Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Terminais Elétricos: O que são e como funcionam?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > Terminais Elétricos: O que são e como funcionam?
terminais elétricos

Terminais Elétricos: O que são e como funcionam?

Para atender às necessidades das empresas, indústrias, instaladores, eletricistas e outros diversos responsáveis por este tipo de instalação, bem como os mais diferentes projetos, existe uma infinidade de modelos de terminais elétricos. Estes tipos de componentes são responsáveis por garantir a segurança e qualidade de uma instalação elétrica, por isso, é extremamente importante estar atento à qualidade do material que será escolhido, para que não haja imprevistos.

 

terminais eletricos

Se você deseja conhecer mais a respeito de terminais elétricos, como funcionam, sua aplicabilidade e os modelos existentes no mercado, então continue acompanhando este artigo.

Afinal, o que são terminais elétricos?

De forma simples e direta, trata-se de um terminal elétrico, o componente que conecta um dispositivo ou acessório a cabos e condutores de energia dos mais diversos tipos. Sua principal característica é a versatilidade, afinal, é facilmente encontrado nos mais diversos tamanhos e formatos.

 

Sendo assim, podemos definir terminais elétricos, de forma resumida, como o responsável por estabelecer a ponte entre um condutor elétrico e outro, podendo ser em disjuntores, contadores, bornes, relés e entre outros. Falaremos adiante a respeito de sua aplicabilidade.

 

Como funcionam em conexões de fios e cabos?

Quando tocamos no assunto funcionalidade, existe um ponto específico que deve ser destacado pois é de extrema importância: os dois tipos de terminais elétricos existentes no mercado – o isolado e o que não possui isolação. Porém, mesmo sendo divididos nestas duas classes, todos os terminais são divididos em modelos, fator que altera sua finalidade. Nestes casos, todos os componentes podem ter suas conexões ligadas aos condutores por meio de terminais elétricos. Vamos falar a seguir a respeito deste assunto.

 

Para entender seu funcionamento de forma mais simples, é preciso lembrar que estes componentes elétricos são fabricados com material condutor de eletricidade, como por exemplo cobre eletrolítico ou alumínio e a fixação do cabo geralmente acontece por meio de compressão. Nestes casos, uma ponta descascada é inserida na parte interna do terminal e logo em seguida é realizada a compressão do tubo onde está o cabo, com o auxílio de um alicate específico.

 

Conheça os modelos de terminais e sua aplicabilidade

Que existem terminais elétricos de diversos modelos e tamanhos, isso você já sabe. Agora iremos conhecer quais são os tipos de terminais elétricos existentes e quais são suas aplicabilidades.

 terminais eletricos

Terminal anel:

 

Como o próprio nome já diz, trata-se de um terminal elétrico que conta com um anel em sua extremidade. Este componente é dividido em dois modelos, sendo eles o terminal com anel laminado e terminal com anel tubular. São modelos facilmente encontrados sendo utilizados em conexões por meio de parafusos (em bornes, parafusos de aterramento e barramentos, por exemplo).

terminais-eletricos

 

Terminal forquilha:

 

Este tipo de terminal, também é conhecido como terminal tipo garfo, pois seu formato plano e com uma abertura proporciona facilidade de fixação na superfície das barras. Por isso é indicado para barras de bornes e existem quatro tipos de modelos, sendo eles o terminal forquilha reta, forquilha anel, forquilha mola e o modelo forquilha dobrada.

terminais eletricos

Terminal pré-isolado tipo fêmea

 

Slip-ons e Linguetas:

 

São terminais elétricos conhecidos por sua facilidade de encaixe, pois contam com um conjunto composto por uma peça slip-on fêmea e uma peça slip-on macho em forma de lingueta. No caso do slip-on 100% isolado, a isolação correta da peça garante maior eficiência, diminui o risco e curto circuito e aumenta a segurança. Existe também o modelo slip-on tipo bandeira, para conexões com ângulo reto, ou seja, de 90º.

terminais eletricos

Terminal pré-isolado tipo macho

 

É através das linguetas (fixadas com parafusos ou rebites junto à uma peça metálica ou barramento) que é possível realizar conexões a cabos com facilidade. Caso haja necessidade de múltiplas conexões, é possível aplicar linguetas em fita.

 

terminais eletricos

Terminais pino:

 

Sua utilização pode ser feita em bornes, contadores ou na terminação de cabos flexíveis. Para se adequar às necessidades, existem os modelos: pino plano, ilhós tubular e pino tubular.

 

É de extrema importância destacar que quando falamos em terminais para cabos elétricos, estamos falando de alta capacidade de condução de eletricidade. Por conta disso, é essencial avaliar a qualidade dos terminais para garantir uma instalação segura assim como um bom funcionamento.

Onde encontrar terminais elétricos de qualidade?

Agora que você já conhece mais a respeito de como funciona um terminal elétrico, quais suas funcionalidades e a importância de escolher material elétrico de qualidade, é hora de escolher o melhor lugar para adquirir tudo que você precisa. 

 

A JMC Elétrica encontra-se à disposição para fornecer a você, materiais elétricos de qualidade e atendimento personalizado de acordo com as suas necessidades. Contamos com uma infinidade de opções de terminal para cabos elétricos, fios, cabos e diversos materiais essenciais para garantir a qualidade e segurança no seu projeto. Faça um orçamento diretamente em nosso site ou entre em contato conosco através do Whatsapp (11) 3358-8000. 

 

Depois de saber mais sobre terminal de fio elétrico e suas aplicabilidades, que tal visitar nosso blog para conferir mais dicas? Não deixe de ficar por dentro de todas as novidades sobre material elétrico. Nos vemos em breve!

WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Precisa fazer orçamento de Materiais Elétricos ou de Iluminação? Fale com a gente! 😉