momento de fazer qualquer obra, uma pequena parcela do valor total deve ser investida na rede elétrica. Na tentativa de economizar, muitas pessoas acabam pondo a instalação elétrica em risco ao comprar produtos de baixa qualidade, não investir em profissionais capacitados (fazendo uso do famoso “faz-tudo”) etc.

Ao evitar esse tipo de situação, é possível economizar de verdade, pois um serviço malfeito ou com materiais de qualidade duvidosa pode pôr tudo a perder. Adquira produtos que ofereçam maior vida útil, melhor desempenho e maior segurança.

Para garantir não somente a eficiência como também a segurança de toda a instalação elétrica predial, é importante contar com os seguintes fatores:

 

Profissionais capacitados: a rede elétrica não se resume a acender uma lâmpada de LED ou ligar um aparelho eletrodoméstico; envolve toda a instalação elétrica do condomínio. Por isso, é importante contar com um eletricista qualificado, com conhecimento técnico e que saiba cumprir as normas de segurança que devem ser cumpridas por todas as instalações elétricas prediais. A presença de profissionais capacitados é essencial para a segurança do projeto.

 

Materiais de qualidade: os materiais utilizados em uma instalação elétrica predial devem estar de acordo com as especificações e necessidades técnicas. Para garantir o sucesso do projeto, então, estes materiais devem ser de qualidade e ter boa durabilidade, afinal, produtos de qualidade duvidosa podem gerar acidentes, gerando despesas adicionais e riscos à segurança.

 

disjuntores

 

Por isso, é importante que você saiba que quando se trata de material elétrico de qualidade, não há lugar melhor que a JMC!

A JMC Elétrica é uma loja de materiais elétricos em São Paulo que atua no ramo desde 1972! Atendemos diversos segmentos, como construção e reforma, iluminação e decoração, casa e escritório, informática e telefonia, dentre outros!

Interessado(a) em nossos produtos? Não se preocupe, pois levamos a maquininha de cartão até você! É possível fazer um orçamento conosco pelo nosso site, nosso televendas (11) 3358-8000 e pelo nosso WhatsApp (11) 3358-8000!

Gostou de saber mais sobre instalação elétrica predial? Fique atento ao blog da JMC para não perder nenhuma dica! Siga também nossas páginas no Facebook e no Instagram!

 

 

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se precisa de Orçamento de Material Elétrico é só enviar uma mensagem 😉
Powered by