Orçamento: CLIQUE AQUI
Televendas: (11) 3358-8000

Tomada de 20 amperes: quando utilizar?

JMC Elétrica - Material Elétrico > Uncategorized  > Tomada de 20 amperes: quando utilizar?
Tomada de 20 amperes

Tomada de 20 amperes: quando utilizar?

Para manter o bom funcionamento dos aparelhos eletrônicos e evitar danos elétricos e possíveis acidentes, é importante conhecer as diferenças de cada tomada e como seu funcionamento pode ser fundamental para cada equipamento eletrônico que temos dentro de casa ou do escritório. 

Tomada de 20 amperes

Sabe quando vamos conectar o plug na tomada, mas parece que um não se encaixa no outro? Isso se dá pela diferença das tomadas de 10 e 20 amperes. A tomada de 20 amperes pode ser usada para suportar aparelhos eletrônicos de maior potência, enquanto a de 10A é projetada para aparelhos de menor potência, como os que utilizamos no dia a dia.

 

Mas quando podemos utilizar as tomadas de 20A e evitar danos elétricos com a utilização? Afinal, quando se trata de instalação elétrica, todo cuidado é pouco e o essencial é reduzir os riscos com diferentes cuidados e não usar todo tipo de material.

 

No post de hoje, vamos conferir mais sobre a tomada de 20 amperes, quando utilizá-la e quando utilizar tomada 10A ou 20A. Continue de olho no post para saber mais!

 

Padrão brasileiro de tomadas: como surgiu e para que serve?

Tomada de 20 amperes

O padrão brasileiro de tomadas, aquele com três pinos, foi definido em 2011 com o intuito de trazer aos lares e aos negócios tomadas mais seguras. Como no Brasil existiam pelo menos 12 tipos de plugs e 8 tipos de tomadas pelo país, não havia uma definição exata de qual usar e isso poderia, inclusive, trazer confusões na hora de adquirir um aparelho elétrico e comprometer a segurança das instalações elétricas no imóvel.

 

A tomada de três pinos do padrão brasileiro de tomadas tem maior segurança garantida pelo Inmetro. Primeiro porque implementar um padrão de tomadas evitaria que muitos adaptadores fossem usados e as casas já estariam preparadas para utilizar diferentes aparelhos, o que evitaria sobrecargas e até mesmo incêndios, e principalmente porque o terceiro pino serve para aterramento. Ou seja, as tomadas de três pinos proporcionam maior segurança para aparelhos que demandam mais potência, como geladeiras, máquinas de lavar roupas e outros.

 

A segurança do terceiro pino é o grande diferencial, pois evita a fuga da corrente elétrica tanto para a pessoa quanto para o aparelho, reduzindo acidentes e minimizando danos. Mas muito cuidado ao manusear tomadas elétricas! Caso não seja um profissional, não manuseie as tomadas e chame um eletricista capacitado.

 

Tomadas 10A ou 20A: quais as diferenças?

Tomada de 20 amperes

A tomada de 20 amperes é mais espessa, ou seja, não vai se encaixar em tomadas de 10A por conta da largura de seus pinos, e só por esse detalhe já podemos ver que os aparelhos de 20 amperes só podem ser encaixados em uma tomada de 20 amperes também. Por sua vez, os aparelhos de 10A podem se encaixar em tomadas de 20A, pois seus pinos são um pouco mais finos.

 

As tomadas de 10 amperes podem ser utilizadas para aparelhos que utilizamos no dia a dia, como computadores, carregadores de notebooks e celulares, aparelhos de som, televisores e outros. Agora, as tomadas de 20 amperes são utilizadas para equipamentos maiores, como geladeiras, micro-ondas, lava-louças, fogões e máquinas de lavar roupas, por exemplo. Em resumo, se o aparelho necessita de um motor, provavelmente será necessária uma tomada de até 20 amperes.

 

Quando utilizar a tomada de 20 amperes?

 

Antes de começar a projetar seu imóvel, seja para casa, escritório e comércio, o ideal é pensar na instalação de tomadas de 20 amperes, pois será possível utilizar também as tomadas de 10 amperes e trazer mais segurança para o lugar. Caso contrário, a utilização errada dessas tomadas elétricas podem ocasionar acidentes e incêndios.

 

Nos casos de imóveis que já foram planejados com tomadas de 10 amperes, mas você possui muitos aparelhos eletrônicos de 20 amperes, é fundamental e imprescindível chamar um eletricista para fazer essa alteração e realizar a instalação das tomadas de 20 amperes no imóvel. O importante é sempre garantir a instalação de tomadas de 20A para não ter nenhum problema com aparelhos de maior potência, garantindo também a utilização de aparelhos de menor potência, como os de 10A.

 

Sua instalação elétrica também pode contar com ambas as tomadas, de 10A e 20A, em circuitos separados para garantir maior conforto e segurança na utilização dos aparelhos. 

 

O uso de adaptadores não é recomendado nesses casos, pois aumenta o consumo de energia elétrica e ainda pode danificar a instalação. Com isso, os riscos de acidentes elétricos são maiores e podem até mesmo ocasionar incêndios.

 

Precisa de tomadas 20A? Vem para a JMC!

Tomada de 20 amperes

A JMC Elétrica é uma fornecedora de materiais elétricos de qualidade que oferece a você maior conforto, qualidade e segurança em seus produtos! São várias tomadas 20A para uma instalação elétrica muito mais segura para seu lar ou negócio.

 

Só na JMC você encontra os melhores preços com os melhores produtos do mercado! Precisa de material de qualidade para sua instalação elétrica? Entre em contato com a gente e faça um orçamento agora mesmo!

 

Que tal comprar seu material elétrico sem sair de casa? Entrando em contato pelo nosso WhatsApp ou televendas (11) 3358-8000, você pode receber seus produtos no conforto e segurança da sua residência e ainda levamos a maquininha de cartão até você!

 

Não perca mais tempo e garanta tomadas 20A de qualidade!

 

Gostou de saber como utilizar a amperagem de forma correta? Fique sempre por dentro das novidades e dicas sobre material elétrico e nos siga pelo Facebook e Instagram e continue sempre de olho em nosso blog para não perder nenhum artigo.

 

WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Precisa fazer orçamento de Materiais Elétricos ou de Iluminação? Fale com a gente! 😉