Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Como proteger eletrodomésticos durante uma queda de energia?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > Como proteger eletrodomésticos durante uma queda de energia?
queda de energia

Como proteger eletrodomésticos durante uma queda de energia?

Com o aumento da incidência de chuvas, muitos problemas podem ocorrer, principalmente com a presença de raios e trovões, provocando apagões que podem prejudicar os aparelhos elétricos da sua residência.

Não temos como evitar a queda de energia, mas podemos fazer a nossa parte para diminuir os danos causados nesses casos. Afinal, a constante queda de energia pode causar danos ao aparelho eletrodoméstico e queimá-lo. Se não há em sua casa algum aparelho que protege contra a queda de energia, os estragos podem ser grandes para o bolso, sendo necessária a substituição de tais equipamentos.

 

Quer saber como se proteger da queda de energia na residência? Hoje, você vai ficar por dentro de todas as dicas de como evitar eletrodomésticos queimados por queda de energia e também sobre o que fazer em casos em que o seu aparelho foi queimado. Então, continue com a gente!

 

O que pode causar a queda de energia na residência?

Os motivos para a queda de energia na residência são muitos e devem ser levados a sério! Podendo ocorrer por causa das chuvas fortes e de diversas anomalias na instalação elétrica, essas quedas podem causar grandes problemas ao queimar seus eletroeletrônicos! E, claro, um grande prejuízo aos bolsos dos consumidores.

 

Quando um raio atinge uma rede elétrica próxima da sua residência, pode haver um percurso de alta carga de eletricidade até a sua casa, o que resulta não somente na queda de energia, como também na queima de equipamentos eletrônicos quando não há uma proteção adequada.

 

Como proteger seus eletrodomésticos da queda de energia na residência?

Mas nem tudo está perdido! Afinal, quando as chuvas fortes começam e você já consegue ouvir os raios, é possível proteger não somente sua casa, mas todos os aparelhos eletrônicos! 

 

Para os consumidores domésticos, há diferentes maneiras de evitar que os aparelhos de casa queimem por conta das chuvas e outros problemas na fiação elétrica da residência. Utilizando esses métodos a tempo, é possível, sim, proteger os equipamentos eletrônicos das quedas de energia e evitar que eles queimem.

 

Para evitar que o eletrônico queime e que isso gere prejuízos e custos ao seu bolso, há aparelhos que possibilitam o encerramento das atividades num computador ou que evitam que o equipamento queime com a queda repentina da energia elétrica. Mas qual aparelho é melhor para a sua utilização? Veja logo abaixo:

 

Estabilizadores

Feitos para corrigir a tensão na energia elétrica e disponibilizar uma energia mais estável aos aparelhos conectados, os estabilizadores podem conter filtros de linha que protegem o equipamento assim que há pico de tensão. Por meio dos estabilizadores, é possível proteger mais de um equipamento, pois cada estabilizador dispõe da capacidade de várias tomadas.

queda de energia

Nobreak

Os nobreaks são os perfeitos aliados de quem está usando o computador para fazer um trabalho ou manter o foco nos estudos, mas há uma queda de energia que impossibilita de continuar os trabalhos. Ao utilizar o nobreak, o usuário tem tempo de salvar e encerrar suas tarefas para desligar o computador e outros aparelhos adequadamente. O tempo dos nobreaks pode variar de equipamento para equipamento, mas todos atendem a uma grande necessidade: evitar que o equipamento queime e dar tempo suficiente para desligá-lo de forma correta.

Protetores eletrônicos

Os protetores eletrônicos, por sua vez, podem ser confundidos com as réguas de tomada, mas sua funcionalidade vai muito além do que parece. Esses aparelhos protegem seus equipamentos contra sobrecargas de energia, surto de tensão, curto-circuito e retomam a energia após a queda sem que os aparelhos sejam queimados.

queda de energia

Além disso, é importante tomar alguns cuidados importantes, pois ter apenas o aparelho não é o suficiente. Precisamos fazer a nossa parte para garantir que os eletrônicos domésticos continuem funcionando normalmente e que esses aparelhos de proteção tenham vida útil maior.

 

Por exemplo, assim que começar a chover forte e você ouvir raios próximos, é sempre importante desligar os equipamentos da tomada. Nos casos em que já ocorreu a queda de energia e não deu tempo de agir, tire-os imediatamente da tomada, pois, se a energia começar a oscilar, os eletrônicos domésticos podem queimar de vez.

 

Lembrando que tempestades e ventos fortes também podem fazer a eletricidade oscilar! Então, não pense duas vezes antes de desligar os equipamentos (como TVs, computadores, entre outros) da tomada assim que começar a chover ou a ventar forte, sem abrir mão da instalação dos equipamentos de proteção a esses eletrônicos.

 

Meu aparelho queimou, o que fazer?

 

Seus eletrônicos domésticos queimaram? Você pode entrar com um pedido de indenização por danos elétricos para a distribuidora da sua região!

 

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a distribuidora de energia deve se responsabilizar por quaisquer danos causados aos aparelhos eletrônicos da sua residência em decorrência de oscilações, picos e até quedas de energia!

 

Se esse for o seu caso, o ideal é solicitar o reembolso à distribuidora de energia da sua região num prazo de 90 dias após a queima dos aparelhos. Depois disso, é realizada uma análise e informado ao cliente se os valores serão ressarcidos ou não.

 

Por isso é importante fazer a sua parte e evitar que os aparelhos queimem em decorrência desses problemas, ainda mais com as dicas que trouxemos no post de hoje. E, claro, evite ligações irregulares na instalação elétrica da sua residência. O ideal nessas horas é contar com um eletricista capacitado.

 

Precisa de material elétrico de qualidade? Chame a JMC!

queda de energia

Na JMC Elétrica, você conta com todo o tipo de material elétrico para sua residência. Temos os melhores produtos com os melhores preços para que você tenha a melhor qualidade em sua casa e fique muito mais tranquilo com seus eletrônicos domésticos!

 

Fale conosco pelo nosso site e faça um orçamento! Você também pode pedir pelo nosso televendas e WhatsApp (11) 3358-8000, tudo para sua maior comodidade. E ainda levamos a maquininha de cartão até você!

 

Não perca mais tempo e adquira material elétrico de qualidade!

 

O que achou do nosso post? Para saber mais sobre material elétrico, confira nosso blog e siga-nos pelo Facebook e Instagram. Até a próxima!

 

.

 

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se precisa de Orçamento de Material Elétrico é só enviar uma mensagem 😉
Powered by