Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

O que é um pico de energia e quais problemas ele pode causar?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > O que é um pico de energia e quais problemas ele pode causar?

O que é um pico de energia e quais problemas ele pode causar?

No Brasil, onde há grande incidência de quedas de raios em casas e arredores, os picos de energia costumam ser bem mais frequentes, o que pode danificar não somente a instalação elétrica como também aparelhos eletrônicos dentro da residẽncia ou do comércio. Por causa dessas oscilações, muitos perdem seus equipamentos, o que pode trazer grandes prejuízos ao consumidor.

 

Esses picos de energia (ou queda de energia) são bastante ocasionados por causa de raios, relâmpagos e trovões, embora podem ser ocasionados também por outros motivos. Por exemplo, ligar e desligar equipamentos de alta potência, como motores de elevador e ar-condicionados podem representar até 80% das causas de picos de energia.

 

Mas o que ocorre no momento do pico de energia e o que fazer quando isso acontece? No post de hoje, você vai conferir todas as causas dos picos de energia e como evitar que isso aconteça! E nos casos inevitáveis, você saberá como evitar maiores danos aos seus equipamentos. Seu comércio ou residência ficam em localidades com grandes descargas elétricas? Confira este artigo!

 

O que ocasiona os picos de energia?

 

 

Um aumento na voltagem, por mais simples que pareça, pode ocasionar uma alteração muito grande de volts em menos de um segundo. Quando ocorre um pico de energia, podem haver alterações significativas no campo elétrico e magnético nos raios de alta potência, o que resulta nas tensões nos cabeamentos que estão próximos. Por causa disso, acontecem os picos de energia.

 

Com isso, a tensão que é gerada por esse surto de energia é bem alta, podendo alcançar até 5 mil volts! Com a variação de energia, os equipamentos ficam muito mais vulneráveis e têm grandes chances de serem queimados no primeiro pico de energia. Após o famoso “apagão” que geralmente ocorre em tempestades, há um aumento significativo na potência, o que pode queimar seus equipamentos.

 

Durante as tempestades, por exemplo, seus aparelhos eletrônicos ficam mais vulneráveis a esses picos de energia e podem queimar com essa alteração na voltagem. No Brasil, segundo um relatório feito pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), cai em média 60 milhões de raios por ano! Tudo isso pelo nosso clima tropical dentro das características geográficas, com maior incidência em estações mais quentes (como primavera e verão). Mas como evitar a perda de aparelhos eletrônicos por descargas elétricas?

 

Como evitar os picos de energia

 

Pico de energia

 

Infelizmente não temos como controlar as tempestades e evitar as quedas de energia, mas podemos fazer a nossa parte para preservar os aparelhos eletrônicos e evitar que queimem com essas descargas elétricas. Uma das medidas mais utilizadas é o filtro de linha para conectar os diferentes aparelhos de casa. Para saber mais medidas de como evitar a perda de equipamentos eletrônicos por picos de energia, vamos conferir algumas medidas logo abaixo:

 

Estabilizadores

Os estabilizadores são uma ótima opção para quem quer proteger computadores e periféricos, como monitores, impressoras, caixas de som e outros, pois o estabilizador tem a função que o próprio nome já diz: de estabilizar a tensão elétrica da entrada de modo que a tensão de saída seja sempre a mesma.

 

A diferença entre o filtro de linha e o estabilizador é que o estabilizador já possui um transformador que converte a tensão de entrada no valor que é usado nos computadores. Ou seja, se a voltagem do imóvel é de 220V, o estabilizador tem a função de transformar a voltagem para 110V, o que o torna muito mais vantajoso que o filtro de linha.

 

Pico de energia

 

Nobreak

Desempenhando um papel similar aos estabilizadores, os nobreaks possuem um diferencial: uma bateria interna. Em casos de picos de energia, o nobreak tem a função de “segurar” o equipamento, mantendo-o ligado e funcional por um período de tempo. Isso dá a oportunidade ao usuário de salvar o trabalho e desligar o computador de maneira segura sem estragar todos os componentes ligados nesse aparelho.

Pico de energia

Outras dicas de como evitar a perda de aparelhos eletrônicos um por pico de energia

Também podemos fazer nossa parte para evitar a perda dos aparelhos por conta dos picos de energia. Por isso, é importante anotar algumas dicas assim que a energia elétrica já começa a apresentar oscilações:

 

  • Desligue todas as luzes e os aparelhos, exceto aqueles que sejam realmente necessários e que não podem ser desligados em hipótese alguma;
  • Desconecte todos os aparelhos elétricos da tomada;
  • Se possível, desligue o disjuntor para interromper a condução da eletricidade durante as tempestades;
  • Mesmo com a energia normalizada, religue os aparelhos aos poucos, pois ainda pode haver alteração na potência e redução de voltagem. O ideal é aguardar pelo menos 15 minutos para religar uma fonte e outra.

 

Todos os materiais elétricos você encontra aqui!

 

Precisando de estabilizadores e nobreaks? A JMC tem tudo!

 

Tomada de 20 amperes

 

Agora que você já sabe como evitar a perda de equipamentos elétricos por causa dos picos de energia e quer adquirir estabilizadores e nobreaks de qualidade, é importante saber com quem comprar. Se você quer qualidade garantida com os melhores preços, a JMC Elétrica tem tudo o que você precisa!

 

A JMC Elétrica é uma fornecedora de materiais elétricos de todo tipo com a maior qualidade e preço baixo do mercado! São diferentes tipos de equipamentos e materiais para sua casa, construção e instalação elétrica do imóvel! Então, se você procura estabilizadores e nobreaks perfeitos para proteger seus aparelhos, aqui a gente tem!

 

Que tal entrar em contato conosco e fazer um orçamento? Você também pode entrar em contato através do WhatsApp ou televendas (11) 3358-8000 e comprar seu material elétrico no conforto e segurança do seu lar! Além disso, levamos a maquininha de cartão até você!

 

Compre agora mesmo seu material elétrico e evite que um pico de energia destrua seus investimentos!

 

Gostou de saber sobre picos de energia? Confira nosso blog para ficar sempre por dentro das novidades e não perder nenhuma dica. Esperamos por você!

 

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se precisa de Orçamento de Material Elétrico é só enviar uma mensagem 😉
Powered by