Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Fuga de energia: Como identificar e eliminar este problema

JMC Elétrica - Material Elétrico > Material Elétrico  > Fuga de energia: Como identificar e eliminar este problema

Fuga de energia: Como identificar e eliminar este problema

A fuga de energia elétrica pode apresentar grandes perigos, podendo causar desde leves choques até acidentes gravíssimos, mas acaba não se tornando tão incomum quanto nós pensamos. Essas falhas são causadas por correntes de fuga, e falhas entre fase e terra são apresentadas em torno de 95%.

Mas você já sabe o que é fuga de corrente elétrica e o que fazer para evitar isso? Aqui você vai saber mais sobre fuga de energia, como acontece e dicas de como evitar. Por isso, continue com a gente até o final deste post!

 

O que é fuga de energia e como acontece?

Fuga de energia

A fuga de energia se caracteriza por um fluxo de energia que é desviado de condutores e fios de maneira repentina, tudo isso causado por baixa isolação. A fuga de energia é similar a um vazamento, por exemplo, mas a matéria que sofre o desperdício nesse exemplo é a eletricidade.

 

Se algum eletrodoméstico em sua casa está isolado incorretamente, essa mesma falha na instalação possibilita brechas onde há o “vazamento” dessas correntes elétricas. Esse eletrodoméstico pode acabar dando choque ao ser tocado, como consequência dessa fuga de energia elétrica.

 

O que acontece é que a energia elétrica vai procurar toda e qualquer abertura possível para fechar o circuito. É por isso que, quando há redução na isolação, há fuga nessa energia pela brecha, porque se essa energia fecha o circuito, possibilita que a corrente continue circulando. E isso pode se tornar bem perigoso.

 

Quais os problemas que podem ser causados pela fuga de energia?

Fuga de energia

Em decorrência da fuga de energia elétrica, muitos problemas podem ocorrer, desde os mais leves, como pequenos choques, até acidentes perigosos, que podem comprometer a vida de alguém.

 

Abaixo, vamos listar os problemas que podem ser causados pela fuga de energia elétrica e o que fazer para evitar esse problema e tornar o ambiente mais seguro, sem problemas elétricos. Veja a seguir:

 

  • a fuga de corrente elétrica causa um grande aumento no consumo de energia;
  • danos aos equipamentos (o aparelho tem grandes chances de queimar e causar choques);
  • danos à instalação elétrica;
  • choques, desde os mais leves até os mais graves;
  • danos à produção;
  • curto-circuito; e
  • risco de incêndios, explosões, queimaduras e choques elétricos.

 

Como os riscos podem apresentar grandes perigos, para resolver isso não tente resolver sozinho a fuga da eletricidade. O correto é chamar um eletricista, pois um profissional capacitado saberá como solucionar o problema e deixar a instalação elétrica da sua casa, loja ou empresa muito mais segura.

 

Além disso, não adianta contratar um eletricista capacitado se o material elétrico não for bom. Quanto melhor a qualidade do material elétrico, menores os riscos de acidentes.

 

Como identificar a fuga de energia

Fuga de energia

Para identificar uma fuga de energia é preciso cuidado e atenção. Em muitos casos de fuga de energia (onde é possível desligar a instalação de forma repentina), deve ser usado o Disjuntor Diferencial Residual, pois com a instalação desse disjuntor é possível desarmar todo o sistema elétrico. E ao desarmá-lo, o fluxo de eletricidade é cortado, o que impede que a fuga de energia cause danos e acidentes perigosos.

 

Após desarmar a eletricidade do ambiente, é hora de identificar onde está o problema – mas essa tarefa deve ser feito apenas por um eletricista, pois mesmo que o sistema esteja desligado, mexer com eletricidade não é brincadeira.

 

Nos casos em que seja inviável desligar a instalação momentaneamente, o correto também é chamar o eletricista o mais rápido possível para identificar o problema e resolvê-lo.

 

Dicas de como evitar e prevenir sua instalação elétrica de fugas de energia

Fuga de energia

Sempre é bom reforçar: para todos os procedimentos de manutenção e manuseamento, chame um técnico imediatamente, pois é ele quem vai identificar com exatidão o problema para resolvê-lo sem causar riscos e danos aos equipamentos, à instalação elétrica e, principalmente, a você e a todas as pessoas que estão presentes no local.

 

Abaixo, vamos dar dicas de como evitar as fugas de energia, pois é importante cada um fazer a sua parte. Confira:

 

  • em fios, use apenas fita isolante. Evite ao máximo usar Durex, fita-crepe e esparadrapo;
  • evite muitas tomadas ligadas num mesmo benjamim (ou T) e fuja de gambiarras;
  • nunca deixe os fios desencapados (o cuidado deve ser redobrado em caso de lugares sujeitos a alagamentos);
  • sempre chame um técnico para realizar a manutenção da instalação elétrica e verificar se está tudo ok;
  • em hipótese alguma utilize objetos de metais e estanho em lugares de disjuntores e fusíveis;
  • fuja de fios mais finos para instalar chuveiros, sempre opte por fios mais grossos. E siga todas as recomendações de fiação feitas pelo fabricante do aparelho; e
  • adquira material elétrico de qualidade, pois isso impacta na melhoria da instalação elétrica do local.

 

Saiba como e onde encontrar material elétrico de qualidade!

Fuga de energia

Após ler esse post, se você identificou algum problema com a energia elétrica das instalações do seu imóvel, não perca tempo em acionar um eletricista, pois eletricidade é algo que pode ser perigoso se não manusear os equipamentos com proteção e experiência. E para que a instalação fique perfeitamente segura, o importante é contar com produtos e serviços da maior qualidade.

 

Precisa de material elétrico com qualidade de ponta, que vai deixar a instalação da sua casa ou negócio muito mais segura? A JMC Elétrica tem tudo! São muitos produtos com preços baixos para você fazer o melhor negócio!

 

A JMC é uma fornecedora de material elétrico que trabalha com produtos de qualidade e um atendimento top de linha. Comprando conosco pelo nosso WhatsApp ou televendas (11) 3358-8000, você ainda recebe o material sem sair de casa. Levamos a maquinha de cartão até você.

 

Faça um orçamento conosco e proteja sua instalação elétrica imediatamente!

 

O que achou das dicas para evitar fuga de energia? Confira muito mais dicas e novidades em nosso blog e não se esqueça de nos seguir no Facebook e no Instagram. Esperamos por você!

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se precisa de Orçamento de Material Elétrico é só enviar uma mensagem 😉
Powered by