Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

O que fazer quando o disjuntor desarma? Saiba as causas e como evitar

JMC Elétrica - Material Elétrico > Material Elétrico  > O que fazer quando o disjuntor desarma? Saiba as causas e como evitar

O que fazer quando o disjuntor desarma? Saiba as causas e como evitar

Sabe quando há um grande apagão dentro de casa enquanto você toma um banho quente no inverno? Isso ocorre quando o disjuntor desarma. Apesar dessa situação não ser tão incomum, os perigos podem ser grandes na sobrecarga de energia.

Quando o disjuntor desarma

Por isso, hoje vamos falar sobre quando o disjuntor desarma e saber quais procedimentos tomar para evitar essas sobrecargas de energia. Para garantir maior segurança aos circuitos elétricos da sua residência, continue de olho neste post!

 

O que é disjuntor e como ele funciona?

O disjuntor foi criado especialmente para a segurança elétrica do local, pois desarma quando atinge sua capacidade máxima de eletricidade. Ou seja, quando o disjuntor desarma, ele interrompe a corrente elétrica e evita que os fios sejam superaquecidos.

 

Todo disjuntor tem um papel fundamental e indispensável nos circuitos elétricos, pois se ele não realizasse sua função, a segurança elétrica do local estaria comprometida, gerando curtos-circuitos e até mesmo incêndios.

 

Os disjuntores são substitutos dos fusíveis. No caso dos fusíveis, eles queimavam ao atingir sua capacidade máxima, necessitando uma substituição da peça toda vez que isso acontecia No caso do disjuntor, ele apenas desarma sem a necessidade de substituição constante, pois nele há uma mola que faz a interrupção da corrente elétrica sempre que atinge sua capacidade máxima. Então, sempre que o disjuntor desarma, é só ligá-lo novamente.

 

O que faz o disjuntor desarmar?

Quando o disjuntor desarma

Agora que explicamos o que é o disjuntor e como funciona, vamos explicar melhor quando o disjuntor desarma. Algumas situações são mais propícias para que o disjuntor desarme, por isso é necessário conhecê-las e saber como evitar para garantir a segurança elétrica do local. Confira:

 

Sobrecarga dos circuitos elétricos

O motivo mais comum e recorrente de quando o disjuntor desarma é a sobrecarga do circuito. Principalmente em casas e estabelecimentos mais antigos, o sistema elétrico não sustenta nem suporta muitos aparelhos de alta potência. Os chuveiros são um ótimo exemplo disso: nessas casas antigas, se alguém tomasse um banho quente demorado, o disjuntor desarmava e era necessário ligá-lo novamente.

 

Isso também pode acontecer em casas novas quando os circuitos elétricos da residência são mal projetados e quando o disjuntor é de péssima qualidade.

 

Como resolver: procure um profissional capacitado e confiável para fazer reparos e reformas nos circuitos elétricos do local. Nesse caso, é necessário realizar a troca do disjuntor para um que tenha maior capacidade. Na troca do disjuntor, peça ao eletricista para alterar os fios!

 

Fios mal conectados ou com mal contato

A fiação mal conectada também pode ser o responsável quando o disjuntor desarma.

 

Como resolver: com cuidado, faça o reaperto e o isolamento da conexão; após isso, o circuito elétrico deve voltar a funcionar. Mas a segurança fica sempre em primeiro lugar: chame um eletricista para realizar o serviço e dizer qual o problema na fiação elétrica.

 

Chuveiro elétrico

Essa situação é muito mais comum do que pensamos, mas não significa que não precise de atenção. Assim que comprar o chuveiro elétrico, tenha bastante atenção se o chuveiro é compatível com a instalação. Se precisar de um chuveiro mais potente para banhos mais quentes, chame um eletricista para verificar a fiação e realizar os ajustes necessários.

 

Como resolver: se você já souber como mexer na fiação, corte o pedaço onde o fio derreteu e ligue novamente o circuito. Mas lembre-se: tendo conhecimento ou não, chame o eletricista, pois em alguns casos é necessário fazer a instalação de um circuito somente para o chuveiro.

 

Nos casos em que a fiação de um condomínio está comprometida, ou seja, que o problema não está no seu apartamento, entre em contato com o síndico para que medidas sejam tomadas com relação aos circuitos elétricos.

 

Como evitar que o disjuntor desarme?

Quando o disjuntor desarma

Agora que você já sabe as causas de quando o disjuntor desarma e como resolver, também vamos mostrar como evitar que o disjuntor desarme. Afinal, é importante tomar medidas preventivas no dia a dia. Vamos conferir essas medidas:

 

  • faça a instalação de disjuntores de qualidade e que sejam compatíveis com equipamentos elétricos da sua casa;
  • evite sobrecarregar o circuito, ou seja, ligar equipamentos de alta potência quando o disjuntor suporta menos potência elétrica;
  • evite conectar vários aparelhos elétricos simultaneamente na mesma tomada, evitando então uso de benjamins, Ts e outros equipamentos do tipo;
  • deixe a manutenção dos circuitos elétricos da sua casa em dia; e
  • faça a instalação de disjuntores em diferentes cômodos da casa, isso é um ponto muito importante; um na cozinha, um no quarto, um na sala e assim por diante. Então, quando o disjuntor desarmar, ele vai desarmar apenas naquele cômodo, o que também facilita bastante em manutenções.

 

Onde encontrar disjuntores e material elétrico de qualidade

Quando o disjuntor desarma

É muito importante contar com material elétrico de qualidade para garantir a segurança do seu lar. Afinal, a segurança está sempre em primeiro lugar.

 

Já sabe onde encontrar material elétrico de qualidade? Conte com a JMC!

 

Na JMC, você encontra os melhores materiais elétricos com a qualidade e segurança que você e a sua família precisam e merecem! Que tal fazer um orçamento on-line com a gente? Você também pode fazer um orçamento conosco pelo WhatsApp e pelo Televendas (11) 3358-8000. Levamos o equipamento até a sua casa junto da maquininha de cartão!

 

Priorize a segurança do seu lar e conte conosco!

 

O que achou de saber mais sobre quando o disjuntor desarma? Agora que você já sabe essas dicas, é só pôr em prática e garantir a segurança elétrica do seu lar. E que tal ficar por dentro de muito mais dicas e novidades? Confira nosso blog e fique sempre de olho. Até a próxima!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se precisa de Orçamento de Material Elétrico é só enviar uma mensagem 😉
Powered by